A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capital Intelectual (Goodwill)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capital Intelectual (Goodwill)"— Transcrição da apresentação:

1 Capital Intelectual (Goodwill)
TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC J. Antão B. Moura

2 Referências Intellectual Capital: Core Asset for the Third Millennium Enterprise, Brooking, Annie, Thomson Publishing Inc, Boston, 1996. Capital Intelectual, Edvinsson L. & Malone M.S., Makron Books, São Paulo, 1998. Contribuição à Mensuração e Contabilização do Goodwill Adquirido, Monobe, M., Tese (Doutorado), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 1986.

3 Capital Intelectual Materialização da aplicação do conhecimento + TI: benefícios intangíveis = Capital Intelectual CI leva à necessidade de: nova filosofia de gestão nova forma de avaliar empresa Contablidade tradicional apura resultado $ Não retrata realidade de muitas empresas (valor contábil das ações muito abaixo ou acima do valor de mercado) Pioneirismo do Skandia Group (Suécia, 1995) Proposta de modelo (goodwill) para medir CI Δ = Valor mercado – Valor Patrimonial das Ações

4 CI - Brooking Ativos de Mercado: potencial que a empresa possui em intangíveis relacionados ao mercado marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento (backlog), canais de distribuição, franquias etc. Ativos Humanos: benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio de expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

5 CI - Brooking 3. Ativos de Propriedade Intelectual: os ativos que precisam de proteção legal para gerarem benefícios: know-how, segredos industriais, copyright, patentes, designs etc. Ativos de Infra-Estrutura: as tecnologias, as metodologias e os processos empregados: cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de risco, banco de dados de clientes etc.

6 CI - Edvinsson & Malone O Capital Intelectual:
constitui informação suplementar e não subordinada às informações financeiras; é um capital não-financeiro, e representa a lacuna oculta entre o valor de mercado e o valor contábil; é um passivo e não um ativo É empréstimo feito por clientes e RH!

7 Skandia Group Primeiro grupo a divulgar relatório contendo avaliação do CI das suas empresas 1995 com relação a 1994 Indicadores de desempenho de 5 focos (ver semelhança com BSC): Financeiro Clientes Processo Renovação e desenvolvimento Humano

8 Equação da Skandia Capital Intelectual Organizacional = iC
C = Valor monetário do CI i = Coeficiente de eficiência C é obtido avaliando monetariamente os indicadores das áreas de foco (excluindo os que pertencem mais propriamente ao Balanço Patrimonial): Receitas resultantes da atuação em novos negócios Investimento no desenvolvimento de novos mercados Investimento no desenvolvimento do setor industrial Investimento no desenvolvimento de novos canais Investimento em TI aplicada a vendas, serviço, suporte e administração Investimentos em suporte a clientes Investimentos no treinamento de funcionários ...

9 Goodwill Conceito usado inicialmente em 1571, vinculado à terra. Depois: Comércio, indústria, fidelidade de clientes, localização, personalidade dos donos, processos industriais, conexões financeiras, RH, ... Contabilidade financeira considera goodwill apenas na venda da empresa Δ = Valor atual da empresa (capacidade de gerar lucros) – Valor dos ativos

10 Alguns fatores que geram Goodwill
Gestão superior Excelência em vendas Fraquezas dos concorrentes Processos secretos de fabricação Alianças favoráveis RH bem treinados e motivados Localização estratégica Condições favoráveis quanto a impostos ...

11 Alguns fatores que geram CI
Análise de ROI de P&D Identificação de clientes recorrentes Incentivo à inovação ... CI originou-se no Goodwill (o qual é mais abrangente)...


Carregar ppt "Capital Intelectual (Goodwill)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google