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PublicouSílvia Gomes Sequeira Alterado mais de 10 anos atrás
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Produção de Recursos Educacionais Abertos - REA
Dr. Marineli J. Meier Coord. Integração de Políticas de Educação a Distância e REA PARANÁ – PROGRAD/CIPEAD Find More free PowerPoint templates on:
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CONHECIMENTO ABERTO – REA PARANÁ REUSE . REVISE . REMIXE . REDISTRIBUA
REA PARANÁ PROGRAMA PARANAENSE DE PRÁTICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS CONHECIMENTO ABERTO – REA PARANÁ REUSE . REVISE . REMIXE . REDISTRIBUA
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Atribuição CC BY Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir desse trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis.
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Essa apresentaçao foi elaborada com o objetivo de auxiliar, orientar o educador, estudante e interessados na produção, remixagem, revisão de REA. A apresentação foi baseada na experiência do autor e nas referenciais indicados a cada slide. Um dos objetivos do REA PARANÁ é disseminar as práticas educacionais abertas. Dessa forma, essa apresentação pretende indicar alguns pontos importantes a serem considerados na criação, remixagem, revisão de REA. Slides elaborados a partir : Camilleri, Anthony F.; Ehlers, Ulf Daniel; Pawlowski, Jan: State of the Art Review of Quality Issues related to Open Educational Resources (OER). Luxembourg : Publications Office of the European Union 2014, 52 S. - (JRC Scientific and Policy Reports) - URN: urn:nbn:de:0111-opus-91019
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REA PARANÁ O que é : A ação conjunta, formalizada por intermédio do Termo de Cooperação, entre UTFPR e UFPR; Processo nº / Estabelecer a cultura de Práticas Educacionais Abertas (PEA) , com o intuito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem; Possibilitar ao estudante e docente acessar, produzir e disponibilizar Recursos Educacionais Abertos (REA).
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PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS
práticas que sustentam a (re) utilização e produção de REA por meio de políticas institucionais, promovendo modelos pedagógicos inovadores, respeitando e capacitando alunos como coprodutores no seu caminho de aprendizagem. (
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REA São considerados : Conteúdos de aprendizagem
Ferramentas (software de uso, reuso, etc) Recursos de implementação de REA (licenças,localizar rea) ISCHINGER In :CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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REA 1. recurso breve e conciso (conteúdo muito focalizado e específico: uma imagem, uma infografia, um documento, uma wiki, etc); 2. proposta ampla e complexa (por exemplo, um módulo ou um curso completo como é o curso PREA).
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Dica para você aprender uma pouco mais sobre REA
Projeto “Práticas educacionais abertas: uma abordagem de base na América Latina e Europa para desenvolver um espaço comum de educação superior” Atividade 3 “Adoção de REA”
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ADAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO
MATERIAL EDUCACIONAL REA deve: DISPONÍVEL E ACESSÍVEL Licença; Características técnicas formais (técnicas e de apresentação) ADAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO
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CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM REA ESTAR NUM Repositório Digital
Ser um recurso ou uma prática educacional aberta REA E Prática Digital Aprendizagem Licença aberta ESTAR NUM Repositório Digital REA PARANÁ FORMATO FINALIDADE
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DECISÕES SOBRE O REA Achar um REA e vai usá-lo. Redistribuir REUSAR
Você vai ajustar, adequar o REA para a suas necessidades. Você vai compartilhar o REA (seja ele original, revisado ou remixado) Nesse caso você utilizar vários REA para produzir um novo REA. Achar um REA e vai usá-lo. REUSAR REMIXAR REVISAR REDISTRIBUIR CRIAR REA Redistribuir
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Formato (texto, vídeo, imagem)
Público Alvo Finalidade /objetivo Formato (texto, vídeo, imagem) REA Prática Ed. Aberta REFLITA SOBRE :
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Planejamento Pesquisa Organização Implementação –forma Revisão
Indepedente do R que adotar vai precisar de: Revise Remixe Reuse Redistribue Planejamento Pesquisa Organização Implementação –forma Revisão Atualização
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ATENTE !!! Objetivo pedagógico Conteúdo Apresentação
Roteiro, sumário, aplicabilidade Normalização científica Linguagem adequada Referências Licença aberta Avaliação Finalidade de aprendizagem Orientar o uso, reuso, remixagem, REA Fonte autor , Meier , 2014
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Criação ou adaptação de REA
1. Projeto para o acesso: aspectos econômicos, técnicos, cognitivos, físicos; 2. Projeto para a gestão: grau de intervenção e controle do usuário; 3. Projeto de apropriação: usuário trabalha e ou utiliza o REA a partir de licenças abertas; 4. Projeto para a participação: fomenta a participação da comunidade no desenvolvimento ou ampliação do REA; 5. Projeto para uma experiência: princípio de usabilidade e ergonomia. Uso adequado/ amigável; 6. Projeto para o aprendizado: prevê aplicação e sugere situação de aprendizagem. Kahle (2008) e ampliados por Maina & Guàrdia (2012) In: Curso de formação online Princípios e estratégias de educação aberta para a inovação docente (PREA).Atividade 3: Adoção de Recursos Educacionais Abertos ( )
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Perguntas sobre qualidade
1 O material é academicamente pertinente – abrange um corpo de conhecimento significativo? 2. É pedagogicamente bem estruturado e corresponde a um modelo pedagógico específico, apresenta os resultados e as formas de avaliar os resultados de aprendizagem? A forma como o material é apresentado permite aos alunos conhecer os resultados de aprendizagem? LANE In: CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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Aspectos de qualidade do REA
Qualidade das Organizações: abordagens de gestão de qualidade, alvo uma cultura global de qualidade. Creditações organizações certificadas. Qualidade de Cursos: programas de certificações. Com relação ao conteúdo - qualidade de metadados, linguagem e gramática. O conteúdo muda de forma dinâmica - planejar controle de qualidade. Qualidade de Metadados: Metadados são avaliados quanto a sua qualidade. Qualidade Individual: mecanismos que permitem a manifestação do usuário. Transmissibilidade e Adaptabilidade: este é um atributo-chave de qualidade sobre adaptação de língua, cultura, design, didática etc PAWLOWSKI In: CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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REA http://www.esvial.org/wp-content/files/Atica2012_pp63-77.pdf
INTEROPERÁVEL VISIVEL EM QUALQUER DISPONÍVEL FÁCIL DE SE ADAPTAR –DESIGN MODULAR FÁCIL DE ENCONTRAR
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REA http://www.esvial.org/wp-content/files/Atica2012_pp63-77.pdf
FÁCIL DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO NÃO EXIGE RECURSOS DE BANDA OBJETIVO E INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS FÁCIL DE APRENDER, DIFERENTES USUÁRIOS
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Acessibilidade do REA Descrições - das imagens,
Transcrição - do conteúdo do áudio, Legendas - para os conteúdos de vídeos, Hiperlink - com informação, função e finalidade. Outros elementos - símbolos, cores, tabelas, gráficos (informações, descrições, formatos acessíveis).
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Usabilidade do REA interesse para os objetivos pedagógicos do curso,
usabilidade dentro do sistema ou plataforma digital, adequação cultural, comunicando corretamente dentro do contexto cultural que é aplicada, infra-estrutura – para baixar o objeto ( tamanho do objeto, e a redundância de acesso). NASH: In: CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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Elementos culturais dos REA
Modelo tradicional de design instrucional RESC (Recursos Educacionais com Saliências Culturais) - que expande o conceito de RE ao explicitar os elementos culturais e oferecer suporte e explanações (por exemplo: guia para o professor ou aprendiz). 2. n-Cultura - os designers sabem que o recurso poderá ser utilizado em diferentes contextos, trazem ao grupo de desenvolvimento pessoas com a necessária diversidade. 3. REAC (Recursos Educacional com Adaptações Culturais) - este é um recurso educacional altamente flexível, que pode ser adaptado por múltiplos atores em contextos diferentes. Adaptação.Tel Amiel, Michael Orey, Richard West. Recursos Educacionais Abertos (REA): modelos para localização e. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p , mar – ISSN:
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Noções de qualidade Eficácia - a adequação à finalidade do objeto. Exemplo: facilidade de reutilização ou valor educativo. Impacto - é uma medida do grau que indica se é eficaz. Impacto = natureza do objecto / conceito si, o contexto no qual ele é aplicado. Disponibilidade - é uma pré-condição para a eficácia e impacto. Disponibilidade = a transparência e a facilidade de acesso. Precisão - é uma medida de e precisão - ausência de erros. Excelência - excelência compara a qualidade de um objeto ou conceito de seus pares. Potencial máximo de qualidade teórica CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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Licença Etapa Essencial !
Defina os usos que vai permitir do seu material; Para revisar, remixar, redistribuir verifique a licença dos REA envolvidos. Publique seu material com o símbolo da licença e a explicação do que ela permite .
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LICENÇA ABERTA PERMITE
- - Reusar: permite, usar a versão original ou criada com base em outro REA; - Revisar: adaptar o REA para a necessidade em questão; - Remixar: permite utilizar vários REA para produzir novos materiais; - Redistribuir: é a permissão de fazer cópias, compartilhar o original e o REA revisado ou remixado. LICENÇA ABERTA PERMITE
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Fonte: http://www.rea.net.br/site/apresentacoes
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Checagem, edição, aprovação
Auto-Reflexão (verificação+ interna) - onde o autor / sujeito da análise de qualidade verifica seu próprio trabalho. Aprimorar de acordo com um conjunto de padrões de qualidade. Peer-review (verificação externa) - avaliação externa - sugestões de melhoria, autor adequa e considera. Revisão Externa (aprovação) - revisão por pares para garantir rigor metodológico e consistência, ou do próprio recurso (a re-avaliação), com a intenção de ajustar para publicação. Sugestão para autores de REA ! Fazerem revisão entre pares. CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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Metadados - localização
Localização - identificação de recursos de aprendizagem relevantes; Avaliação - adequação à finalidade para a utilização prevista. Os recursos são localizados por meio de: ferramentas de busca, como aqueles construídos em repositórios comuns e motores de busca, recomendações da comunidade, como sugestões dadas em fóruns, guias de aprendizagem de recursos etc, recomendações automatizadas, como ferramentas que digitalizar histórico de navegação de um usuário, e recomendar recursos semelhantes, referências, tais como bibliografias ou listas de recursos utilizados. CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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Possibilidades de gestão dos Respositórios REA PARANÁ
Publicação Autopostagem Postagem pela bibliotecária/outro da equipe Possibilidades de gestão dos Respositórios REA PARANÁ
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Formatos Possibilidades? Acessibilidade Interoperabilidade
Portabilidade Interoperabilidade Durabilidade Reusabilidade
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Formatos ODT Google Docs http://picasa.google.com (fotos)
(imagens+, SL) (vídeo, SL) (som, SL)
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Infográficos há ferramentas para sua criação como: o easel
Infográficos há ferramentas para sua criação como: o easel.ly – Create and share visual ideas online, a Visual.ly, Piktochart, Hohli Charts, amCharts, Visual Editor, Google Chart Tools, Wordle, Icon Archive, Infogr.am e Pixlr. Infográficos combina mapas, gráficos, tabelas, diagramas pictográficos e textos que resultam em um objeto ilustrativo de uso jornalístico ou didático (Costa, Tarouco, Biazus, 2011). Utilizá-los como REAs dependerá de outros recursos abertos, com licenças públicas.
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http://openaccess. uoc
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REA ?
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Encontrar REA ? http://www.opendoar.org/ REA BRASIL
Referetório Abed Diretório de Repositórios de acesso aberto
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Localizar REA? (
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iTune U funciona como um agregador de REA
iTune U funciona como um agregador de REA. Criado pela Apple, é o maior catálogo online de conteúdo didático gratuito. São mais de 500 mil aulas, cursos e materiais didáticos ( Stanford, Yale, MIT, Oxford, UC Berkeley, OU – The Open University, etc) YouTube EDU REA editados na linguagem audiovisual, milhares de vídeos educacionais gratuitos (Stanford, PBS e TED, etc. ). Há canais tipo – YouTube for schools – uma rede personalizada Youtube Teachers abriga centenas de listas de vídeos direcionados à educação. As listas organizadas por assunto e série foram criadas por professores para professores.
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Vantagens e Características desejáveis
Concluindo !!! Vantagens e Características desejáveis
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Características desejáveis para Tecnologias Educacionais
Princípios éticos Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; Arquitetura gráfica aos objetivos didático-pedagógicos Coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica Avaliação o desempenho educacional Guia de Orientações Didáticas Acessibilidade da tecnologia Usabilidade e ergonomia da tecnologia Coerência entre essa fundamentação e o conjunto de textos, Favorecer o processo de ensino e aprendizagem; Correção e atualização de informações e procedimentos Potencial de disseminação Favorece as capacidades básicas do pensamento autônomo e crítico, Relações que se estabelecem entre os objetivos de ensino e aprendizagem propostos Impactos esperados sobre os indicadores de qualidade Acessibilidade Fonte: Edital do MEC,2014
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Vantagens e características - REA
REA - reutilizado, compartilhado e adaptada. Acesso á arquiteturas de aprendizagem abertos. Usar REA para transformar o aprendizado. Aprender a partir de uma construção ativa de conhecimento que eles compartilham com os outros e recebem feedback e comentários. Conceito de melhoria da qualidade - validação externa. Mudança do paradigma educacional - o conhecimento é co-criado e facilitado atraves da reflexão mutua. Contribuir para a valorização e reconhecimento das instituições de ensino. CAMILLERI; EHLERS; PAWLOWSKI (2014)
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MOOC – Curso massivos Abertos Online
CourseBuffet - Coursetalk Class Central
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Se você gostou compartilhe !!! Marineli Joaquim Meier
Espero que esse material contribua para criação, revisão, remixagem de REA. Ele envolveu a leitura e compilação de vários materiais que você poderá acessar e aprofundar. Outra opção é você revisá-lo, ou remixar. Criado em 24/10/2014 Atualizado 23/05/2015 Se você gostou compartilhe !!! Marineli Joaquim Meier
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