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OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA

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Apresentação em tema: "OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA
Programa PRODOCÊNCIA/CAPES USJ/FUNDESJ Secretaria M.Educação/PMSJ Período de Execução: 24 meses (13/06/2014 a 30/06/2016)

2 PRODOCÊNCIA, o que é? Programa de consolidação das licenciaturas
Edital CAPES 019/2013 Propõe-se ao estudo e o desenvolvimento de novas formas de organização curricular e a criação de metodologias.

3 OBJETIVOS (Projeto USJ)
a) Possibilitar a experiências pedagógicas diferenciadas no âmbito da escola; b) Promover cursos de formação continuada; c) Planejar em conjunto, universidade, rede de ensino e escola e secretaria de educação atividades, estratégias pedagógicas com JOGOS e a EDUCOMUNICAÇÃO; e) Publicar as experiências vivenciadas em revistas, periódicos e e-book e eventos científicos;

4 OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
JOGOS Jogos cooperativos Jogos pedagógicos/educativos Jogos cognitivos/online EDUCOMUNICAÇÃO Oficina de animação Oficina de audiovisual (fotografia/vídeo) Oficina redes sociais Oficina web-rádio

5 ESTRATÉGIAS DETALHADAS (Plano de trabalho em anexo)
A metodologia e as estratégias de acompanhamento/execução são planejadas em 3 núcleos de atividades: 1ª Núcleo - Estruturação das equipes docente/discente e concepção das oficinas 2º Núcleo - Planejamento das oficinas de inovação pedagógica em JOGOS e EDUCOMUNICAÇÃO 3º Núcleo - Desenvolvimento/operacionalização das oficinas na Rede Pública Municipal de Ensino

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7 a) Promoção dos seminários iniciais de inovação pedagógica (27/09/14)
ESTRATÉGIAS 1ª Núcleo - Estruturação das equipes docente/discente e concepção das oficinas a) Promoção dos seminários iniciais de inovação pedagógica (27/09/14)

8 a) Promoção dos seminários iniciais de inovação pedagógica (27/09/14)

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11 1ª Núcleo - Estruturação das equipes docente/discente e concepção das oficinas
c) Definição das equipes (docentes/discentes) do curso de Pedagogia do USJ para oficinas de inovação com JOGOS: Oficina de jogos cooperativos; Oficina de jogos cognitivos; Oficinas de jogos online; Oficinas de jogos de tabuleiro, percurso; Oficinas de jogos pedagógicos e educativos. d) Definição das equipes formadas por docentes e discentes dos cursos de Pedagogia e Ciências da Religião do USJ para oficinas de inovação com EDUCOMUNICAÇÃO: Oficina audiovisual – fotografia e vídeo; Oficina animação; Oficina redes sociais; Oficina web-rádio. e) Formação continuada em metodologias e estratégias pedagógicas inovadoras para docentes e discentes do USJ e nas áreas temáticas das oficinas de inovação propostas: JOGOS e EDUCOMUNICAÇÃO. f) Criação do portal para divulgação das ações das oficinas à comunidade. g) Levantamento permanente de necessidades e articulação com os docentes da Rede Pública Municipal de Ensino em relação à implementação de inovações pedagógicas no âmbito da escola.

12 2º Núcleo - Planejamento das oficinas de inovação pedagógica em JOGOS e EDUCOMUNICAÇÃO
a) Estruturação/definição das rotinas e reuniões periódicas das equipes docente/discente que compõem as oficinas de inovação para planejamento e implementação. b) Elaboração do projeto pedagógico de cada oficina de inovação, contendo: Título, justificativa, objetivos, público-alvo, abrangência dos conteúdos escolares, estratégias/metodologias, materiais/recursos necessários, avaliação; c) Levantamento/identificação/definição das escolas da Rede Pública Municipal e público-alvo: Oficinas de JOGOS, Oficinas de EDUCOMUNICAÇÃO; d) Visitas/reuniões in loco com o corpo docente das escolas da Rede Pública Municipal para organização das oficinas e definição dos locais/espaços onde funcionarão as atividades pedagógicas; e) Divulgação das oficinas de inovação nas escolas envolvidas no projeto; f) Articulação permanente das equipes das oficinas (docentes/discentes - USJ) com Sec. Mun. de Educação, coord. pedagógica e docentes das escolas envolvidas.

13 ESTRATÉGIAS/CRONOGRAMA DAS EQUIPES/OFICINAS - 2015-1º
Ano 2015 Estratégia 1º sem 2º s. Fev Mar Abril Maio Jun Jul 01 Formação com oficineiros com CH de 20h - relação de livros, assinatura de periódico, materiais. 21 ou 28 07ou14 02 Reunião/visita de planejamento na escola (aplicação-piloto das oficinas) 2ª,3ª sem 03 Check-list final de providência das oficinas (c/ adaptações necessárias) 3ª sem 04 Abertura/lançamento das oficinas nas escolas 3ª, 4ª sem 05 Execução das oficinas (vivências com os alunos) 4ª sem 1ª, 2, 3ª,4ª sem 1ª, 2ª, 3ª, 4ª sem 1ª sem 06 Reuniões de acompanhamento e avaliação do projeto 07 Consultorias com os oficineiros (presencial e a distância) 08 Apresentação dos produtos à comunidade escolar (feira, mostra) 09 Interfaces com o portal/software do projeto 10 Avaliação final do semestre 2ª sem 11 Planejamento do 2º semestre 12 Início da elaboração de trabalhos para congressos e publicações


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