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UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007

2 Percurso  Histórico e dilemas  UNAEPS  Princípios e eixos  Mapa das idéias força  Fluxograma  Sistemas  Piloto (falta) ‏  Desafios

3 HISTÓRICO  CHAO- questoes  Rede MAES  Curso PSF/sujeito  Oferta/contexto  Efetivação  Sonho  DILEMAS  Cooperação  Educação permanente  Monitoramento  Rede  Integração

4 UNAEPS O que é a UNAEPS? É uma iniciativa do Ministério da Saúde com o propósito de viabilizar e expandir o processo de capacitação de profissionais em serviço dentro da atual política de educação permanente em saúde. A UNAEPS é uma prioridade do governo federal - motivo pelo qual integra o programa "PAC da Saúde". Por que "Universidade Aberta"? A UNAEPS foi concebida para ser uma "universidade" do SUS para o SUS, uma vez que seu principal objetivo é responder às demandas de capacitação do sistema de saúde. Essa universidade é aberta por ser inclusiva - ou seja, credenciará qualquer instituição acadêmica que esteja apta para se integrar ao sistema, trabalhando principalmente com a educação à distância.

5 UNAEPS Como ela atua? A UNAEPS visa a potencializar a capacidade de oferta de cursos de atualização e especialização através de: 1. Disseminação de mecanismos de gestão educacional e de estratégias de ensino- aprendizagem às instituições pertencentes ao sistemas UNAEPS; 2. Normatização de diretrizes, desenho de matrizes curriculares e produção e validação de material didático a partir do mapeamento de necessidades de sujeitos e serviços; 3. Identificação e divulgação dos contextos de oferta e procura de iniciativas de capacitação; A Execução das atividades se dará de forma descentralizada, através da rede de instituições que se credenciaram para fazer parte da iniciativa.

6 UNAEPS Quais são suas prioridades? A sua prioridade está em consonância com a prioridade ministerial de qualificar os profissionais de nível superior que já integram equipes de Saúde da Família. É atendendo a essa demanda que a UNAEPS pretende se consolidar, de forma a viabilizar a sua capacidade de resposta a outras demandas do SUS.

7 Princípios  Auto-regulação  Responsabilização  Avaliação

8 Eixos  Aumento da oferta de capacitação e educação permanente  Monitoramento e avaliação das ações  Resgate da dimensão acadêmica dos serviços e sua aproximação com a academia

9 Idéias Força  Qualidade  Transparência  Visibilidade  Interatividade

10 Fluxograma

11  Ações iniciais:  Identidade visual – articulando diferentes mdias  Mapa de públicos – Dengue e Unaeps  Definição de pauta

12  Subsistema voltado para a aprendizagem (materiais pedagógicos, interação, atividades) ‏  Subsistema voltado para o contexto profissional ( dados cadastrais do micro/meso/macro) ‏  Subsistema voltado para a avaliação

13 DENGUEPSF  Material impresso  Cdrom ( textos, imagens, vídeos) ‏ Cdrom  Web ( textos, vídeo, fórum) ‏

14  Ferramentas de interação – fórum, chat  Ferramentas de armazenamento – Portfólio, Midiateca  Ferramenta de organização – Agenda, Mural

15  Piloto: Cd Dengue  Validação de materais instrucionais - Quanto ao conteúdo - Quanto à adequacao midiática - Quanto à estrutura pedagógica

16  Gerenciamento acadêmico  Gerenciamento de usuários  Conexão com o mapa de público

17 DESAFIOS  Alinhamento institucional  Definição de elementos normativos  Composição de comitê gestor e executivo


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