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Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Apresentação em tema: "Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de Janeiro"— Transcrição da apresentação:

1 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA
Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de Janeiro Ministério da Saúde - DATASUS Ilan Chamovitz -

2 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Introdução Projetos associados à Responsabilidade Social Empresarial vêm estimulando o investimento de organizações em empreendimentos sociais. Uma das áreas abordadas tanto pelo poder público quanto por empresas privadas é a Educação. Neste universo de pesquisa, observam-se investimentos que buscam a melhoria de processos, por meio da utilização da Tecnologias da Informação Aplicadas em Educação – TIAE. Ilan Chamovitz -

3 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Objetivos Apresentar 3 modelos de representação para o Negócio Educação em projetos orientados à adoção / utilização de Tecnologias da Informação Aplicadas em Educação – TIAE. Refletir sobre a necessidade de se conhecer o negócio ANTES de iniciar atividades de processo. Valorizar o Planejamento Estratégico Refletir sobre a abordagem de Processos Adotar a visão Sistêmica Ilan Chamovitz -

4 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Justificativa Segundo Johnson & Scholes (1999), no setor público os conceitos de estratégia e gerência estratégica são tão importantes quanto nas empresas. Para que as atividades inerentes à gestão de projetos educacionais que considerem o uso de tecnologia obtenham sucesso, é importante que sejam estudados diversos aspectos que compõem o universo escolar, especialmente em organizações sem fins lucrativos. “ A dependência de verbas do orçamento limita o investimento em recursos humanos e de tecnologia. Assim, os recursos destinados ao atendimento de necessidades como saúde e educação devem ser otimizados levando-se em consideração alguns fatores importantes, tais como a definição clara de termos empregados, o ambiente externo da organização, o ambiente interno, a cultura organizacional, expectativas dos usuários finais, medidas de poder e parcerias estratégicas.” ( Chamovitz, 2007). Ilan Chamovitz -

5 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Assuntos (palavras-chave) abordados em educação (Valerien & Dias, 1997) Abertura da escola fora do período de aulas Currículos e programas Planejamento do ano letivo Ação social da escola Deveres funcionais Prática de Educação Física Ações de prevenção Direitos do pessoal escolar Recepção de novos professores Adaptação de estudos Direitos e deveres dos alunos Recuperação de Estudos Apoio pedagógico dos professores Distinções, recompensas e sanções Regimento da Escola Associação de pais e mestres Forma de gestão da escola Relação Escola-Pais Associações Profissionais Formação em exercício dos professores Relações com a administração superior Atividades Extra-classe Inovação, experimentação Relações Escola-Comunidade Avaliação do rendimento escolar Instalações Reunião do corpo docente Cantina Escolar Intercâmbio entre escolares Riscos Profissionais Conselho de Escola Material didático Saúde na Escola Controle e avaliação do trabalho docente Organização da vida escolar Segurança Crianças com dificuldade de aprendizagem Organização do ano escolar Vida associativa Ilan Chamovitz -

6 Fluxo do Negócio Educação (Gomes, 2009)
Caracterização da organização – aspectos estratégicos, que incluem a missão, a visão e os valores da instituição escolar. Macrovariáveis – elementos que fazem parte do ambiente externo, relacionados a situações mais abrangentes. Órgãos Reguladores – instituições responsáveis pela determinação e acompanhamento de leis e normas. Representantes de Classes – grupos que representam trabalhadores, gestores, alunos, sociedade, etc. Fornecedores - conjunto de empresas ou profissionais responsáveis pelo fornecimento de material, gestão de recursos humanos, tecnológicos, etc. Estrutura de Concorrência e diferenciais competitivos – são aspectos específicos que podem influenciar na conquista e manutenção de mercado. Clientes / alunos e empresas – o objetivo final do fornecimento de um serviço, no universo escolar são os alunos, no universo corporativo ou de ensino superior, as empresas. Clientes/ Sociedade - assim como alunos e empresas, o impacto social também faz parte do objetivo final em projetos educacionais, que pretendem desenvolver conhecimentos e modificar comportamentos. Feedback – responsável principal pela melhoria contínua de processos, a retroalimentação é proporcionada por meio de avaliação e pesquisa. Parcerias Estratégicas – a partir da globalização torna-se importante poder contar com o apoio e com a participação de grupos que possam cooperar, em busca de objetivos comuns ou complementares. Produtos e Serviços – a identificação de produtos e serviços – resultado da “produção escolar” - que atendam demandas do mercado de clientes: alunos, comunidade, sociedade. Processos – Conjuntos de atividades realizadas no ambiente escolar podem ser definidos como processos. Processos semelhantes podem ser otimizados por meio de estudos de economia de escala. A avaliação contínua dos processos permite o estabelecimento de critérios de qualidade. Pessoas – Fundamentais para a obtenção de resultados, a gestão estratégica de pessoas pode se transformar em diferencial competitivo. Estas ações compreendem a preocupação com a identificação e retenção de talentos, além do recrutamento, seleção, acompanhamento e avaliação de desempenho. Cultura Corporativa - deve ser considerada durante o planejamento estratégico. Adotar medidas sem considerar a cultura pode resultar em consequências negativas e inesperadas. Ilan Chamovitz -

7 Fluxo do Negócio Educação (Gomes, 2009)
Ilan Chamovitz -

8 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Modelo baseado em Processos Fluxo do Negócio Educação (Tachizawa e Andrade, 2006) Ilan Chamovitz -

9 Fluxo do Negócio Educação (Tachizawa e Andrade, 2006)
Ilan Chamovitz -

10 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002) Ilan Chamovitz -

11 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) | Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002) Ilan Chamovitz -

12 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Redes Sistêmicas (Bliss, Monk & Ogborn, 1983) Rede Construída para os NTE (Ginape, 2002) Ilan Chamovitz -

13 Ilan Chamovitz - ilan@ufrj.br
Referências BLISS, J., MONK, M. & OGBORN, J. “Qualitative Analysis Data for Educational Research – A guide to uses of systemic networks”, Editado por Croom Helm Ltd, Inglaterra, 1983. CARDOSO, José Carlos Martins. O PDDE como instrumento de democratização da gestão escolar no Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2009. COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 5. ed. Petrópolis, Vozes, 2002. COSTA, Enio Bergoli da; JANNUZZI, Henrique Blauth. PRÓ GESTÃO: Programa De Gerenciamento Intensivo De Projetos Do Governo Do Espírito Santo. II Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 29: A experiência dos escritórios de projetos. Florianópolis, SC GINAPE. O Estado da Arte dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE)”. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002. GOMES, Débora Dias. MBA Educação, Escola que aprende. Rio de Janeiro: Editor, 2003. JOHSON, G. SCHOLES, K (1999). Exploring Corporate Strategy. Prentice Hall LIMA, L. C. Construindo modelos de gestão escolar. Cadernos de Organização e Gestão Escolar, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, n.4, p.1-32. TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006. SENGE, P.M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 19ª. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2005. SENGE, P. M. - Escolas que aprendem. Porto Alegre: Artmed, 2005. VALERIEN, J. & DIAS, J. A . Gestão da escola fundamental: Subsídios para análise e sugestão de aperfeiçoamento. Versão Brasileira Adaptada. São Paulo: Cortez, 1993. Ilan Chamovitz -

14 Vamos discutir ? Relação entre indicadores e a organização
Eixos: Disciplina Aluno Turma / Projetos / Comunidades Série Professor Escola Município UF Ilan Chamovitz -


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