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Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.

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Apresentação em tema: "Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão das Competências Jorge Marques

2 O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos consumidores... Vai resultar sobretudo de uma nova produtividade dos trabalhadores e do trabalho do conhecimento.

3 O conhecimento pode não ser novo, mas o seu contexto e o seu ciclo de validade, a rapidez com que se desactualiza vai sê- lo. O conhecimento estará sempre a ser substitiudo por novo conhecimento.”

4 “Que valor acrescenta à empresa uma função que gasta 80% do seu tempo em trabalhos administrativos de rotina?”

5 1 - O que é isso do conhecimento, que produto é esse tão importante, para lhe podermos garantir a produtividade que conduzirá ao sucesso económico? 2 - Como poderemos fazer, de forma eficaz, a transferência desse conhecimento para as empresas?

6 3 - Como vamos garantir a aquisição, actualização e desenvolvimento desse conhecimento, por forma a tranformá-lo em competências duradouras, quer para as organizações, quer para os individuos? 4 - Qual o nosso papel nesse mercado das competências? Que competências para a Gestão de Recursos Humanos?

7 “ O conhecimento é uma mistura fluída da experiência, valores, informação do contexto, reflexões interiores, que permitem avaliar e integrar novas experiências e nova informação. ”

8 Experiência Valores e Crenças Insight´s Confiança Criatividade

9 A principal actividade da organização do conhecimento é fazer a transferência do conhecimento; Não confundir informação com conhecimento; O que se ganha e o que se perde; Não esperem pelo software para resolver o problema do conhecimento.

10 Uma palestra, uma aula, com utilização apenas auditiva, ao fim de 5 dias só nos restam 10%; Da combinação auditiva e visual, que é o tipo de formação mais usual, retemos 20%; O aprender fazendo, permite reter entre 60 e 70%.

11 Estamos a dizer: - Que se adquire o conhecimento através da experiência; da informação do contexto, das vivências, dos insights! - Mas isso é algo pessoal e não é propriedade da empresa! - A ideia de um mercado do conhecimento?

12 - Compradores - Vendedores - Brokers - Preço do Sistema

13 Salário Emocional SE M 1 = Recompensa tangível (salário e outros benefícios) M 2 =Percepção da importância da tarefa e do trabalho em si M 3 =Motivação do altruísmo (dar satisfação a outros) = Valor Percebido (M1+M2+M3) Valor percebido de esforço (físico+mental)

14 “As competências podem ser motivações, conceitos de si próprio, atitudes, valores, capacidades, conhecimentos… e tudo o que possa ser medido com fiabilidade e que permite distinguir os desempenhos superiores dos médios, os individuos que possuem o domínio de uma função, dos que não a possuem.”

15 - As competências resultam da aprendizagem; - As competências estão associadas à prática e só são reconhecidas depois de exercidas; - As competências estão ligadas a desenvolvimento e a performances elevadas; - As competências estão ligadas a uma organização, são dificeis de imitar e constituem a principal vantagem competitiva.

16 Activos Intangíveis - A marca - As relações com os clientes - As competências das pessoas Valem 4,4 vezes mais do que o valor contabilizado das empresas

17 Analisados 188 Modelos de Competências - Capacidades técnicas / específicas - Capacidades intelectuais - Inteligência Emocional Os items da Inteligência Emocional contribuíam duas vezes mais que todos os outros para as performances mais elevadas das lideranças HBR

18 Jorge Marques Gestão da Vida (Prof. António Damásio) Os organismos complexos exigem –Conhecimento –Possibilidades de escolha –Planeamento antecipado –Sistema nervoso –Disposições várias (……gestão das emoções)

19 Jorge Marques Sistema Nervoso = Estrutura de Rede Aceita falhas, erros e permite a aprendizagem; É capaz de crescer e aprender sem limites É um processo gerador de novos ambientes, simbolos, linguagens, formas de comunicação, significados Não se perde autonomia Os executivos executam Porque:

20 A energia da inteligência emocional manifestou-se: - Tomada de decisão - Liderança - Capacidade de iniciativa - Comunicação - Criatividade e inovação - Relacionamento com base na confiança - Compromisso, lealdade, responsabilidade - Gestão da mudança - Inovações estratégicas e técnicas

21 Modelo de avaliação 1.Definir a missão ____________________________________________________ ____________________________________________________ 2.Definir indicadores aplicáveis 5.Valores e cultura 4.Comportamentos aplicáveis 3.Principais tarefas / Actividades 7.Desenvolvimento 6.Objectivos ____________________________________________________ ____________________________________________________

22 Modelo de Gestão 1- Missão 2- Indicadores Análise de Desempenho 2 Observatório Comp- etências Formação Pontos Fortes e Pontos Fracos Pontos fracos e fortes Compen- sações Carreiras Planos de Acção Gestão do Desempenho Resultados 3- Comportamentos 4- Valores 5- Objectivos 6- Desenvolvimento 13456 Avaliação Gestão dos objectivos

23 Sistemas de Informação e Avaliação e Gestão do Desempenho É possível e existe: - Pode introduzir-se o sistema ou construir de novo - Tem tratamento automático em todas as fases - Sem papel - Organização e tratamento estatístico incorporado em todas as fases - Simples ! - Multisistema (90 – 180 – 360) - Inter ou Intranet

24 Gestão das Competências Jorge Marques


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