Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO
Mariano Yoshitake Marinette Santana Fraga
2
TESE QUESTÃO DA PESQUISA
A teoria do neopatrimonialismo em conjunto com a tríade epistêmica que reapresenta a contabilidade sob o triângulo: essência, ambiente e dimensão resolvem o problema da falta das três logias na maioria das pesquisas acadêmicas em Contabilidade:
3
A TERMINOLOGIA A METODOLOGIA A EPISTEMOLOGIA
4
OBJETIVO Realizar um escrutínio na bibibliografia neopatrimonialista, nos aspectos filosóficos e operacionais da terminologia, metodologia e epistemologia.
5
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Lopes de Sá Hegel e Taketani Harrison e McKinnon
Trezniak Lopes de Sá Nepomuceno Mattessich Ross. L, Watts e J.L. Zimmerman Belkaoui Schuetze
6
PRIMEIRA LOGIA - TERMINOLOGIA
A "terminologia" está no lugar de conceitos claros, compartilhados e rigorosos. Sem ela, a Ciência não avança. TREZNIACK (2009)
7
PONTOS PRINCIPAIS DA PRIMEIRA LOGIA
Terminologia : Lida com a formulação de conceitos, logo, tem na linguagem o objeto referenciador das mesmas. A missão da pesquisa contábil consiste na análise conceitual, portanto, com relevante interesse na linguagem. A tarefa é fazer ressaltar as características do uso ou da significação de palavras e formas de enunciado.
8
Os trabalhos em Contabilidade geralmente apresentam os problemas da falta da primeira das logias, a terminologia. A tarefa é fazer ressaltar as características do uso ou da significação de palavras e formas de enunciado.
9
SEGUNDA LOGIA - METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa na Contabilidade reduz-se, atualmente, a abordagens em razão de não haver propriamente uma metodologia para a Contabilidade. A literatura contábil evidencia a existência de duas abordagens: a normativa e a positiva: a positiva, procura entender e explicar primeiro, e predizer depois, as práticas efetivamente em uso; a normativa procura prescrever (como uma receita) as práticas que deveriam ser utilizadas.
10
TEORIA CONTÁBIL O objetivo da teoria contábil sob o enfoque denominado de positivo (a antítese do normativo) ou descritivo, é : explicar, primeiro, e predizer, depois, a prática contábil. Ross. L, Watts e J.L. Zimmerman (1996)
11
PONTOS IMPORTANTES DA METODOLOGIA
Estabelecer a fase exploratória, critérios de amostragem e definição de instrumentos e procedimentos para síntese e a análise de dados e informações evidencia o método.
12
PONTOS IMPORTANTES DA METODOLOGIA
Significado etimológico de método: representa uma forma de pensar, refletir e experimentar ao longo de um caminho da pesquisa.
13
Metodologia do Neopatrimonialismo contábil: estabelecer um método de raciocínio.
Construção da Teoria Geral do Conhecimento Contábil como uma ordem de conhecimentos, a matriz de todos os demais na área especifica da riqueza das "células sociais".
14
TERCEIRA LOGIA - EPISTEMOLOGIA
A moderna epistemologia tem como propósito o exame das condições reais de produção dos conhecimentos científicos, sem impor dogmas aos pesquisadores.
15
TERCEIRA LOGIA - EPISTEMOLOGIA
Busca estudar a gênese e a estrutura dos conhecimentos científicos, tanto do ponto de vista lógico quanto dos pontos de vista lingüístico, sociológico, ideológico etc. (Martins , apud Japiassu (1980))
16
PONTOS IMPORTANTES DA EPISTEMOLOGIA
Ensina que o momento de sintetizar vem depois do de analisar. Não é muito produtivo propor variáveis sem rigor conceitual.
17
A falta de rigor conceitual tira o valor científico da descoberta.
18
A ESSÊNCIA, O AMBIENTE E A DIMENSÃO.
BASE EPISTEMOLOGICA Epistemologias de Taketani e Hegel : tríade. Taketani estabelece os três estágios: o Fenômeno, a Substância e a Essência. Hegel - discussão e contradições: a Tese, a Antítese e a Síntese. Lopes de Sá apresenta a Contabilidade sob o triângulo: A ESSÊNCIA, O AMBIENTE E A DIMENSÃO.
19
METODOLOGIA DESTE TRABALHO - Pesquisa descritiva em formato de ensaio.
20
PRINCIPAIS RESULTADOS
21
A presente pesquisa evidencia que o Neopatrimonialismo contábil de Lopes de Sá contém em sua estrutura as três logias: a terminologia, a metodologia e a epistemologia.
22
A terminologia na teoria neopatrimonialista pode ser definida como o estudo e tratamento de termos técnicos e científicos. A identidade da área está vinculada ao seu objeto central de investigação teórica e de trabalhos aplicados: o fenômeno patrimonial.
23
Os estudos especializados da terminologia são encontrados fartamente na “Teoria geral do fenômeno patrimonial”, que, por sua vez, utiliza axiomas e teoremas para explicar o comportamento da riqueza das empresas e instituições.
24
A metodologia do Neopatrimonialismo contábil como nova corrente científica da Contabilidade evidencia a preocupação em estabelecer um método de raciocínio para o entendimento sobre o que sucede com a riqueza patrimonial.
25
Trata-se de uma metodologia que estabelece as "relações lógicas", o movimento das riquezas.
26
essência, ambiente e dimensão
Epistemologia do neopatrimonialismo: essência, ambiente e dimensão A essência: representa o embrião ou origem do acontecimento. A dimensão : oferece o julgamento do sucedido. O ambiente: evidencia a força agente motora ou que aciona o movimento produtor da ocorrência.
27
Os determinantes da essência e da dimensão do fenômeno patrimonial : as relações lógicas.
Quanto ao ambiente, o neopatrimonialismo indaga “porque ocorrem os fatos”, ou seja, pergunta qual a verdadeira influência dos fatores que produzem a transformação da riqueza.
28
CIENTISTA CONTÁBIL BRASILEIRO
CONCLUSÕES
29
(G. L. Harrison e J. L. McKinnon, 1986; Norbert Elias, 1985)
A contabilidade deve ser representada sob o triângulo: essência, ambiente e dimensão. Essa tríade do Neopatrimonialismo Contábil, sob a ótica da funcionalidade sistêmica, nos parece permitir novas interpretações conceituais e espaço para abordagem de uma nova linguagem contábil, especialmente, por causa de seu caráter holístico. (G. L. Harrison e J. L. McKinnon, 1986; Norbert Elias, 1985)
30
ASSIM, O NEOPATRIMONIALISMO CUMPRE SUA OBRIGAÇÃO CIENTÍFICA.
É lícito concluir: fica difícil gerar um avanço notável do conhecimento sem resolver o problema das três logias: A TERMINOLOGIA, A METODOLOGIA E A EPISTEMOLOGIA. ASSIM, O NEOPATRIMONIALISMO CUMPRE SUA OBRIGAÇÃO CIENTÍFICA.
31
Marinette S.Fraga NOSSO MUITO OBRIGADO kimimarinamariano@gmail.com
Mariano Yoshitake Marinette S.Fraga
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.