A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TA742 – Serviços de Alimentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TA742 – Serviços de Alimentação"— Transcrição da apresentação:

1 TA742 – Serviços de Alimentação
COR Isabel Manso Michele Belini Paulo Henrique Raquel Risse Samuel Henrique

2 Cor Definição: é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão.
Três elementos formam a cor: a luz, como fonte da cor; a matéria e sua reação à incidência da cor através da luz; o olho, como o órgão captador e o decodificador da cor para o cérebro.

3 Essa interligação pode ser:
Existe uma interligação direta entre o comportamento das pessoas e as cores. Essa interligação pode ser: Biológica: estímulo de diferentes pontos cerebrais, produzindo diversas substâncias no organismo; Psicológica: estímulo de diferentes sensações e emoções, fazendo ligação com lembranças conscientes e inconscientes, de forma que a percepção passa a ser única para cada pessoa.

4 A satisfação do consumidor no varejo envolve tanto experiências relacionadas com o estar na loja em si – satisfação in store – (passear pela loja, olhar as mercadorias, interagir com os vendedores, sentir a atmosfera, entre outras experiências), como aquelas relacionadas com o consumo de bens e serviços dessa loja.

5 Funções da cor nos estabelecimentos de serviço de alimentação
Atratividade; Aspecto sócio-econômico; Caracterização da marca; Refletir produtos à venda.

6 Publicidade / Marketing – Associação de cores para atrair a atenção para um determinado produto ou estabelecimento de acordo com o público alvo. Decoração – As cores utilizadas na decoração estão diretamente ligadas ao objetivo de cada ambiente.

7 Disco de Cores

8 Cores Quentes Capazes de despertar o centro do apetite no hipotálamo;
Calor, Sol, Energia, Alegria; Chamam a atenção.

9 Cores Frias Lembram água, frescor, frio Trazem equilíbrio e harmonia
Podem ser usadas por varejistas que trabalham com produtos que possam causar ansiedade, como produtos de preços muito elevados

10 Características de cada cor

11 Realça todas as cores; Representa higiene e limpeza; Induz a aspectos como felicidade, pureza e misticismo mas, em demasia, pode representar doença ou fragilidade; Utiliza-se branco ou prata na versão dietética de um produto para deixar a embalagem mais leve e mais “magra”.

12 Imponente e sofisticado;
Pode ser depressivo; Dá a sensação de diminuição de volume dos ambientes; O preto com dourado passa a sensação de solidez, masculinidade e, ao mesmo tempo, exuberância e frescor, como num rótulo de cerveja.

13 Paixão, Ódio e Coragem: Sangue;
Cor do perigo e atenção (extintores); Raro na natureza; Cansativa; Faz perder a noção do tempo; Usado em produtos novos e modernos: arrojo; Estimula o apetite; Realça a aparência dos alimentos; Transmite sabor picante: vidro de pimenta, frasco de catchup; Com preto ou dourado, passa sensação de tradição e requinte, como um whisky 12 anos.

14 Grande vitalidade; Aconchegante; Público-alvo: crianças e adolescentes; Usado em casos semelhantes ao vermelho, porém de forma mais moderada; Comer e correr – fast foods; Associado ao apetite;

15 Criatividade; Associado com calor; Aumenta o ambiente; Diversão; Guloseimas - crianças e jovens; Primeira cor percebida pelo olho humano; Estimula a compra por impulso;

16

17 Efeito positivo; Rosa claro: maciez; Rosa escuro: doçura extrema – guloseimas;

18 Sensação de liberdade, equilíbrio e harmonia; Lembra vida e natureza;
Relaxante; Sensação de liberdade, equilíbrio e harmonia; Lembra vida e natureza; Costuma caracterizar azeites, verduras, frutas e similares; Verdes mais escuros tendem a ser cores frias bastante calmantes, enquanto verdes claros são em geral quentes, energéticas e atraentes. Não deve ser usada sozinha;                                  

19

20

21 Cor terapêutica; Acalma e esfria; Melancolia; Depressão; Não prende o olhar;

22

23 Sensação de segurança e solidez; Calmante;
Maturidade; Sensação de segurança e solidez; Calmante;                       carne chocolate

24

25 É a cor da nobreza; Confere importância e requinte; Geralmente é associado com vermelho, preto e marrom.

26                

27                

28 CONTRASTE

29 CONTRASTE

30 Duas cores, uma quente e uma fria, em contraste

31 Cor quente + cor fria

32 Considerações Para restaurantes do tipo full-service e preços elevados, é ideal o uso de toalhas brancas de pano nas mesas e luz mais intimista. Há a intenção de tranqüilizar. Para sugerir preços mais baixos e serviço básico, é usual utilizar uma iluminação mais intensa, com toalhas e utensílios plásticos. Cores x classes sociais Classes de renda mais baixa tendem a preferir cores primárias; Classes de mais alta renda parecem preferir cores secundárias, terciárias ou demais combinações.

33 Conclusão


Carregar ppt "TA742 – Serviços de Alimentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google