A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de."— Transcrição da apresentação:

1 9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto) e pedras. A alvenaria pode servir tanto para vedação ou como estrutura de uma edificação. Neste segundo caso, assume o nome de alvenaria estrutural.

2 BLOCOS CERÂMICOS São blocos vazados moldados com arestas vivas retilíneas, sendo os furos cilíndricos ou prismáticos. São produzidos a partir da queima da cerâmica vermelha. A sua conformação é obtida através da extrusão. Durante este processo toda a umidade é expulsa e a matéria orgânica é queimada, ocorrendo a vitrificação com a fusão dos grãos de sílica.

3 BLOCOS DE CONCRETO

4

5 ALVENARIAS ESTRUTURAIS
ALVENARIAS DE VEDAÇÃO Alvenarias de vedação são aquelas destinadas a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas. Assim sendo, devem suportar tão somente o peso próprio e cargas de utilização, como armários, rede de dormir e outros. ALVENARIAS ESTRUTURAIS

6 Vantagens da alvenaria estrutural: Utilização de Fôrmas;
Produtividade controlada; Desperdício; Prazos; Consumo quantificável. ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO CIMENTO - 1 CAL - 2 AREIA – 6 A 10

7 ALVENARIA ANTES DE INICIAR O SERVIÇO DEVE-SE: Os locais de encontro da primeira fiada e nos contatos da alvenaria com a estrutura devem estar limpos e varridos ENCONTRO DA ALVENARIA COM A ESTRUTURA 1) Umedeça a superfície e aplique o chapisco também na laje, antes de inserir a primeira fiada de blocos.

8 MARCAÇÃO DA ALVENARIA 1) Comece a assentar a primeira fiada de blocos. A dimensão e o posicionamento das paredes vem especificado em projeto. 2) Os tijolos da primeira fiada devem estar alinhados , nivelados e aprumados.

9 MARCAÇÃO DA ALVENARIA

10

11 AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM TELA METÁLICA
Após concluir o assentamento da primeira fiada marcar no pilar os pontos que serão furados para recebimento da tela metálica de amarração; Dobrar a tela em “L” (aproximadamente 90º); Recomenda-se fixar telas a cada 3 fiadas. Para chumbamento pode-se usar uma pistola finca-pinos. As telas devem ter 1cm ou 2cm de espessura a menos que o bloco.

12

13 AMARRAÇÃO DA ALVENARIA NOS PILARES COM FERRO CABELO
Deve ser fixado na estrutura de concreto ferros para amarração da alvenaria na estrutura; Os ferros devem ser fixados com produtos que garantam a aderência.; Recomenda-se fixar ferros-cabelo a cada 3 fiadas.

14 ELEVAÇÃO DA ALVENARIA Inicie a alvenaria pelas paredes periféricas (por segurança); Coloque o escantilhão que será usado para prender a linha posteriormente; Prenda a linha no escantilhão para checar o prumo antes de levantar a parede; As juntas da última fiada (encontro com viga ou laje) devem ser preenchidos com argamassa nas faces interna e externa; As paredes externas deverão ser fixadas provisoriamente com argamassa. Recomenda-se a cada 1,5m.

15

16 ELEVAÇÃO DAS ALVENARIAS

17 ABERTURAS Nos vãos (portas, janelas e caixas de ar) deixar as medidas conforme projeto; As vergas e contravergas não podem ser esquecidas; As vergas e contravergas deverão transpassar no mínimo 20 cm do lado de cada vão.

18 LIGAÇÕES ENTRE PAREDES
Nos encontros entre paredes (“L”, “T” ou cruz) é sempre desejável as juntas em amarração;recomenda-se o emprego de blocos com comprimentos ou formas adaptados para essas ligações.Quando optar-se por encontros entre paredes com juntas a prumo, uma série de cuidados deve ser prevista: maior rigidez dos apoios, disposição de ferros ou telas metálicas nas juntas de assentamento, embutimento de tela no revestimento, cuidados redobrados na compactação da argamassadas juntas horizontais e verticais, etc. Nesse caso a junta deve resultar sempre interna à edificação desaconselhando-se, fortemente, juntas aparentes nas fachadas.

19 FIXAÇÕES (“ENCUNHAMENTOS”)
Nas fixações (“encunhamentos”) com lajes ou vigas superiores, após limpeza e aplicação de chapisco no componente estrutural, recomenda-se o assentamento inclinado de tijolos de barro cozido. Cria-se assim uma espécie de “colchão deformável”, amortecedor das deformações estruturais que seriam transmitidas à parede.

20

21

22 Cuidados a serem tomados 1 – Os tijolos devem ser molhados pouco antes do assentamento, para facilitar a aderência pela eliminação da camada de pó que costuma envolver as peças. A molha serve também para impedir que o tijolo absorva a umidade da argamassa, que fica com menor aderência e resistência à compressão. 2 – A espessura ideal da junta é de 1 cm, mas é aceitável que ela fique com até 1,5 cm. Eventuais variações devem ocorrer única e exclusivamente para ajustar a quantidade de fiadas à cota de respaldo da parede e também para compensar eventuais diferenças de medidas nos tijolos, mas sempre mantendo o nível da fiada e o prumo da parede Saliências maiores que 4,0 cm deverão ser previamente preenchidas com os próprios tijolos da alvenaria, sendo vetado o uso da argamassa para este tipo de enchimento. 4 -- Não se deve cortar tijolo para formar espessura de parede, ou seja, a espessura da parede deve ser conseguida em função da largura do tijolo e não ao contrário Paredes apoiadas sobre vigas contínuas devem ser levantadas simultaneamente, ou seja, durante sua execução não devem ter diferença de altura superior a 1 m. 6 -– Quando a alvenaria estiver sendo usada apenas para vedação, ou seja, enchimento de vãos nas estruturas de concreto armado, são necessárias providências especiais para evitar que a alvenaria trinque junto à viga que fica imediatamente acima. A execução da parede deverá ser suspensa a uma distância de cerca de 20 cm do respaldo, para só depois de 1 ou 2 dias terminar a parede fazendo o que se chama de “encunhamento”. Este é feito com tijolos inclinados ou cortados em diagonal conforme mostra a figura ao lado. Deve-se tomar o cuidado de usar inclinações diferentes nas duas seções ou partes do painel.

23 7-- Não executar paredes de meio-tijolo com comprimento maior que 5 m
7-- Não executar paredes de meio-tijolo com comprimento maior que 5 m. Caso o pano seja maior que isto deve ser prevista uma ou mais colunas de amarração, feitas com concreto armado ou até mesmo com o próprio tijolo Vãos de porta devem ter uma vergas em cima do vão, e os peitoris das janelas devem ter contravergas. Com isto evita-se as trincas a 45º que aparecem nos cantos das portas e janelas em paredes mal feitas Para fazer laje de concreto armado apoiada em alvenaria, deverá ser construída no respaldo, juntamente com a laje, uma cinta de concreto armado com seção mínima de 11 x 11 cm. A função desta cinta é distribuir uniformemente tanto o peso da laje quanto sua movimentação, evitando trincas na alvenaria.


Carregar ppt "9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google