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Integração GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade.

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Apresentação em tema: "Integração GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Integração GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade

2 Números da Educação Superior 2.013 - IES 18.644 - Cursos 1.303.110 - Ingressantes 2.320.421 - Vagas oferecidas 5.053.992 - Candidatos inscritos 4.163.733 - Estudantes matriculados 626.617 - Concluintes Fonte: INEP/MEC – Censo 2004

3 Áreas com maior número de cursos Fonte:INEP/MEC Em 1991Em 2004 Pedagogia LetrasADMINISTRAÇÃO Ciências Contábeis Ciências História Economia Direito Geografia Engenharia 406 379 333 262 246 198 177 165 155 149 ADMINISTRAÇÃO Pedagogia Direito Contabilidade Normal Superior Engenharia Letras Comunicação Social Turismo Sistemas de Informações 2.046 1.446 790 756 694 608 557 480 461 445

4 Concluintes do curso de Administração Fonte: INEP/MEC - * dados do ENADE Previsão ENADE BOOM 15.509 10.136

5 Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos GRANDE ÁREA Programas e Cursos de pós- graduação Totais de Cursos de pós- graduação TotalMDFM/DTotalMDF CIÊNCIAS AGRÁRIAS261103341514122541544 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS20746371513581971547 CIÊNCIAS DA SAÚDE429127153924867737526339 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA 2479831013638323413910 CIÊNCIAS HUMANAS335160451665013261705 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 292160036963882569636 ENGENHARIAS27611443112740324113131 LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES 132620169201131691 OUTRAS2001031153332331364453 BRASIL2.379973431861.1773.5562.1501.220186 Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006

6 Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006

7 Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos PROGRAMAS DENTRO DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006 ATUÁRIAPUC-RIORJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUNBDF44- CIÊNCIAS CONTÁBEISFUCAPEES--3 CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRJRJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUERJRJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUNISINOSRS3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISFURBSC3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUniFECAPSP3-- CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAISPUC/SPSP4-- CONTABILIDADEUFPRPR3-- CONTABILIDADEUFSCSC3-- CONTROLADORIAUFCCE--3 CONTROLADORIA E CONTABILIDADEUSPSP55- CONTROLADORIA E CONTABILIDADEUSP/RPSP3-- GESTÃO DE NEGÓCIOSUNISANTOSSP3-- GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVELFESP/UPEPE--3 GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOSUFRRJRJ--3 GESTÃO EMPRESARIALFBVPE--3 GESTÃO SOCIAL E TRABALHOUNBDF--4 PROGRAMA IESUF D F M

8 Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos Docentes que ministram aulas no ensino de graduação em Administração, segundo os dados do Exame Nacional de Cursos de 2002 ANO Total Docentes C/ Graduação C/ Especialização C/ MestradoC/ Doutorado C/Pós- Doutorado 1999 15.757 100 % 1.73811,037.34746,635.26333,401.361 8,64480,30 2002 19.021 100 % 1.6628,747.63540,147.82241,121.824 9,59780,41 Fonte: ENC/INEP/MEC

9 Que modalidade de pós-graduação queremos integrar? 1. Especialização 2. Mestrado 3. Mestrado Profissional 4. Doutorado

10 FOCO Que FOCO da PÓS-GRADUAÇÃO queremos integrar? Para atender o Mercado? Para capacitar os docentes das IES? Para desenvolver a pesquisa em C&T? Para atender o MEC? (SINAES)

11 A maioria, O Perfil do Professor São graduados em Administração; Egressos de universidades particulares; Formados entre 1990 e 1999; Concluíram programa de Mestrado; Possuem projeto de Doutorado para os próximos 5 anos; Trabalham em apenas 1 IES; Lecionam em cursos de Administração há menos de 5 anos; Lecionam duas disciplinas; Têm carga horária semanal de 12 horas; Realizam trabalhos de consultoria como atividade paralela.

12 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO PROJETO PEDAGÓGICO: Art. 2º... § 1º........... VII - modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver; VIII - incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;


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