A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Panorama do comércio exterior brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Panorama do comércio exterior brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama do comércio exterior brasileiro
José Meireles de Sousa

2 Assuntos a debater O Brasil e o comércio internacional
Perspectivas para o comércio exterior brasileiro A evolução empresarial nos mercados exteriores Problemas e as oportunidades para as empresas de comércio exterior A evolução do conceito de despachante aduaneiro

3 O Brasil e o comércio internacional
Em 2008 5ª POPULAÇÃO MUNDIAL 10° PIB MUNDIAL* 22° EXPORTADOR* (US$ 197,9 bi) 27° IMPORTADOR* (US$ 183,1 bi) Participação exportações mundiais 1,25% Participação importações mundiais 1,15% Participação na Corrente de Comércio mundial – 1,18% *CIA World Factbook, 2009 Fonte: Organização Mundial do Comércio – OMC (2008)

4 A Internacionalização das economias nacionais

5 Os Dados do Comércio Exterior Brasileiro - 2007/2008 Exportação por valor agregado
mi. US$ 5

6 Os Dados do Comércio Exterior Brasileiro - 2007/2008
Exportações brasileiras PRODUTOS 2007 (bi. US$) 2008 (bi. US$) VARIAÇÃO (%) Básicos 51.596 73.028 41,5 % Semi manufaturados 21.800 27.073 24,2 % Manufaturados 83.943 92.682 10,4 % Op. especiais 3.310 2.981 (-) 9,9 % TOTAL 23,21% bi USD Variação 2006/2007 2008 Variação 2007/2008 Tendência 2009 Exportações brasileiras 160,6 16,6% 197,9 23,21% Importações brasileiras 120,6 32,0% 183,1 52,00% Fonte: MDIC (2009) 6

7 Dados do Comércio Exterior Brasileiro - 2007/2008 Evolução exportações / importações
Fonte: MDIC (2009) 7

8 Evolução comparada valor agregado nas exportações (%) Janeiro / Junho 2009 – média (2004 – 2008)

9 Variação das exportações e importações (%) 2009 - 2008
Julho Fonte: MDIC (2009)

10 A evolução empresarial nos mercados exteriores
Fonte: MDIC, 2009 80% das empresas exportadoras são de pequeno e médio porte e são responsáveis por cerca de 8% do total exportado pelo Brasil

11 Problemas e as oportunidades para as empresas de comércio exterior
Só a colaboração entre os intervenientes das cadeias de importação / exportação garantirá o desenvolvimento “os problemas de uns são oportunidades para todos”

12 As dificuldades na internacionalização das empresas
LOGÍSTICA AS SOLUÇÕES Inovação e agregação de valor – bijuteria e confecções podem ser transportadas por avião. Mercados de mais fácil acesso – Exploração de mercados de proximidade: Argentina, Peru, Bolívia, Venezuela Negociação com transportadoras e armadores – O valor do frete para containeres de 20’ com a “crise” baixou em alguns casos em 50%

13 As dificuldades na internacionalização das empresas
FINANÇAS AS SOLUÇÕES Acesso a Financiamentos – PROEX (burocrático, mas...taxa reduzida); Parceria com empresas – Joint-Ventures, cooperativas, Consórcios; Capital de risco – Intervenção de entidades oficiais e privadas no capital semente;

14 As dificuldades na internacionalização das empresas
DIFICULDADES NA OBTENÇÃO DE APOIOS AS SOLUÇÕES Associativismo atuante – Participação das associações de classe pressionando para soluções; Exigindo cumprimento de ações de apoio à exportação – A lei de 06/10/2008 repassou R$ 3, 25 bilhões de reais aos Estados e Municípios com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras

15 As dificuldades na internacionalização das empresas
AS SOLUÇÕES Colaboração com as entidades oficiais conciliando o querer empresarial com o fazer governamental Colaborar entre iguais, mostrando união e pujança Participar ativamente nas atividades da comunidade Considerar o Mercado Mundial como o seu mercado. Dificuldades na implementação de políticas de desenvolvimento

16 As dificuldades na internacionalização das empresas
AS SOLUÇÕES Lutar em conjunto com as associações de classe para menor incidência de encargos e tributos Reportar situações anômalas Ser ético Colaborar ativamente com despachantes e agentes de carga formando parcerias “ CUSTO BRASIL”

17 Perspectivas para o Comércio Exterior brasileiro

18 Crescimento das Economias Mundiais (%)
Projeções 2007 2008 2009 2010 Mundo 5,1 3,1 (-) 1,9 2,5 Estados Unidos 2,0 1,1 (-) 2,6 0,8 Área do Euro 2,7 (-) 4,8 (-) 0,3 Japão 2,3 (-) 0,7 (-) 6,0 1,7 Economias Emergentes 8,3 6,0 1,5 4,7 Rússia 8,1 5,6 (-) 6,5 China 13,0 9,0 7,5 8,5 India 9,4 7,3 5,4 6,5 Brasil 5,7 (-) 1,3 Fonte: FMI World Economic Outlook 07 / 2009

19 Exportações – importações – projeção
Perspectivas para o comércio exterior brasileiro Fontes: IPEA e FMI (07/2009) Exportações – importações – projeção US$(bilhões) Variação da corrente de comércio (%)

20 Perspectivas para o comércio exterior brasileiro Dificuldades
Continuação de políticas protecionistas nos Estados Unidos. Lentidão na recuperação na União Européia Instabilidade na definição de políticas comerciais Ineficiência na implantação de medidas de desburocratização Previsível aumento da concorrência chinesa e indiana Previsível subida da taxa de juro nos Estados Unidos.

21 Perspectivas para o comércio exterior brasileiro Oportunidades
Desenvolvimento do mercado interno na China. Aproveitamento de novos mercados Aproveitamento da P&D avançada em setores específicos (agricultura, energia limpa, enriquecimento de urânio, aeronáutica, aeroespacial, medicina, entre outros) Custo acessível de mão de obra Valorização pelos consumidores dos produtos naturais sobretudo os amazônicos

22 A evolução do conceito de despachante aduaneiro
Despachante aduaneiro pratica os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias Parceria Transitário – “freight forwarder” coordena e organiza o transporte de mercadorias através de um transportador.

23 OBRIGADO e Bons Negócios
José Meireles de Sousa Treinamento e Desenvolvimento Profissional Ltda.


Carregar ppt "Panorama do comércio exterior brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google