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UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz

2 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL I.
Professor Ms. Emerson Miguel da Cruz. Conceitos da Educação Psicomotora Sob o nome de psicocinética, foi formulada uma teoria geral do movimento a partir da qual foi proposta aos educadores meios práticos que permitem utilizar o movimento como uma das bases fundamentais da educação global da criança. O objetivo da psicocinética é sensibilizar os docentes para a educação psicomotora e mudando o foco da simples “aquisição de habilidades” (Lê Boulch 1987). Hoje em dia o estudo ultrapassam as questões motoras, pesquisando também as ligações com a lateralidade, a estruturação espacial e a orientação temporal; fazem também com que se tome consciência da relação entre gesto e afetividade: como por exemplo uma criança segura de si caminha de forma muito diferente de uma criança tímida (Meur e Staes 1989).

3 Esta forma de abordagem fazia oposição ao modelo de Doutrina do Esporte como base de ensino nas escolas. A prática de atividades visava o desenvolvimento da pessoa como um todo e não simplesmente a aprendizagem de gestos motores específicos. O Fim da educação física não é somente o de formar grandes atletas ou campeões olímpicos. A forma de abordagem a que se propõe a psicomotricidade trabalha principalmente com três elementos; as noções de: corpo, espaço e tempo, que se expressam especificamente na forma do esquema corporal, da lateralidade, da estruturação espacial e da orientação temporal. Devemos levar sempre em consideração que é difícil dissociar os três elementos fundamentais da psicomotricidade, e quando operamos com essa dissociação limitamo-nos a um aspecto bem restrito da realidade, devemos ter claro então que pedagogicamente podemos propor trabalhos com abordagens separadas destes elementos, mas que na verdade eles formam um conjunto

4 Conceitos sobre alguns dos elementos da psicomotricidade:
Esquema corporal: “o esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo. A criança percebe o mundo que a cerca a partir da sua pessoa, sua personalidade se desenvolverá graças a uma progressiva tomada de consciência do seu corpo e das suas possibilidades de transformar o mundo à sua volta” (Wallon apud Meur e Staes 1989). Esquema corporal: é cada parte do seu corpo com o seu respectivo nome, dar noção de nomes das partes e onde estão localizadas (Melhem,revista sprint setembro/outubro 2002). Imagem corporal: “a imagem corporal engloba as formas pelas quais uma pessoa experiência e conceitua seu próprio corpo, esta é influenciada por fatores sensoriais, processo de desenvolvimento e aspectos psicodinâmicos. A imagem corporal deve ser entendida como uma experiência existencial e individual do ser humano, em um universo de inter-relações entre imagens corporais (Tavares 2003).

5 Lateralidade: “Durante o crescimento se define uma dominância lateral, será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo” (Meur e Staes 1989). Lateralidade: “está relacionada a trabalhar as partes do corpo, as partes da frente e de trás do corpo, dando ênfase aos lados direito e esquerdo” (Melhem,revista sprint setembro/outubro 2002). Lateralidade: Junto com a estruturação corporal visa uma melhor definição dos lados do corpo e da sua prevalência de dominância de movimento.

6 Estruturação espacial: “é a orientação, a estruturação do exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, depois a outros objetos pessoas em posição estática ou em movimento” (J.M Tasset apud Meur e Staes 1989). Estruturação espacial é: a tomada de consciência da situação do próprio corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas. A tomada de consciência da situação das coisas entre si. Orientação temporal: A estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função: Da sucessão dos acontecimentos: antes, após, durante. Da duração de intervalos: noções de tempo longo, curto (uma hora, um minuto) Noções de ritmo regular, de ritmo irregular (aceleração, freada) – noções entre cadência rápida e cadência lenta (diferença entre a corrida e o andar). Ritmo: O ritmo abrange a noção de ordem, de sucessão, de duração de alternância.

7 Estruturação espaço-temporal: É a estruturação do indivíduo em relação ao espaço e ao tempo.
Coordenação dinâmica geral: a partir do conhecimento das várias partes do corpo e de seus hemisférios esta coordenação diz da capacidade de realizar movimentos variados. A partir de um comando mental (uma emissão de estímulos pelo cérebro) a criança deve ser capaz de criar ou reproduzir movimentos harmônicos com uma parte do corpo ou várias delas, e ser capaz de aprender novas coordenações específicas de determinados esportes ou habilidades. Coordenação óculo manual: coordenação entre o trabalho das mãos e o campo visual (exemplo: arremesso). Equilíbrio: Caracteriza-se como a forma de permanecer estático ou em movimento sobre uma ou mais bases do corpo. Divide-se em estático, dinâmico e recuperado.

8 Socialização: é trabalhar a relação amizade e conhecimento do grupo, com o grupo e do grupo com o professor. Raciocínio Lógico: está relacionado ao raciocínio; números, figuras, cores, está relacionado a forma do aluno pensar para realizar um determinado exercício (Melhem 2002).


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