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PublicouAna Luiza de Abreu Lencastre Alterado mais de 8 anos atrás
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MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira
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Apresentação da Cadeira
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O QUE O ALUNO DEVE SABER, COMPREENDER E IMPLEMENTAR NO FIM DA ABORDAGEM DE CADA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 0 Introdução O aluno deve ser capaz de: -caracterizar um problema de afectação de recursos em termos de preferências, objectivos e restrições; -compreender as funções básicas do mercado e do mecanismo de preços; -compreender a distinção entre análise positiva e análise normativa e o papel da teoria e dos modelos em microeconomia.
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Uma definição de ECONOMIA É o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Distinção entre MICROECONOMIA e MACROECONOMIA
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Primeiro exemplo Objectivos dos agentes: Consumidor – maximização da utilidade ou satisfação Empresa – maximização do lucro
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Segundo exemplo Problema: Decisão de assistir à primeira aula de Microeconomia I Definir o problema - assistir ou não à aula. Identificar os objectivos e instrumentos - maximizar o bem-estar do aluno. Identificar as soluções possíveis - assistir ou todas as alternativas possíveis para utilização desse tempo. Prever as consequências - se assistir à aula, fico a saber a matéria (...), se ficar no café, fico a saber as novidades dos colegas (...)
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Análise Custo - Benefício Benefícios Facilidade de aprendizagem Melhores resultados Melhor Emprego … Custos Não estar com os amigos Praia Dormir …
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Decisão Valor dos Benefícios maior do que os custos – assiste à aula Valor dos Benefícios menor do que os custos – não assiste à aula E no caso de ser igual?
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Modelo económico Hipóteses Modelo Conclusões Validação
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Hipóteses comportamentais de racionalidade económica Enumerar todas as alternativas possíveis e distingui-las das impossíveis Incorporar toda a informação disponível Ordenação das alternativas Escolha - Princípio da optimização
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Exemplo: O mercado de peixe espada no Mercado dos Lavradores Curva da procura (lei da Procura - negativamente inclinada) Hipótese ceteris paribus - mantém-se constantes o rendimento, os preços dos outros bens, os gostos. Curva da oferta (lei da Oferta - positivamente inclinada) Hipótese ceteris paribus - mantém-se constantes os preços dos factores e a tecnologia de produção.
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Curva da Procura Agregada de Peixe
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Qual a expressão da procura? Em que intervalo é a procura elástica? E rígida?
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Curva da Oferta Agregada de Peixe
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Qual a expressão da oferta?
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Equilíbrio no Mercado de Peixe
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Calcule o equilíbrio no Mercado do Peixe
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O efeito de um preço máximo Excesso da procura
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Calcule o excesso de procura?
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O efeito de um relatório sobre a contaminação do peixe Nova curva da procura
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A procura decresce 10%. Calcule a nova curva da procura e o novo equilíbrio. Quanto diminui percentualmente a quantidade procurada e o preço?
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Papel dos preços Fornecer informação Repartir racionalmente os recursos escassos Determinar os rendimentos dos factores
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Introdução O aluno deve ser capaz de: -caracterizar um problema de afectação de recursos em termos de preferências, objectivos e restrições; -compreender as funções básicas do mercado e do mecanismo de preços; -compreender a distinção entre análise positiva e análise normativa e o papel da teoria e dos modelos em microeconomia.
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