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Ambientação – Atmosfera de Compra

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Apresentação em tema: "Ambientação – Atmosfera de Compra"— Transcrição da apresentação:

1 Ambientação – Atmosfera de Compra

2 Pare e pense em uma loja a qual você frequenta constantemente…

3 A maioria desses itens da sua loja preferida te agradam?
Agora pense como é: Layout dessa loja Cor predominante da loja Som ambiente Iluminação Aroma A maioria desses itens da sua loja preferida te agradam?

4 Blessa, Regina. “Merchandising no Ponto-de-Venda”
VISUAL MERCHANDISING Técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personificando decorativamente todos os equipamentos que circundam os produtos. O Merchandising Visual usa o Design, a Arquitetura e a Decoração para aclimatar, motivar e induzir os consumidores à compra. Blessa, Regina. “Merchandising no Ponto-de-Venda”

5 APRESENTAÇÃO EXTERNA X INTERNA

6 APRESENTAÇÃO EXTERNA Primeira impressão da loja pelo consumidor Tem como objetivo principal atrair o consumidor Identificação do posicionamento da loja(qualidade e tipo) Aspectos fundamentais na construção dessa primeira imagem: Visibilidade Tamanho Estilo arquitetônico Material de acabamento Fachada Vitrines Conservação Comunicação visual externa

7 FACHADA

8 VITRINISMO

9 VITRINISMO

10 APRESENTAÇÃO INTERNA Tem como objetivo principal criar uma atmosfera que estimule o processo de compra dos consumidores Deve ser compatível com a apresentação externa da loja Elementos fundamentais no desenvolvimento de uma apresentação interna: Estimulando os cinco sentidos: Cores Iluminação Odores e perfumes Paredes Apelo ao tato Som Apelo ao paladar

11 APRESENTAÇÃO INTERNA Elementos fundamentais no desenvolvimento de uma apresentação interna: Facilitando a comunicação e o processo de compra: Comunicação visual Precificação Mercadorias Equipamentos de exposição Tecnologia Funcionários e serviços Proporcionando conforto: Largura dos corredores Pisos Temperatura Transporte vertical Provadores Localização dos caixas Manutenção e limpeza

12 ILUMINAÇÃO Visão – sentido que mais provoca emoções Ambientes bem iluminados propiciam maior conforto ao consumidor Ambientes escuros são pouco atrativos – lojas devem manter sua iluminação ligada independente da luz natural do dia Valorização de espaços e produtos (direcionamento da atenção do consumidor) Iluminação focada (direconada) – valorização do produto iluminado A claridade é psicologicamente mais atraente Espaços mais claros tendem a ter mais atividade

13 Automação regula a luz artificial à iluminação natural
ILUMINACAO Automação regula a luz artificial à iluminação natural

14 ILUMINACAO Iluminação direta – valorização e destaque aos produtos
Iluminação indireta – claridade para áreas de circulação

15 Durante o dia, lâmpadas de alto índice de reprodução de cores permitem a perfeita visualização das peças em exposição. À noite, recursos cênicos promovem um show de luzes na vitrine, para transformar a loja em referência de luminotécnica dinâmica e atual. ILUMINACAO A iluminação funcional permite ao cliente ver exatamente o que está comprando

16 SOM Recurso flexivel e de fácil utilização Possibilidade de adequação aos diferentes público em seus horários de compra Determinação do ritmo do fluxo dentro da loja. Ex: supermercado – diferentes estilos de música de acordo com horários e públicos Música rápida = processo de compra acelerado Música suave = ritmo de compra mais lento Falta de adequação com o público pode diminuir tempo de permanência dentro da loja Não esquecer da influência no comportamento dos profissionais do varejo

17 AROMA Olfato – Segundo sentido que mais prova emoções no consumidor Perfume ou cheiro – personaliza o ambiente, provoca lembranças, sentimentos e desejos (fome, felicidade, etc) Forte estimulo ao consumo Ex: cheiros apetitosos como o de pão assando Cuidado com odores incovenientes que podem gerar estimulos negativos no consumidor (falta de limpeza e conservação dos produtos) Ex: Forte odor de peixe

18 CORES Estimulos de sentimentos e emoções Parte externa – cores quentes para atrair atenção do cliente para dentro da loja Parte interna – cores frias para gerar um ambiente de tranquilidade propício para compras de alto envolvimento Crianças – cores brilhantes Adultos – cores opacas

19 CORES Cores Quentes Cores Frias Vermelho Amarelo Alaranjado Azul Verde
Vermelho Amarelo Alaranjado Azul Verde Violeta Amor Luz do sol Calma Sexo Calor Fidelidade Descanso Sussego Coragem Franqueza Abertura Piedade Paz Dignidade Perigo Amizade Masculino Frescor Riqueza Fogo Alegria Segurança Leveza Pecado Glória Trsiteza Brilho Avante Vigor Atenção Crescimento Meiguice Entusiasmo Pare

20 COMUNICAÇÃO VISUAL

21 COMUNICAÇÃO VISUAL

22 EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

23 EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

24 EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS


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