A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina
Aula 2, 1º Semestre 13 de março de 2012 Prof. Dr. Cliff Welch – Gab 16

2 Programa da aula Bem vindo! Expectativas e conteúdos...
Quem sou eu...? Orientação – Jacques Derrida; Hayden White & Rogério Forastieri da Silva; As coisas básicas – horas e tarefas... Exercício – podemos conhecer o passado? A bibliografia básica da disciplina; Quem são vocês...? As avaliações.

3 Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004
Quem sou eu...? Entrevista de militantes do SER de Presidente Venceslau, SP, 2004 Califórnia, trabalhos, militância, estudos, Brasil, pesquisas, Unifesp

4 Marcos de orientação Jacques Derrida ( ). Filosofo da Univ de Paris – Incognito e História da Locura (1967) – nada existe além do texto – desconstruir os textos para descobrir as contradições que as estruturas da linguagem produziu; Hayden White (1928-) – historiador da University of California – Santa Cruz, historiógrafo - Meta-história: a imaginação histórica do século XIX (1973) - a formação da consciência histórica no século XIX, teorias, métodos e metodologias para construir Histórias; Rogério Forastieri da Silva (c.1949-) – historiador da Unesp – Assis (agora da Etapa?), historiografia - - História da historiografia (2001) – Divisão entre moderno e pós-moderno – um exercício essencial - sem história, não tem identidade.

5 Coisas básicas Tempos e atividades das aulas - 1ª parte = teórica - aula expositiva e dialogada sobre os textos 2ª parte = prática - orientações, seminários, avaliação; Horário da aula – 14h00min –– 18h00 com breve intervalo Calendário

6 Avaliação Avaliação A – Aula 09 – Prova escrita individual em sala de aula, sem consulta ; Avaliação B – Aula 14 e 15 –– Seminários I e II - prova oral da desconstrução de obra histórica por grupos de trabalho – Avaliação individual + auto avaliação referenciada pela nota do grupo; Avaliação C – Participação e responsabilidade - demonstração de leitura, exercícios “surpresas” e cumprimento de horários; A nota de cada avaliação valerá de 0 a 10. Nota final =A+B+C÷ 3. O aluno deverá obter uma nota final igual ou superior a 5,0, além de ter no mínimo 75% de frequência às aulas.

7 Seminários – tarefas! Uma definição para nós - “A desconstrução não significa destruição, mas sim desmontagem, a decomposição dos elementos da escrita”(Derrida, s/d, Wikipédia). No dia 13/03, formar grupos de 4 a 6 alunos e, até Aula 3 (20/03), adotar nome de um/a historiador/a para o grupo; me passa, em forma escrita, o nome do grupo, dos membros, o do responsável; Até Aula 3, cada grupo precisa seleçionar pelo menos duas duas opções de textos (autor, titulo, editora, ano) para desconstruir no seminário final. As condições da seleção são: 1) cada obre tem que ser integral – artigo ou livro ou tese; 2) cada autor tem que ser historiador profissional; 3) as autores das duas obras devem ser diferentes; 4) as obras tem que tratar um tema da história contemporânea. Já na aula 3, pretendo aprovar suas escolhas; Até Aula 4 (27/03), tem em mãos o texto para iniciar sua leitura e analise; Até Aula 13, ler e analisar a obra aprovada, preparar os slides da desconstrução para sua apresentação em 25 minutos de prova didática nas Aulas 14 ou 15.

8 Exercício Podemos conhecer o passado? Como sim? Como não?
Dissertar brevemente no tópico (a “revolução de 30”) Formar grupos de 4 para trocar ideias Relatar discussão para a aula Coloca seu nome e me passa suas dissertações antes de sair Tempo reservado – Uma hora.

9 História da profissionalização da História
Bibliografia básica 1 História da profissionalização da História Aula 3 – WHITE, Hayden (1928-). Conclusão. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, [1973], p RANKE, Leopold Von ( ). As grandes potências. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Org.. L. von Ranke. São Paulo: Ática, 1979 [1833]. p Aula 4 – MARX, Karl ( ). O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. A revolução antes da revolução. v. 2. São Paulo: Expressão Popular, 2008 [1852]. p & p Aula 5 –VARNHAGEN, Francisco Adolpho de. Historia geral do Brazil. Rio de Janeiro: E. e H. Laemmert, p ; TURNER, Frederick Jackson ( ). O significado da história. História. São Paulo, v.24,n.1, p , 2005 [1891].

10 O oficio de historiador
Bibliografia básica 2 O oficio de historiador Aula 6 – BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 [1941/1997], p BRAUDEL, Fernand. A longa duração. In: ______. História e ciências sociais. 5ª ed. Lisboa: Editorial Presença, [1958], p.7-39. Aula 7 – THOMPSON, E. P ( ).. Prefácio e Cap. 1. A formação da classe operária inglesa. v.1, São Paulo: 1997 [1963], p. 9-23; RÉMOND, René ( ). Uma história presente. In: ______ (org). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, [1988], p Aula 8 – GINZBURG, Carlo (1939-). Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1989 [1980], p Aula 10 – LOWENTHAL, David (1928-). Como conhecemos o passado. Projeto História. São Paulo, (17), nov. 1998, p Aula 11 – LOWENTHAL. Como conhecemos o passado. p Aula 12 – ALBERTI, Verena (c.1962-). Introdução. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p.17-25; WELCH, Cliff (1956-) & PERRINE, Toni (1957-). Guerra do capim (DVD, 2001); PATAI, Daphne (1943-). Construindo um eu: uma história oral de mulheres brasileiras. História oral, feminismo e política. São Paulo: Letra e Voz, 2010 [1988], p Aula 13 – SILVA, Rogério Forastieri (c.1949-). Conclusão. História da historiografia: capítulos para uma historia das histórias da historiografia. Bauru: EDUSC, 2001, p

11 Quem são vocês...? Nome? De onde é? Você e história?
Projeto de pesquisa – iniciação cientifica e/ou monografia? Convite especial para colaborar com o Grupo História Social do Campo – Quinta-feira, 15/03, 18h, Sala 11. Palestrantes de Argentina e México

12 Considerações finais Procura os textos da bibliografia básica no Xerox ou no site - clicar no link: DOWNLOAD TEXTOS AQUI No site, também consta os slides das aulas; Seja atenta que a leitura pedida é tipicamente uma parte só do PDF na pasta e no site; Desejo para todos e todas uma boa semana humana de leitura, estudo e sociabilidade... Bem-vindo!


Carregar ppt "Introdução aos Estudos Históricos - Apresentação da disciplina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google