A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Decálogo: Ex. 20, 1-17.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Decálogo: Ex. 20, 1-17."— Transcrição da apresentação:

1 O Decálogo: Ex. 20, 1-17

2 Conselhos de Sabedoria (exortações de conteúdo moral)
(...) Controla a tua boca e sê reservado no teu discurso: aí reside a fortuna de um homem – que os teus lábios sejam preciosos. Que a insolência e a blasfémia sejam a tua abominação; Não digas nada de ímpio nem dês qualquer informação falsa. (...)

3 Conselhos de Sabedoria (exortações de conteúdo moral)
(a propósito do fraco) (...) Não escarneças deles de forma autocrática. Um homem de deus enfurece-se com isso, Não agrada a Shamash, que lhe retribuirá com o mal. Dá de comer, cerveja a beber, Providencia o que é pedido e honra. Um homem de deus tem prazer nisso, Agrada a Shamash, que lhe retribuirá o favor. Pratica actos de caridade, presta o culto todos os dias. (...)

4 Conselhos de Sabedoria (exortações de conteúdo moral)
Não difames, fala a verdade. Não digas maldades, fala bem dos outros. Aquele que difama e que fala mal dos outros, Será alvo de ciladas em virtude da sua dívida para com Shamash. Tem cuidado com a conversa descuidada, vigia os teus lábios; Não pronuncies juramentos solenes quando estás sozinho, Pois o que dizes num certo momento perseguir-te-á mais tarde. Exorta-te a ti próprio a conter a tua palavra.

5 Conselhos de Sabedoria (exortações de conteúdo moral)
Louva diariamente o teu deus. O sacrifício e a benção são o acompanhamento adequado para o incenso. Apresenta a tua oferenda de livre vontade ao teu deus, Pois isto é o mais apropriado para os deuses. Oração, súplica e prostração, Deves oferecer-lhe diariamente; receberás a tua recompensa. Então estarás em comunhão plena com o teu deus.

6 Hinos didácticos (Hino a Ninurta)
(...) Aquele que tem relações sexuais com a mulher de outro homem tem uma culpa insuportável. Aquele que pronuncia calúnias, aquele que é culpado de maledicência, Aquele que espalha rumores vis acerca do seu próximo, Que lança acusações maldosas contra o seu irmão, Que oprime o pobre, Que entrega o fraco ao poder do mais forte (...).

7 Provérbios assírios Vendo que fizeste mal ao teu amigo, que farás ao teu inimigo? Não é a fortuna que te sustenta. É o teu deus. Sejas grande ou pequeno, é o teu deus o teu apoio. Um povo sem rei é como as ovelhas sem o pastor.

8 Provérbios assírios Uma casa sem o seu proprietário é como uma mulher sem marido. Não cometeres nenhum crime e temeres o teu deus não te consumirão. Não calunies ninguém e a mágoa não atingirá o teu coração. Não faças o mal e não experimentarás o infortúnio duradouro.

9 Provérbios assírios A vontade de um deus não pode ser compreendida, o caminho de um deus não pode ser conhecido. Tudo o que é divino é difícil de descobrir.


Carregar ppt "O Decálogo: Ex. 20, 1-17."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google