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Equipe responsável pela produção

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtora: Isabel Cristina da Silveira Ribeiro Validadora: Cristina Rossi Coordenador: Rogério Melo Equipe responsável pela produção Disciplina Ano Aula número Educação Física 3 Tema da Aula Digital ATLETISMO: Corridas de fundo e meio fundo. Reflexão sobre vitória e derrota. Qualidades Físicas: resistência e força.

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer as corridas de meio fundo e fundo e identificar as qualidades físicas resistência e força presentes nessas modalidades. Refletir sobre os valores envolvidos na vitória e na derrota. Estimular o interesse do aluno pela prática de atividade física regular. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior você aprendeu que ... a velocidade está presente em vários esportes . as corridas de velocidade (100m, 200m e 400m), por terem uma pequena distância a ser percorrida, são as mais rápidas. velocidade, força e resistência são capacidades físicas importantes para um bom desempenho nas corridas de velocidade.

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade No início da aula pergunte aos alunos sobre os principais pontos abordados na aula sobre corrida de velocidade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita com toda a turma.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
A AULA DE HOJE TAMBÉM ESTÁ MUITO LEGAL! Você vai conhecer as corridas de meio fundo e as corridas de fundo. Vai aprender sobre as qualidades físicas força e resistência , e o quanto são importantes para os mais diversos esportes. Vai refletir sobre como devemos encarar a vitória e a derrota nas competições esportivas e também na nossa vida! No final da aula você estará apto a aplicar seus conhecimentos nas aulas de educação física e a participar de competições de corrida, sabendo que vitória e derrota fazem parte do nosso aprendizado. Prepare-se para grandes emoções!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade É importante despertar o interesse da turma para o tema da aula, esclarecendo quais são os objetivos e conteúdos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Vamos ver se você consegue responder às seguintes questões: Quais são as corridas de fundo e meio-fundo? Quais as principais capacidades físicas envolvidas nas corridas de fundo? Um sedentário pode correr uma maratona? Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo! Ao final da aula você conseguirá responder a essas e outras questões!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá apresentar a questão-desafio, instigando seus alunos a encontrarem uma solução. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes solucionar a questão apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
. Atividade 4: Por que isso é importante? Correr sempre foi uma das atividades preferidas do ser humano. Além de ser prazeroso, traz vários benefícios a seus praticantes. No atletismo, as corridas de longa distância despertam grande interesse. É emocionante observar os atletas superando seus limites. Conhecendo as corridas de fundo e meio-fundo e aprendendo sobre a importância da força e resistência na prática esportiva e no cotidiano, você poderá adquirir hábitos saudáveis para a sua vida! Então vamos lá! Siga em frente!

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá relacionar os objetivos e conteúdos da aula com situações do cotidiano. Pergunte se os alunos costumam correr, em que situações, local e duração média da corrida. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Teste seus conhecimentos respondendo as perguntas abaixo: As corridas de fundo são corridas de longa distância. Sua principal prova é: A maratona. A corrida de metros. A corrida de revezamento. A corrida com barreiras.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! A principal corrida de fundo é a maratona. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Que pena! A principal corrida de fundo é a maratona. Feedback Negativo para a alternativa c: Que pena! A principal corrida de fundo é a maratona. Feedback Negativo para a alternativa d:

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Quais as capacidades físicas mais utilizadas nas corridas de meio fundo e fundo? Agilidade e força. Resistência e força. Força e flexibilidade. Flexibilidade e resistência.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. Que pena, não é essa a resposta certa. As capacidades físicas mais utilizadas nas corridas de meio-fundo e fundo são resistência e força. Feedback Positivo para a alternativa b: Parabéns! As capacidades físicas mais utilizadas nas corridas de meio-fundo e fundo são resistência e força. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
As corridas de meio-fundo são realizadas na pista de atletismo. Para essas provas os atletas devem: Utilizar o bloco de saída na largada e permanecer em sua raia até o final da prova. Utilizar o bloco de saída na largada, podendo passar para outra raia durante a prova. Sair de pé e permanecer em sua raia até o final da prova. Sair de pé, podendo passar para outra raia durante a prova.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! Nas provas de meio-fundo e fundo os atletas devem sair de pé, podendo passar para outra raia durante a prova. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Nas provas de meio-fundo e fundo os atletas devem sair de pé, podendo passar para outra raia durante a prova.

18 Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 13 Checagem ATIVIDADE 14 a 17

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Você já reparou que quando corremos nosso coração bate mais rápido? Será que correr faz mal ao coração? Por que será que alguns atletas conseguem correr durante horas?

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Solicite aos alunos que respondam oralmente as questões apresentadas. Mesmo havendo divergência de respostas, não apresente suas conclusões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 9: A Corrida A corrida é uma atividade física muito popular, praticada por atletas e amadores. No atletismo elas são divididas de acordo com a distância a ser percorrida: Velocidade curta distância Meio-fundo média distância Fundo longa distância Cada tipo de prova exige um condicionamento físico diferente. O atleta precisa estar preparado para aprova que vai participar. Hoje você vai conhecer as corridas de média e longa distância e as capacidades físicas necessárias para a sua prática

23 Atividade 9: Corrida Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Explique a relação entre atividade física, condicionamento físico e a duração da atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

24 Atividade 10: Corrida x Resistência
Para que os atletas consigam realizar atividades de longa duração é necessário que adquiram resistência física. RESISTÊNCIA FÍSICA é a qualidade física que permite realizar esforços de longa duração resistindo à fadiga. Clique nas imagens abaixo e conheça alguns campeões da resistência

25 Atividade 10: Corrida x Resistência
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientar os alunos na leitura dos textos contidos nos links. Explanar sobre as dúvidas que surjam no decorrer da leitura. Fomentar a curiosidade e os questionamentos. Falar sobre a relação da resistência dos animais e do homem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os links apresentam textos sobre tipos de resistência e a resistência de alguns animais e do homem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. .

26 Atividade 11: Corrida x condicionamento físico
Correr uma maratona, por exemplo, exige uma preparação adequada do organismo para suportar as exigências da prova. É preciso que o coração e os pulmões estejam preparados, pois eles precisam trabalhar com eficiência para que o oxigênio e os nutrientes, fontes de energia, cheguem até os músculos. Por isso os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais rápidos durante a atividade física. Para participar de uma maratona é necessário treinamento com profissional qualificado e orientação médica. Clique no ícone abaixo e verifique sua FC. Preste atenção na forma como a língua portuguesa é falada em Portugal. Faça o teste: Com a ajuda de seu professor de educação física verifique sua frequência cardíaca (FC) em repouso. Depois corra 2 minutos e verifique novamente. Houve alteração? Compare seu resultado com os de seus colegas. Tire as conclusões com seu professor.

27 Atividade 11: Corrida x condicionamento físico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique a importância de um bom condicionamento físico para a prática de atividade física, a função do coração e dos pulmões, o que é frequência cardíaca, como medi-la e sua a alteração durante a corrida. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . O link traz um vídeo explicativo sobre como verificar a frequência cardíaca manualmente. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

28 Atividade 12: Resistência x Força
Tente segurar uma caneta com o braço estendido durante 10 minutos. Você vai ver que não é nada fácil, pois precisamos de resistência muscular.  Vamos fazer uma comparação Agora faça uma “queda de braço” com o seu colega. Você acredita que precisou de resistência ? Percebeu a diferença? Pois é... Na “queda de braço” nós utilizamos a força! FORÇA é a qualidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Combine com seus colegas uma competição de queda de braço. Vai ser divertido!

29 Atividade 12: Resistência x Força
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Questionar os alunos sobre a diferença entre resistência e força. Fazer a atividade solicitada e auxiliá-los na resolução dos problemas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

30 Atividade 13: Tipos de Força
Utilizamos a força em vários esportes e em vários momentos de nossa vida. Ela possui três classificações. A força e a resistência são importantes não só para a prática esportiva, como também, para o nosso dia a dia. Para adquiri-las é necessário treinamento!!!

31 Atividade 13: Tipos de força
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explicar o conteúdo do slide relacionando-o com outras situações do cotidiano. Exemplificar algumas situações comuns no dia a dia em que precisamos utilizar o elemento força (exemplos: sustentar sacolas, levantar móveis ou objetos pesados, uma corrida repentina para pegar um ônibus, etc) Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
A prática de atividade física traz diversos benefícios para a saúde. Baseando-se nessa afirmação, responda à questão abaixo: Correr uma maratona sem estar bem condicionado fisicamente pode fazer mal ao coração? Por quê? Sim, porque correr uma maratona cansa muito. Não, correr uma maratona independe do condicionamento físico. Não, qualquer pessoa pode correr qualquer distância porque não sobrecarrega o coração. Sim, porque se o coração não estiver preparado para suportar esta carga de trabalho pode causar-lhe danos.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! Correr uma maratona sem estar bem condicionado pode causar danos ao coração. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Correr uma maratona sem estar bem condicionado pode causar danos ao coração.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2. Durante a corrida há um aumento da freqüência cardíaca. Isto acontece por que: Quando não há um bom condicionamento físico o coração acelera. Quando não há um bom condicionamento físico a respiração fica mais rápida. O pulmão precisa captar uma maior quantidade de oxigênio para suprir as necessidades do organismo. O coração precisa bombear uma maior quantidade de sangue para suprir as necessidades de energia do organismo.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Que pena! Durante a corrida a frequência cardíaca aumenta porque o coração precisa bombear uma maior quantidade de sangue para suprir as necessidades de energia do organismo. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Positivo para a alternativa d: Parabéns! Durante a corrida a frequência cardíaca aumenta porque o coração precisa bombear uma maior quantidade de sangue para suprir as necessidades de energia do organismo.

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3. Para participar de provas de longa duração o atleta precisa de resistência física. Podemos definir resistência física como: O somatório de força + velocidade. A capacidade física que permite o atleta fazer um esforço sem alterar a frequência cardíaca.. A capacidade física que permite realizar esforços de longa duração resistindo à fadiga. A capacidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena! Resistência física é a capacidade física que permite realizar esforços de longa duração resistindo à fadiga. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Resistência física é a capacidade física que permite realizar esforços de longa duração resistindo à fadiga. Feedback Negativo para a alternativa d:

38 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4. Utilizamos a força em vários esportes e em vários momentos de nossa vida. Ela possui três classificações: dinâmica, estática e explosiva. Qual das opções abaixo é exemplo de força estática? Um chute à gol. Uma cortada no voleibol. A sustentação de um peso. A saída de bloco na largada da corrida.

39 Atividade 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena! Um exemplo de força estática é a sustentação de um peso. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Um exemplo de força estática é a sustentação de um peso. Feedback Negativo para a alternativa d:

40 Atividade 14 a 17: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

41 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 18 a 22 Checagem ATIVIDADE 23 a 27

42 Atividade 18: Corrida x Resistência
Elas são divididas em: Corridas de meio-fundo: 800m, 1.500m e 3.000m Corridas de Fundo: 5.000m, , marcha atlética e maratona. Você vai conhecer as provas de resistência do atletismo Clique nos ícones ao lado e saiba mais! Agora clique nesse ícone e assista a um vídeo sobre corridas de fundo realizadas na rua

43 Atividade 18: Corrida x Resistência
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Entrar no tema propriamente dito sobre as corridas de fundo e meio fundo. Deixar que os alunos leiam sobre o assunto e elucidar dúvidas que surjam. Pedir que assistam ao vídeo sobre a história da participação das mulheres nas provas de fundo. Levantar questionamento sobre preconceito contra as mulheres. Video da história das mulheres nas provas de fundo Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os links complemetam os remas apresentados no slide para o aluno. Textos: Vídeo: Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

44 Atividade 19: Corridas de meio-fundo e fundo
Nas corridas e meio-fundo e fundo realizadas na pista de atletismo as partidas são efetuadas de pé e existem apenas duas ordens: “Aos seus lugares!” e o respectivo sinal de partida. São elas: 800m 1.500m 3.000m 5.000m 10.000m Que tal espiar uma corridinha? Clique no ícone ao lado e assista ao vídeo da final dos 800m masculino no Mundial 2011

45 Atividade 19: Corridas de Meio-fundo e fundo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça que os alunos que acessem o link Questione sobre as principais características dessa modalidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo traz a prova de 800m masculino. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

46 Atividade 20: Corridas de Fundo
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: m. Na marcha atlética  o atleta tem que caminhar durante toda a prova mantendo um dos pés no chão, e mais: ao dar cada passo, a perna que avança deve estar reta. Para que esse movimento seja possível, há necessidade de rodar o quadril, o que causa um “requebrar” como consequência. Clique nas imagens acima e assista a vídeos sobre essas modalidades!

47 Atividade 20: Corridas de Fundo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresentar as duas modalidades. Pedir que acessem os links (marcha atlética) e (maratona) Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Clicando nas fotos terão acesso a links sobre as modalidades. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos.

48 Atividade 21: Vamos praticar!
Você pode correr nas aulas de educação física ou nos momentos de lazer. Que tal começar com 5 minutos? Este tempo pode ser aumentado gradativamente. Combine com seu professor ou com seus colegas uma corrida com um tempo pré estabelecido. Você também pode correr através de brincadeiras, como por exemplo os piques. Pesquise e descubra novos pique! Vai ser divertido! Que tal uma competição de marcha atlética? Vocês podem estipular um tempo maior. Ganha quem conseguir marchar até o final.

49 Atividade 21: Vamos praticar!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Proponha a prática de corrida com tempo estipulado. Inicie com 5 minutos. Peça que pesquisem novos piques para serem aplicados na aula prática. Combine uma aula dedicada à marcha atlética. Ensine os principais movimentos. Organize uma competição entre os alunos. Marque um tempo de duração de acordo com a realidade da turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos.

50 Clique no ícone ao lado e assista a um emocionante vídeo
Atividade 22: Rumo à vitória Nas corridas e demais esportes, sempre estamos em busca da vitória. Mas, o que significa vencer? O que é ser derrotado? Clique no ícone ao lado e assista a um emocionante vídeo E aí, gostou? Forme um grupo com seu colegas, sentem-se em círculo e deixe que cada um expresse o que sentiu assistindo ao vídeo. Discutam os valores envolvidos no episódio e reflitam sobre o verdadeiro valor da vitória!

51 Atividade 22: Rumo à vitória!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista ao vídeo com os alunos e deixe que reflitam. Logo após, questione sobre suas opiniões. Pergunte aos alunos se eles acham que a atitude da atleta para completar a prova valeu à pena. Fazer alusão a importância dada pelos meios de comunicação à superação e esforço de atletas. Discutam os valores envolvidos no episódio e reflitam sobre o verdadeiro valor da vitória! Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Pedir que acessem o link que traz um vídeo sobre o esforço da maratonista para terminar a prova. . Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos. Organização da sala de aula:

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
As corridas do atletismo são classificadas de acordo com a distância do percurso em: velocidade, meio-fundo e fundo. Quais são as corridas de meio fundo? 100m, 200m e 400m 400m, 800m e 3.000m 800m, 1500m e 3.000m marcha atlética e maratona.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena, não é essa a resposta. As corridas de meio-fundo são 800m, 1500m e 3000m. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! As corridas de meio-fundo são 800m, 1500m e 3000m. Feedback Negativo para a alternativa d:

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2. Dentre as corridas de fundo a principal é a Maratona. O nome dessa corrida é uma homenagem: ao primeiro vencedor da corrida. a um deus grego chamado Maratona. a uma cidade grega chamada Maratona. a um mensageiro grego chamado Maratona.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena, não é essa a resposta. O nome é uma homenagem à uma cidade grega chamada Maratona. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! O nome é uma homenagem à uma cidade grega chamada Maratona. Feedback Negativo para a alternativa d:

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3. As corridas de meio-fundo são realizadas na pista de atletismo. Ao participar da prova de menor distância dessa modalidade, quantas voltas o atleta terá que percorrer? 1 volta. 2 voltas. 3 voltas. 4 voltas.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. Que pena! A prova de menor distância das corridas de meio-fundo é 800m. Portanto, o atleta terá que dar 2 voltas para percorrê-la. Feedback Positivo para a alternativa b: Parabéns! A prova de menor distância das corridas de meio-fundo é 800m. Portanto, o atleta terá que dar 2 voltas para percorrê-la. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Durante a atividade física há uma alteração na frequência cardíaca. Para sabermos qual a FC, devemos: Observar o ritmo respiratório durante 30 segundos. Contar o número de batimentos cardíacos durante 15 segundos. Contar o número de batimentos cardíacos no intervalo de 1 minuto. Nenhuma das respostas acima.

59 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Que pena! Frequência cardíaca é o número de batimentos cardíacos no intervalo de 1 minuto. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Frequência cardíaca é o número de batimentos cardíacos no intervalo de 1 minuto. Feedback Negativo para a alternativa d:

60 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5. Você assistiu a um vídeo que apresenta a chegada de uma atleta maratonista nas Olimpíadas do Japão Refletindo sobre o vídeo podemos concluir que vencer significa: Superar limites. Eliminar o adversário. Ficar em primeiro lugar. Ficar entre os três primeiros colocados.

61 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! Vencer é mais que ficar em primeiro lugar, mas superar limites. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Que pena! Vencer é mais que ficar em primeiro lugar, mas superar limites. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

62 Atividade 23 a 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

63 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

64 Atividade 28: Você está sendo desafiado!
Seu desafio é fazer um cartaz sobre as corridas de meio-fundo e fundo explicando suas principais características, capacidades físicas e a importância de um bom condicionamento físico para praticá-las. Apresente para seus colegas e cole no Mural da escola. Vá em frente! Ainda restam dúvidas? Peça ajuda ao seu professor!

65 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a resolver problemas mais complexos sobre o assunto estudado. É interessante que os alunos trabalhem em grupos para a resolução do desafio e apresentem suas conclusões para toda a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a atividade seja realizada em grupo. Organização da sala de aula:

66 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Próximo tema ATIVIDADE 31 Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 30

67 Atividade 29: Construindo um Resumo
Nossa aula está chegando ao fim. Vamos ver se você aprendeu sobre o tema. Faça em seu caderno uma lista com 10 palavras que representem o conteúdo estudado. Compare com as palavras escolhidas por seus colegas. Sublinhe as palavras que mais foram citadas e faça um pequeno texto.

68 Atividade 29: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um texto em seu caderno contendo os pontos importantes abordados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

69 Atividade 30: Educossíntese
Agora, verifique se você citou pelo menos 5 palavras que aparecem nos 8 pontos aqui destacados: As corridas de meio-fundo e fundo são provas que exigem força e resistência de seus praticantes. Resistência física é a qualidade física que permite realizar esforços de longa duração resistindo à fadiga. Força é a qualidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Para praticar corridas de longa duração é necessário um bom condicionamento físico. O coração e os pulmões precisam estar preparados pois são muito solicitados para o fornecimento de energia. As provas de meio-fundo são: 800m, m, e 3.000m As provas de fundo são: 5.000m, , marcha atlética e maratona. Vencer não significa necessariamente chegar em primeiro lugar, mas sim superar os próprio limites.

70 Atividade 30: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educosíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

71 Atividade 31: Na próxima aula...
Novas emoções estão por vir ... Você vai conhecer uma prova do atletismo realizada no campo. Você sabe como é realizado o salto em Distância? Quais as qualidades físicas que podemos trabalhar para conseguir saltar melhor? Qual a importância da vitória diante dos valores de superação, coragem e confiança? Prepare-se para aprender e, quem sabe, começar a praticar o salto em distância! Até lá!

72 Atividade 31: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem ilustra o tema da próxima aula para os alunos. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

73 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Textos: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Jogo:


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