A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Uma comparação entre os critérios de qualidade utilizados para avaliação de cursos a distância. Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008

2 Origem da Discussão • O contato com critérios de avaliação da qualidade: Referenciais MEC (1998) e os parâmetros elaborados pelo NEA/Blackboard (2000) foram base para as entrevistas qualitativas realizadas numa pesquisa de doutorado com os coordenadores do curso Gestores da UNICAMP. (2007)

3 Objetivo da sistematização
Fundamentar teoricamente o instrumento e as categorias de análise da pesquisa. Investiga a questão da qualidade em cursos a distância, baseando-se nos dois indicadores. Propõe um Estudo de caso sobre o curso semi-presencial “Gestores” da Unicamp/ Secretaria da Educação de SP.

4 O curso GESTORES Curso oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e oferecido para servidores em cargos de gerenciamento do sistema público estadual de ensino participantes do CEGE - Curso de Especialização em Gestão Educacional.

5 Problema de Pesquisa Quais aspectos foram considerados pelos coordenadores no planejamento dos módulos do curso visando garantir o processo de aquisição de conhecimentos e habilidades solicitadas para a formação do gestor? Investigação sobre a qualidade.

6 Indicadores de Qualidade MEC
MEC – Cursos de Graduação Indicadores para orientar professores, técnicos e gestores de instituições de ensino superior com o objetivo de garantir que a autorização de cursos a distância venha atrelada ao empenho por maior qualidade em seus processos e produtos. (CASTRO NEVES, 1998).

7 Articulação entre Indicadores
Os dez indicadores encontram-se articulados entre si. Necessário adotá-los de forma global na construção de seu projeto. Orienta também as comissões de avaliação.

8 Discussão dos Indicadores MEC
1. Integração com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino superior como um todo e para o curso específico. 2. Desenho do projeto: a identidade da educação a distância.

9 Discussão dos Indicadores MEC
3. Equipe profissional multidisciplinar (conteudistas, técnicos, suporte pedagógico e estrutural). 4. Comunicação/Interatividade entre professores e aluno.

10 Discussão dos Indicadores MEC
5. Qualidade dos recursos educacionais. Qualidade no presencial não é garantia de sucesso nas ações a distância. – Resultado mais importante da pesquisa de doutorado citada anteriormente.

11 Discussão dos Indicadores MEC
6. Infra-estrutura de apoio 7. Avaliação de qualidade contínua e abrangente 8. Convênios e parcerias 9. Edital e informações sobre o curso de graduação a distância 10. Custos de implementação e manutenção da graduação a distância.

12 As referências de Qualidade IHEP
abril de IHEP - Institute for Higher Education Policy . Essa pesquisa resultou em um total de 45 itens de qualidade recomendados. Identificação de instituições com experiência em cursos de EAD mediados pela internet.

13 As referências de Qualidade IHEP
A escolha das instituições levou em consideração entre outros aspectos: O tempo de experiência da instituição em ensino a distância Seu nível de reconhecimento regional e nacional Oferecerem mais de um programa de pós-graduação e graduação a distância pela internet.

14 As referências de Qualidade IHEP
Foram identificados 24 padrões de referência considerados essenciais para garantir a excelência em aprendizagem a distância mediada pela Internet. Estes foram agrupados em sete categorias:

15 As referências de Qualidade IHEP
1. Suporte Institucional; atividades para garantir um ambiente adequado para a qualidade do ensino a distância e políticas que orientam o desenvolvimento do ensino pela Internet. Esses padrões relacionam aspectos como infra – estrutura técnica, planos de tecnologia e incentivos profissionais.

16 As referências de Qualidade IHEP
2. Desenvolvimento de curso; Esta categoria inclui itens relativos ao desenvolvimento do curso pela Internet, incluindo a análise, o planejamento, a implementação, testes, avaliação e manutenção.

17 As referências de Qualidade IHEP
3. Processo de Tecnologia e Aprendizado; Relaciona a complexidade de atividades necessárias ao bom funcionamento dos cursos quanto aos critérios de pedagogia e didática.

18 As referências de Qualidade IHEP
4. Estrutura do curso; Definem as políticas e procedimentos que fornecem suporte ao processo de tecnologia e aprendizado e incluem definição dos objetivos do curso. Disponibilidade de recursos bibliográficos, tipos de materiais disponíveis para estudantes, tempo de resposta aos estudantes e avaliação das expectativas dos estudantes.

19 As referências de Qualidade IHEP
5. Suporte ao Estudante; Esta categoria inclui um conjunto de serviços oferecidos em suporte às atividades dos estudantes tais como; treinamento e assistência no uso dos recursos online.

20 As referências de Qualidade IHEP
6. Suporte ao Corpo Docente; Os itens dessa categoria relacionam algumas atividades de assistência e suporte fornecidos por membros mais experientes ou por terceiros.

21 As referências de Qualidade IHEP
7. Avaliação e Auditoria; Os itens nessa categoria são políticas e procedimentos que definem como as instituições devem avaliar a qualidade de seus cursos.

22 Aproximação dos 2 Referenciais
Proximidade entre as categorias e indicadores/padrões que os compõem. Temos, a seguir, um quadro, com a exposição das semelhanças entre os referenciais propostos.

23 Quadro Comparativo

24 Diferenciação Os indicadores de qualidade do IHEP enfatizam a necessidade de existir de um plano de tecnologia documentado que inclui medidas de segurança (senha de proteção, criptografia, sistemas de cópias de segurança, entre outras.) Garantia da integridade e a validade das informações e também a manutenção do padrão de qualidade.

25 Diferenciação A eficiência do programa educacional deve ser avaliada através de um processo que use vários métodos e aplique padrões específicos. Relevância ao processo de infra-estrutura que deve ser centralizado e prover suporte para construção e manutenção do projeto de EaD.

26 Diferenciação Os critérios e as recomendações do MEC/SEED (1998) enfatizam o estabelecimento de padrões que busquem integração com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino superior como um todo, não somente o ensino a distância.

27 Diferenciação Enfatizar a necessidade de convênios e parcerias na viabilização dos cursos e principalmente a necessidade de intensa comunicação e interação entre professor e aluno. Não existe aproximação entre o critério 8. Convênios e parcerias com os indicadores IHEP.

28 Categorias de análise da pesquisa
1. Ensino/aprendizagem; 2. Estrutura de cursos; 3. Suporte ao aluno; 4. Suporte ao corpo acadêmico; 5. Indicadores de avaliação; 6. Suporte institucional; 7. Desenvolvimento de cursos.

29 Sujeitos da Pesquisa Coordenadores e supervisores de nove módulos que compõem o curso Gestores. Entrevistas abertas com roteiro pré-estruturado e posteriormente submetidas à análise de conteúdo. (BARDIN, 2001)

30 Principais resultados
Objetivo da pesquisa: percepção dos coordenadores e supervisores. De maneira geral: Positiva Aprenderam com a experiência – o funcionamento com autonomia das disciplinas foi um elemento positivo.

31 Principais resultados
É necessária uma Avaliação crítica do curso pela Instituição e por todos os envolvidos. Repensar a forma de ofertar o curso, sua estrutura e a adequação às reais condições do público-alvo.

32 Discussão final Atualidade dos referenciais ou necessidade de Atualização? Necessidade de articulação entre todos os padrões. Critérios para orientar os cursos de pós graduação, especialização a distância.

33 Contato Obrigada!!!!


Carregar ppt "Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google