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PublicouVasco Rios Vilanova Alterado mais de 8 anos atrás
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9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores: Doutora Lígia Maria Ribeiro Prof. Carlos Vaz de Carvalho
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9 de Julho de 2003 Introdução Motivação e objectivos; Metodologia; Desenvolvimento; Conclusões.
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9 de Julho de 2003 Objectivos Como avaliar a adequação da utilização de ferramentas de ensino/aprendizagem baseadas na Web para o complemento do ensino tradicional presencial nas IES de Engenharia?
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9 de Julho de 2003 Objectivos Proposição: A avaliação da adequação de sistemas de ensino/aprendizagem baseadas na Web para o complemento do ensino tradicional presencial nas IES de Engenharia é mensurável através da observação dos actores principais do processo de inovação na organização.
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9 de Julho de 2003 Metodologia Metodologia: Estudo de caso observatório. O estudo foi dividido em duas fases: 1ª fase: Identificação dos requisitos. 2ª fase: Avaliação da adequação.
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9 de Julho de 2003 Metodologia As unidades de análise: ISEP e FEUP, cada uma é caracterizada pelos seguintes elementos: Docentes. Gestores académicos. Alunos. Tecnologias de suporte.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento Identificação dos requisitos: Análise do contexto institucional do e-learning. Análise da percepção dos docentes em relação à introdução de e-learning no ISEP e na FEUP. Análise da percepção das pessoas chave para a implementação do e-learning.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Análise do contexto institucional do e-learning: ISEP: Iniciativas de e-learning utilizando como WBLE o WebCT. Direcção de e-learning. LABEL.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Análise do contexto institucional do e-learning: FEUP: A FEUP tem feito algumas experiências de e-learning e utiliza como WBLE o Luvit. CICA. GAUTI. SECD.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Análise do contexto institucional do e-learning - Perfis tecnológicos das duas escolas:
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Análise da percepção dos docentes em relação à introdução de e-learning no ISEP e na FEUP.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Os resultados obtidos diferem apenas pontualmente: Nos aspectos negativos apontados como condição para implementar o e-learning (FEUP). Na falta de tomada em consideração na avaliação das actividades dos docentes (FEUP). Na falta de disponibilidade de tempo (FEUP). Na falta de recursos financeiros (ISEP).
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Os inquiridos foram unânimes em relação: Às razões de ordem política ou estratégica. À existência de recursos humanos e recursos técnicos. À necessidade de formação dos docentes. À implementação de ensino on-line, que consideram dever ser feita de um modo experimental.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Os inquiridos foram unânimes em relação: À importância atribuída às funcionalidades genéricas do e-learning. À decisão sobre a utilização de e-learning que deve ter a consulta e participação dos docentes.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Análise da percepção das pessoas chave para a implementação do e-learning nas duas IES: O e-learning deve ser considerado como um instrumento estratégico de I&D (aplicado à formação ao longo da vida, à formação dita continuada e como complemento ao ensino dito tradicional nas IES). Existe uma grande preocupação na formação dos docentes a nível técnico e pedagógico.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos A definição da política a seguir na utilização ou aquisição de recursos é muito mais importante do que os recursos por si só. As infra-estruturas consideradas fundamentais devem ser de grande qualidade, em termos de comunicação e informação. As ferramentas a utilizar estejam integradas e comuniquem entre si. A integração do WBLE com o SI é considerado um factor importante e inovador.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Apresentação dos requisitos identificados: Apoio ao formador: Funcionalidades para publicação. Gestão do curso. Apoio ao aluno: Ensino/estudo. Funcionalidades para colaboração e interacção. Apoio técnico aos administradores.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos Apresentação dos requisitos identificados: Outros aspectos relevantes a serem considerados: Sistema operativo; Necessidades de aplicações externas; Manutenção e custos; ...
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Avaliação da adequação: Avaliação dos WBLE usados nas duas escolas. Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas. Avaliação da integração do Luvit com o SiFEUP. Síntese avaliativa.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Avaliação dos WBLE usados nas duas escolas : A metodologia usada para a avaliação envolveu os seguintes passos: A observação. A experimentação. A adaptação do método “aka weighted adding strategy, grading model”. Comparação com os requisitos identificados.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas: ISEP: Algoritmia e Programação (APRO). Aulas presenciais e aulas em regime de e- learning, utilizando o WebCT. FEUP: Gestão e Organização de Informação na Internet (GOII). Aulas presenciais e e-learning como complemento, utilizando o Luvit.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas: Dois inquéritos aos alunos: Antes das aulas serem iniciadas. No final das aulas. Entrevista final aos docentes.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Avaliação da integração do Luvit com o SiFEUP: A integração foi realizada ao nível: Da criação de novos utilizadores. Da actualização de utilizadores já existentes. Da autenticação e actualização dos dados dos alunos relativamente às disciplinas.
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Exemplo: actualização dos dados dos alunos relativamente às disciplinas: Servidor do LuvitServidor do SiFEUP SQL Server Script ASP Oracle Pedido HTTP para executar script ASP Actu a- lizaç ão dos dado s Query a base de dados Actua li- zaçã o dos dado s
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9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação Síntese avaliativa, exemplo:
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9 de Julho de 2003 Conclusões Foi possível avaliar a adequação destes sistemas com: A utilização em duas disciplinas dos dois WBLE; A análise, a experimentação e a observação do uso dos WBLE; A implementação da integração do Luvit com o SiFEUP. O WebCT e o Luvit são adequados ao ISEP e FEUP.
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9 de Julho de 2003 Conclusões Os aspectos negativos e inadequados encontrados nos dois WBLE usados relacionam-se com: A gravação de ficheiros. Funcionalidades de avaliação e progressão dos alunos (a falta de flexibilidade e de adequação).
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9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores: Doutora Lígia Maria Ribeiro Prof. Carlos Vaz de Carvalho
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