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Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
2014

2 Momentos de formação 1º Momento 2º Momento
Os Sistemas de Avaliação: a importância para as redes de ensino. 2º Momento Os resultados: leitura, interpretação e intervenções.

3 1º Momento Os Sistemas de Avaliação

4 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la.

5 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 1 Determinação da população a ser avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 5 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

6 O SAETHE Um olhar para a rede

7 Edição Entrada 2014 Saída 2014 Educação Infantil (2º período) -
Língua Portuguesa (leitura e escrita) 2º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 3º ano EF Se liga (3º ano EF) 4º ano EF Acelera (4º ano EF) 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz

8 Menor periodicidade entre os ciclos avaliados
Desenho próprio, adequado às necessidades da rede Menor periodicidade entre os ciclos avaliados Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz Definição da série e áreas do conhecimento

9 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação
SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Modificar até slide 21

10 Uso dos Resultados Professor Projetos de intervenção pedagógica
Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

11 Uso dos Resultados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

12 2º Momento Os Resultados

13 Como trabalhar os resultados na escola
O trabalho de intervenção realizado em cada escola, deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

14 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

15 O acesso aos resultados
Equipe gestora. Equipe pedagógica.

16 Como os dados podem ser acessados? Revista Impressa.
Acesso ao portal – SAETHE:

17

18 Resultados por ESCOLA Foco na TRI. Resultados por ALUNO Foco na TCT.

19

20 O que representa a Proficiência Média?
O que é proficiência? É a medida que representa um determinado traço latente (aptidão) Teoria da Resposta ao Item (TRI) Grupo de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a associação entre a aptidão de um indivíduo e a probabilidade de uma resposta a um item

21 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

22 Resultados – Língua Portuguesa (Produção de Texto)
5,2 MUNICÍPIO

23 O que representam os Padrões de Desempenho?
Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

24 Abaixo do Básico – Leitura

25 Básico – Leitura

26 Adequado – Adequado

27 Avançado – Leitura

28 A produção de textos em avaliação em larga escala
De modo diferente e ao mesmo tempo complementar, do teste em que o aluno responde a itens de múltipla escolha, na parte de produção de texto, ele assume a autoria de um texto. Avalia-se, portanto, conjuntamente, as competências de leitura e produção de textos. Desse modo, pode-se aproximar de um diagnóstico mais preciso do domínio linguístico e textual do sujeito-estudante, em situação formal de produção de textos escritos.

29 Qual foi a tarefa de produção de texto?
Solicitou-se aos estudantes a elaboração de um texto narrativo em prosa ficcional ou relato. A escolha por uma produção textual por tipologia conferiu aos estudantes liberdade para definirem as propriedades sociocomunicativas necessárias para a transmissão da mensagem pretendida por cada um.

30 A proposta de produção de texto

31 Na avaliação do Saethe, a pontuação desse texto foi:
Em uma escala de 0 a 10 pontos, qual nota você atribuiria a esse texto em uma avaliação interna? Por quê? Na avaliação do Saethe, a pontuação desse texto foi: 6,0 pts.

32 Na avaliação do Saethe, a pontuação desse texto foi:
Em uma escala de 0 a 10 pontos, qual nota você atribuiria a esse texto em uma avaliação interna? Por quê? Na avaliação do Saethe, a pontuação desse texto foi: 9,0 pts.

33 O que foi avaliado?

34 Atribuição de notas Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez), em intervalos de 2 (dois) pontos, para cada uma das 4 (quatro) competências, e a soma desses pontos irá compor a nota total do estudante. A nota final do estudante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelo avaliador, alocada em uma escala que varia entre 0 (zero) e 10 (dez) pontos.

35 Situações de correção Normal. Branco. Insuficiente. Fuga ao tema.
Fuga à tipologia . Cópia. Anulado. Escrita ilegível. Não alfabético.

36 Matriz de Correção por Competência

37 Níveis de desempenho

38 Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)
Como realizar a leitura e interpretação dos resultados? As REVISTAS publicadas pelo sistema. Acesso ao site. Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)

39 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

40 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

41 Equipe Pedagógica Etapas avaliadas e percentual de participação

42 Observe a proficiência média.
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média. Proficiência média x Padrão de Desempenho.

43 Organize os dados na tabela para leitura
Operações elementares de leitura, interagindo apenas com textos do cotidiano, de estrutura simples e de temáticas que lhes são familiares. A rede que se forma no processo de leitura (autor-texto-leitor) começa a se tornar mais dinâmica, isto é, o leitor começa a considerar de forma mais efetiva, na e para a produção de sentido, as pistas do texto e os conhecimentos que possui. Maior familiaridade com textos de diferentes gêneros e tipologias. São leitores que conseguem selecionar informações, levantar hipóteses, realizar inferências, autorregular sua leitura, corrigindo sua trajetória de leitura quando suas hipóteses não são confirmadas pelo texto. 8EF ,3 228,3 B Á S I C O SIM

44 MUNICÍPIO: 229, 3 ZONA: 223,3

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46

47 100% participação = 97 alunos
3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina Ex.: ABAIXO DO BÁSICO 100% participação = 97 alunos 51,6% no Abaixo do Básico = X X = aprox. 50 alunos

48 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. L. Portuguesa) – CAPA 3 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS 4 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 5 – Preencher com nome de cada Padrão – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 6 – Preencher com % de alunos para cada Padrão de Desempenho Médio – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL)

49 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 7 – Calcular para cada Padrão de Desempenho. Fórmula: (Número de alunos efetivo x % de alunos no Padrão) ÷ 100 – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 8 – Discriminar as principais habilidades desenvolvidas para cada Padrão de Desempenho – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO.

50 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola nessa etapa de escolaridade. Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto. Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo).

51 Organize os dados na tabela para leitura...

52 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa? As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da Matriz de Referência?

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