A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico e Prescrição Pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico e Prescrição Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico e Prescrição Pedagógica
António Rosado

2 Competências fundamentais de ensino/treino
O diagnóstico técnico-pedagógico A prescrição técnico-pedagógica A observação e detecção de erros, dos erros principais, das suas causas. O tratamento (FB, exercícios, programas).

3 Modelos de estudo 1ª fase (70-80). O modelo behaviorista, centrado na análise dos comportamentos e da acção. 2ª fase (80…). O modelo mediacional, centrado nos mecanismos cognitivos que determinam a acção.

4 O diagnóstico depende:
Recolha de informação: Observar o movimento. Interpretação da informação: Conhecimento do modelo de execução Conhecimento do executante Conhecimento dos objectivos Conhecimento do contexto

5 Optimizar o diagnóstico
1.Optimizar a observação Análise sistemática (recurso a grelhas). Estudo da fidelidade inter e intra-observador Treino de observadores Estratégia de observação: posição de observação, variabilidade de perspectivas e distâncias de observação, número de observações, focagem da observação.

6 Optimizar o diagnóstico
Conhecimento da modalidade (análise da tarefa). Gerir as variáveis da especialidade. exigências técnico/biomecânicas da execução e exigências tácticas exigências físicas/biológicas (esforço) exigências psicológicas exigências cognitivas exigências sociológicas/contextuais exigências regulamentares

7 Optimizar o diagnóstico
Gestão de variáveis associadas às exigências dos indivíduos Pessoais Nível de desenvolvimento Conhecer os indivíduos (caracterização individual e de grupo). Avaliação diagnóstica Avaliação prognóstica ou preditiva Definição de objectivos

8 Diagnóstico Erro técnico: desvio da execução relativamente à técnica-padrão susceptível de reduzir a sua eficácia. Podem existir vários numa mesma execução (na série temporal e simultaneamente, na série espacial). Alguns podem ser mais importantes (erros principais).

9 Diagnóstico Diversos erros significa: dificuldade em detectar todos.
impossibilidade de corrigir todos. uns são consequência de outros (erros primários e erros secundários). Alguns são independentes de outros. Alguns são falsos erros (erros secundários).

10 Diagnóstico Importa saber hierarquizá-los: distinguir primários de secundários, detectar os falsos erros, escolher o mais importante. Distinguir erro técnico de estilo. estilo: desvios ao modelo de execução que não reduz a sua eficácia exprimindo adaptações individuais.

11 2ª operação de diagnóstico
Causa do erro distinguir entre sintomas (erros) e causas (origem, razão do erro). procurar as causas. O momento mais importante e difícil do diagnóstico de erros técnicos.

12 Causalidade Falta de capacidades físicas. Coordenativas
Cognitivas (compreensão, retenção). Atenção/concentração. Distração/motivação Fadiga Outras… Interacção ponderada

13 Síntese Diagnóstico envolve 3 operações: Detecção de erros
Selecção de erros principais Determinação da causa do erro principal

14 Prescrição Técnico-pedagógica
“Tratamento” Feedback Instrução Ciclos Remediativos Tarefas alternativas


Carregar ppt "Diagnóstico e Prescrição Pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google