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Capitalização do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Capitalização do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalização do Conhecimento
Prof. Edson Emílio Scalabrin, Ph.D telefone: 0xx download:

2 Gestão do Conhecimento: Primeira definição
Um enfoque integrado para: identificar, capturar, gerenciar e compartilhar todo o ativo informacional das organizações, incluindo: documentos, bases de dados, outros repositórios e a competência individual dos trabalhadores.

3 Capitalização do Conhecimento: Dar vida ao conhecimento
"Se existe algo que não se deve fazer em uma empresa é certamente confinar os conhecimentos. Porque, uma empresa só existe por meio de seus conhecimentos, conhecimentos explícitos contidos nas mentes de seus empregados. Para viver, a empresa tem a necessidade de localizar, registrar, organizar, proteger e distribuir estes conhecimentos, em outras palavras, fazê-los viver, ao contrário do confinamento." Jean-Paul A. BARTHÈS

4 Capitalização do Conhecimento: Facetas/Ciclo
Localizar Identificação Localização Caracterização CONHECIMENTOS ESTRATEGICOS Formalização Conservação Atualização Enriquecimento Preservar Manter Acesso Disseminação Combinação Criação Valorizar [Barthès & Grundstein 96]

5 Categorização do Conhecimento
O que é Mapa do Conhecimento ? Um esquema para classificar e organizar o conhecimento de uma organização e ajudar na sua recuperação e disseminação do conhecimento. Exemplo ( Classificação ): Funcional - Marketing, Vendas, Financeiro Processual - Desenvolvimento, Manufatura, Vendas, Distribuição Conceitual - Produto, Indústria, Concorrente

6 Categorização do Conhecimento
Um Mapa de Conhecimento pode ser reutilizado ? Quem deve participar na elaboração de um Mapa de Conhecimento ? Quantos níveis, o Mapa do Conhecimento, pode ter em uma organização?

7 Tipos de Conhecimento Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito
Documentado, transferível e reprodutível Facilmente codificado Processado pelo computador Transmitido Eletronicamente Conhecimento Tácito Habilidade pessoal (prática) Conhecimento especial, pessoal Experiências, crenças, intuição e similares

8 Transferência do Conhecimento: Processo
Tácito Socialização: Bebedouro, conferências Captura: Escrever um Relatório De Explícito Internalização: Forma opinião sobre um relatório Disseminação: Envia um relatório pelo correio Eletrônico Tácito Explícito Para

9 Gerir conhecimentos é difícil: Por que ?
As estruturas funcionais das organizações freqüentemente promovem o pensamento voltado para “grupos herméticos” A cultura atual valoriza a criação do conhecimento e da competência pessoal e não do compartilhamento Existe: um excesso de confiança na transmissão do conhecimento explícito, e uma visão de que a transmissão do conhecimento tácito é “perda de tempo”

10 Gestão do conhecimento: Iniciando uma avaliação
Um processo que começa com um conjunto de problemas de negócios e determina: as relações humanas e os conhecimentos explícitos que existem o conhecimento que existe sobre o conhecimento (meta-conhecimento) e que podem ajudar a tornar explícito o conhecimento tácito que tenha valor para a solução de problemas vinculados aos negócios as ontologias capacitam as pessoas a rapidamente encontrar o conhecimento para resolver os problemas negociais as barreiras culturais à mudança e os programas necessários para superá-los Resulta em recursos e planos de trabalho para implementar ou para efetuar as mudanças e agregar valor ao negócio Referência:

11 Gestão do conhecimento: Problemas
Como - Não há acesso ao conhecimento corporativo sem conhecimento em profundidade da infra-estrutura da Tecnologia da Informação: Cliente, Senha, Treinamento, etc.

12 Gestão do conhecimento: Integração
Navegador Web Acesso Contribuição Armazém do Conhecimento Documentos Complexos G. Doc Documentos Servidor de Arquivo SGBDR Servidor BD Groupware Servidor Notes Editor HTML Sítio Web

13 Gestão do conhecimento: Problemas
Quem - Não há um modo rápido para se localizar os especialistas em cada área em toda organização

14 Serviço de Catálogo: É suficiente ?
Encontrar os especialistas por qualquer categoria ou combinação de categorias do mapa de conhecimentos Retornar uma lista de especialistas ordenada pelo grau de experiência

15 Gestão do conhecimento: Problemas
Por quê Não há conhecimento descrevendo o conhecimento sobre o conhecimento, e.g. as razões pelas quais ele foi criado e quais foram os resultados

16 Gestão do conhecimento: Problemas
Onde - A informação certa não pode ser encontrada na hora certa. Ou fome ou indigestão de informação! Onde colocaram aquele relatório de que necessito? Apenas mais uma carga diária de memos e s entregues . . .

17 Gestão do conhecimento: Uma primeira abordagem
Captura o conhecimento diretamente dos usuários finais : Os engenheiros do conhecimento projetam as classes de conhecimento de acordo com as necessidades da organização (e.g. melhores práticas, propostas, relatórios) Inclui-se estruturas de metadados ricos ou simples para capturar conhecimentos tácitos anteriormente perdidos Os usuários finais podem contribuir com o conhecimento através de formulários HTML, usando seus navegadores Incorporando-se conhecimentos explícitos Word, Excel, imagens, sons, vídeo, etc.


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