A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores: Doutora Lígia Maria Ribeiro Prof. Carlos Vaz de Carvalho

2 9 de Julho de 2003 Introdução  Motivação e objectivos;  Metodologia;  Desenvolvimento;  Conclusões.

3 9 de Julho de 2003 Objectivos  Como avaliar a adequação da utilização de ferramentas de ensino/aprendizagem baseadas na Web para o complemento do ensino tradicional presencial nas IES de Engenharia?

4 9 de Julho de 2003 Objectivos  Proposição: A avaliação da adequação de sistemas de ensino/aprendizagem baseadas na Web para o complemento do ensino tradicional presencial nas IES de Engenharia é mensurável através da observação dos actores principais do processo de inovação na organização.

5 9 de Julho de 2003 Metodologia  Metodologia: Estudo de caso observatório.  O estudo foi dividido em duas fases: 1ª fase: Identificação dos requisitos. 2ª fase: Avaliação da adequação.

6 9 de Julho de 2003 Metodologia  As unidades de análise: ISEP e FEUP, cada uma é caracterizada pelos seguintes elementos:  Docentes.  Gestores académicos.  Alunos.  Tecnologias de suporte.

7 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento  Identificação dos requisitos: Análise do contexto institucional do e-learning. Análise da percepção dos docentes em relação à introdução de e-learning no ISEP e na FEUP. Análise da percepção das pessoas chave para a implementação do e-learning.

8 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Análise do contexto institucional do e-learning: ISEP:  Iniciativas de e-learning utilizando como WBLE o WebCT.  Direcção de e-learning.  LABEL.

9 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Análise do contexto institucional do e-learning: FEUP:  A FEUP tem feito algumas experiências de e-learning e utiliza como WBLE o Luvit.  CICA.  GAUTI.  SECD.

10 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Análise do contexto institucional do e-learning - Perfis tecnológicos das duas escolas:

11 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Análise da percepção dos docentes em relação à introdução de e-learning no ISEP e na FEUP.

12 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Os resultados obtidos diferem apenas pontualmente: Nos aspectos negativos apontados como condição para implementar o e-learning (FEUP). Na falta de tomada em consideração na avaliação das actividades dos docentes (FEUP). Na falta de disponibilidade de tempo (FEUP). Na falta de recursos financeiros (ISEP).

13 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Os inquiridos foram unânimes em relação: Às razões de ordem política ou estratégica. À existência de recursos humanos e recursos técnicos. À necessidade de formação dos docentes. À implementação de ensino on-line, que consideram dever ser feita de um modo experimental.

14 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Os inquiridos foram unânimes em relação: À importância atribuída às funcionalidades genéricas do e-learning. À decisão sobre a utilização de e-learning que deve ter a consulta e participação dos docentes.

15 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Análise da percepção das pessoas chave para a implementação do e-learning nas duas IES: O e-learning deve ser considerado como um instrumento estratégico de I&D (aplicado à formação ao longo da vida, à formação dita continuada e como complemento ao ensino dito tradicional nas IES). Existe uma grande preocupação na formação dos docentes a nível técnico e pedagógico.

16 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  A definição da política a seguir na utilização ou aquisição de recursos é muito mais importante do que os recursos por si só.  As infra-estruturas consideradas fundamentais devem ser de grande qualidade, em termos de comunicação e informação.  As ferramentas a utilizar estejam integradas e comuniquem entre si.  A integração do WBLE com o SI é considerado um factor importante e inovador.

17 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Apresentação dos requisitos identificados: Apoio ao formador:  Funcionalidades para publicação.  Gestão do curso. Apoio ao aluno:  Ensino/estudo.  Funcionalidades para colaboração e interacção. Apoio técnico aos administradores.

18 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Identificação dos requisitos  Apresentação dos requisitos identificados: Outros aspectos relevantes a serem considerados:  Sistema operativo;  Necessidades de aplicações externas;  Manutenção e custos; ...

19 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Avaliação da adequação: Avaliação dos WBLE usados nas duas escolas. Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas. Avaliação da integração do Luvit com o SiFEUP. Síntese avaliativa.

20 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Avaliação dos WBLE usados nas duas escolas : A metodologia usada para a avaliação envolveu os seguintes passos:  A observação.  A experimentação.  A adaptação do método “aka weighted adding strategy, grading model”.  Comparação com os requisitos identificados.

21 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação

22 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas: ISEP:  Algoritmia e Programação (APRO). Aulas presenciais e aulas em regime de e- learning, utilizando o WebCT. FEUP:  Gestão e Organização de Informação na Internet (GOII). Aulas presenciais e e-learning como complemento, utilizando o Luvit.

23 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Avaliação da eficiência dos WBLE em duas disciplinas: Dois inquéritos aos alunos:  Antes das aulas serem iniciadas.  No final das aulas. Entrevista final aos docentes.

24 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Avaliação da integração do Luvit com o SiFEUP: A integração foi realizada ao nível:  Da criação de novos utilizadores.  Da actualização de utilizadores já existentes.  Da autenticação e actualização dos dados dos alunos relativamente às disciplinas.

25 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Exemplo: actualização dos dados dos alunos relativamente às disciplinas: Servidor do LuvitServidor do SiFEUP SQL Server Script ASP Oracle Pedido HTTP para executar script ASP Actu a- lizaç ão dos dado s Query a base de dados Actua li- zaçã o dos dado s

26 9 de Julho de 2003 Desenvolvimento - Avaliação da adequação  Síntese avaliativa, exemplo:

27 9 de Julho de 2003 Conclusões  Foi possível avaliar a adequação destes sistemas com: A utilização em duas disciplinas dos dois WBLE; A análise, a experimentação e a observação do uso dos WBLE; A implementação da integração do Luvit com o SiFEUP.  O WebCT e o Luvit são adequados ao ISEP e FEUP.

28 9 de Julho de 2003 Conclusões  Os aspectos negativos e inadequados encontrados nos dois WBLE usados relacionam-se com: A gravação de ficheiros. Funcionalidades de avaliação e progressão dos alunos (a falta de flexibilidade e de adequação).

29 9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão de Informação Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Orientadores: Doutora Lígia Maria Ribeiro Prof. Carlos Vaz de Carvalho


Carregar ppt "9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google