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Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
Eduardo Lopes Jonker

2 Biguaçu Área: 374.45 km² (fonte: IBGE/2010)
População: (estimativa - fonte: IBGE/2013) PIB:R$ ,00 (fonte: IBGE/2011) Coeficiente FPM:2.4 (fonte: TCU/2014) Índice ICMS: (fonte: SEF-SC/2014)

3

4 Modelo OSI

5 ORGANOGRAMA Governança ( Gestão)
Segurança da Informação ( Gestão da segurança) Desenvolvimento ( Banco de Dados, Programação e Desenvolvimento WEB) Infraestrutura ( Hardware, software, rede e etc)

6 PETI É um processo dinâmico e interativo para estruturar de forma estratégica, tática e operacional as informações organizacionais, a tecnologia de informação e comunicação (TIC) e seus recursos para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos.

7 Planejamento 2014/2016 O Plano propõe-se, a partir da análise da situação atual, a gerar projetos e ações coerentes, coordenados e harmônicos, visando alcançar uma situação desejável, dentro do seu prazo de vigência

8 Normativas do PETI A norma de Governança Corporativa de TI, ABNT NBR ISO/IEC-38500:2009. “Governança de TI é o sistema pelo qual a atual e a futura utilização da TI são dirigidas e controladas.

9 Objetivos do PETI O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) tem por objetivo assegurar que as metas e objetivos da TI estejam fortemente vinculados às metas e objetivos do negócio/estratégia da Instituição e, portanto, alinhado com seu Planejamento Estratégico.

10 Objetivos Específicos
1) Avaliar o estado atual e uso futuro da TI; 2) Direcionar a preparação e implementação de planos, normas, políticas com o uso de Portarias Normativas para garantir que o uso da TI dê suporte ao alcance dos objetivos estratégicos da Instituição; e 3) Monitorar a conformidade com as políticas e normas internas e externas e a execução dos planejamentos.

11 ESCOPO • Nível estratégico • Médio / longo prazo • Definição de objetivos, indicadores e estratégias para a área de TI • Criação de Portfólio de Programas: principais projetos com metas e prioridades

12 Metodologia Balanced Scorecard - BSC
• Práticas de governança de TI, ITIL e COBIT Matriz 5W2H Matriz SWOT

13 Estrutura de Governança de TI

14 COBIT COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI).

15 Balanced Scorecard (BSC)
 Metodologia de medição e gestão de desempenho. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infraestrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI e os softwares de ERP  como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio.

16 ITIL  ITIL™ (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente. A metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês.

17 KPI é a sigla que corresponde a Key Performance Indicator, uma técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho. Esses indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais.

18 A TI nas Instituições TI bem empregada e alinhada ao negócio oferece diferenciais competitivos na eficiência e eficácia, com maior produtividade e menores perdas Considerada a principal responsável pelo aumento das receitas e novas linhas de negócio Mudança de visão, “TI fazendo parte do negócio” para “o próprio negócio sendo TI”

19 A TI no ambiente Público
A TI representa grandes diferenciais a Administração Pública Aumento das receitas, com fiscalizações eficientes Diminuição de gastos, com processos otimizados, e solução eficiente de problemas públicos (Ralos) Aumento da eficiência e da eficácia nos processos da Administração publica Projetos mais assertivos com melhores resultados

20 Instrução Normativa da contratação de TI
Instrução Normativa N 4º de 2008: - Planejamento como Ferramenta de governança -Alinhamento do Planejamento da TI com as áreas fins. Revisão da IN 4 de 2010 - Maior definição das sanções administrativas - Maior detalhamento da seleção de fornecedores - Criação da equipe de planejamento da contratação -Escopo expandido para bens e serviços Revisão da IN 4 de 2014 - Aproximou-se mais da legislação - Foco renovado ao Planejamento Estratégico - Processo de contratação embasado no PETI -Pagamento por métrica de resultados

21 Situação Atual de Biguaçu

22 Situação Atual TI dividida (3 áreas)
Ausência de planejamento estratégico nas aquisições de TI Ausência de orçamento especifico para a TI Falta de incentivos para os profissionais da TI (Treinamentos, cargo especifico para profissionais de TI) Local inapropriado de trabalho, profissionais dividindo o mesmo espaço com os servidores Ausência de processos estruturados na área de TI Grau de dependência muito alto com o talento individual de cada colaborador; Ainda existe um longo caminho para a TI, mas o passo mais importante já foi feito, que é o comprometimento da Alta Gestão;

23 Ciclo PDCA

24 Nos processos de Planejamento e
Organização existe um baixo nível de maturidade, ocasionados principalmente pela falta de um comitê de TI, plano de gerenciamento de capacidade e orçamento para a TI. Nos processos que tangem a aquisição e implantação existe um nível maior de Maturidade.

25 Nos processos de Entrega e Suporte existe um baixo nível de maturidade, principalmente por conta do quadro limitado de servidores que atuam na TI Nos processos de Monitoramento e Avaliação existe um baixo grau de maturidade principalmente pela cultura de avaliação.

26 Planejamento Estratégico

27 Planejamento Estratégico
PETI Missão, Visão e Valores Mapa Estratégico Organograma Projetos Estruturantes

28 Coordenador de Governança de TI
Prefeito Municipal Comitê de TI de Biguaçu Sec. Planejamento Sec. Saúde Sec. Adm Sec. Fazenda Compras TI TI Fazendária EMP CPD Coordenador de Governança de TI

29 Projetos para a TI

30 Projetos para a Administração Pública
Prefeitura BI BCM/BPM Obras Digitais Monitoramento de Recursos Hídricos Inclusão Digital INTRANET Cidade Digital Cidadão Biometria Sensoriamento e Monitoramento Internet Aberta Cidade Interativa CzRM Programas Sociais digitais Monitoramento da Saúde

31

32 Muito Obrigado


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