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Distribuição Física GESTÃO DE FROTAS.

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Apresentação em tema: "Distribuição Física GESTÃO DE FROTAS."— Transcrição da apresentação:

1 Distribuição Física GESTÃO DE FROTAS

2 Gestão de Frotas Representa a atividade de administrar um conjunto de veículos pertencentes a uma empresa envolvendo serviços de dimensionamento, especificação de equipamentos, roteirizarão, custos, manutenção e renovação de veículos. .

3 Transporte de Cargas No Brasil o transporte rodoviário de carga opera em regime de livre mercado, regulado segundo a Lei nº , de 5 de janeiro de 2007, que dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração. Para exercer essa atividade o transportador depende de prévia inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

4 Empresas de Transporte de Cargas
Carga Geral Cargas sólidas a granel Cargas unitizadas Encomendas Carga viva Cargas perigosas Madeira Móveis Produto sob temperatura controlada Produtos siderúrgicos Valores Veículos automotores Cargas Líquidas

5 Estrutura da Empresa de Transporte
Empresa matriz que coordena as filiais e agencias. Esta coordenação é feita a partir de uma estratégia operacional, administrativa e mercadológica, que visa aproveitar a potencialidade do segmento. Define-se, a localização geografia de filiais e agências visando atingir o mercado alvo. O transporte entre elas é realizado por veículos para deslocamentos de longo curso, o quais têm maior capacidade do que os empregados para operações de coleta e distribuição.

6 Estrutura da Empresa de Transporte
A estrutura organizacional é composta geralmente por diretoria (marketing, operações, financeiro, recursos humanos), gerência ( de final, de marketing, de frotas, operações, administrativo, financeiro), chefias ( encarregado financeiro, promotor de vendas, encarregado de operações, de caixa, de contas a pagar e receber).

7 Setor de Operações Controla todo os meios utilizados para garantir as atividades de movimentação das cargas e a administração. Suas atividades são: Avaliação do desempenho da frota Contratação de veículos autônomos Despacho de veículos Dimensionamento da frota de longo curso Manipulação interna da carga Realização de coletas Realização de carregamentos Armazenagem

8 Setor de Operações Este setor é composto por diretoria de operações, gerente de frotas e gerente de operações. As funções do gerente de frotas são: conservação, manutenção e avaliação do desempenho da frota de coleta e entrega; controle sobre as normas e políticas relativas a contratação de terceiros, programação e controle da frota de longo curso; solução de sinistros, translação de carga entre filiais. As funções do gerente de operações são: estabelecimento e avaliação dos padrões de produtividade de movimentação interna de carga de cada filial, estudo de racionalização da movimentação física da carga, estudo de layout dos armazéns, exame de avarias, supervisão da aplicação da política tarifária da empresa. .

9 Dimensionamento de Frotas
Existem características inadequadas que afetam a produtividade do transporte como: veículos inadequados ao tipo de transporte a que se destinam, má conservação das vias, congestionamentos, lentidão nas operações de carga e descarga, ociosidade e super utilização. Além disso, a falta de conhecimento da demanda , para isto é necessário: Estudo de todo o setor; Coleta de informações para planejar a demanda Estudo dos sistemas envolvidos que podem afetar a procura por transporte

10 Dimensionamento de Frotas
PROCEDIMENTOS Determinar a demanda mensal de carga Fixar os dias de trabalho/mês e as horas de trabalho/dia Verificar as rotas, condições de tráfego (tipo de estrada) Determinar a velocidade no percurso Determinar os tempos de carga, descarga, espera, refeição e descanso do motorista Analisar as especificações técnicas de cada modelo de veículo disponível na praça , afim de determinar o que melhor atende as exigências necessárias para o transporte desejado. Identificar a capacidade de carga útil do veículo escolhido; Calcular o número de viagens/mês possíveis de serem realizadas por veículos Determinar o número de toneladas transportadas por veículo

11 Especificação e Avaliação de Veículos
Qual o veículo ideal para atender a determinada necessidade de transporte? Solução: Definir as características da carga: tipo (sólida, granel, sacaria, etc.); peso específico (kg/m3) ou unitário; volume (m3); fragilidade, tipo de embalagem; limite de empilhamento; possibilidade de unitização; temperatura de conservação; nível de umidade admissível; prazo de validade; e legislação. Definir características do transporte: identificação de origem e destino; determinação da demanda e freqüência de abastecimento; sistema de carga e descarga; horário de funcionamento dos locais de origem e destino; dias úteis por mês; e tempo de carga e descarga.

12 Especificação e Avaliação de Veículos
c) Definir as características das rotas: distancia entre os pontos de origem e destino; tipo de estrada (pavimento e transito). Topografia (rampa máxima e altitude); pesos máximos permitidos em pontes e viadutos; legislação de transito; distância máxima entre os pontos de abastecimento, assistência técnica. d) Definir as alternativas de veículos que atendam as características A,B e C. Alguns itens a serem levantados: relação potencia/peso; torque; tipo de tração; relação de transmissão, tipo de pneumático; motor turboalimentado ou não, manobralidade; tipo de cabine (simples ou leito), tipo de composição (simples, articulada ou combinada); entreixos; capacidade de subida de rampa; peso bruto total; carga líquida, circulo de viragem, tipo de suspensão; autonomia (combustível), sistema de feios, tipo e dimensões da carroçaria; equipamentos auxiliares para carga e descarga, revestimentos especiais da carroçaria; dispositivos especiais relativos à carga (equipamentos de refrigeração, moto-bomba; dispositivos de amarração e fixação da carga.

13 Especificação e Avaliação de Veículos
e) Avaliação: Após as alternativas estabelecidas é preciso avaliar: 1.investimento inicial, 2.custo s de operação e 3.aspectos técnicos. Número de equipamentos necessários; custo unitário; vida útil e condições de financiamento. Determinar o custo por tonelada transportada (multiplicar o custo por quilometro rodado, pela quilometragem a ser percorrida no mês e dividir pela capacidade de carga do equipamento) Compatibilidade com carga de retorno, versatilidade, qualidade e disponibilidade de assistência técnica, intercambialidade de peças de reposição e disponibilidade destas; capacidade da mão-de-obra em operá-lo.

14 Especificação e Avaliação de Veículos
f) Escolha: comparar as alternativas com base nos investimentos , custos de operação, solução de longo prazo, economia e lucratividade.

15 Operação de frotas Definição de como os veículos vão operar e como as tripulações irão trabalhar. As tarefas básicas são: planejamento , programação e controle dos serviços. Os problemas com as tarefas são: roteirização, construção de linhas, alocação de frotas e programação da tripulação, conciliando racionalização, economia e segurança, prazos de entrega, legislação trabalhista, tabela de horários, veículos disponíveis.

16 Operação de frotas COLETA E DISTRIBUIÇÃO
Dividir a região geográfica em zonas Alocar a cada zona (veículo e equipe de serviço) Designar um roteiro (locais de parada, ponto de coleta e entrega de forma seqüenciada. Determinar o tempo de realização do serviço Despachar o veículo (da fábrica, do depósito).

17 Softwares Roteirizadores VSPX TRUCKSTOPS DELIVERY Administrativos
Sistema frotafácil Fortes Frota Sistemas Logísticos Siam _ Sistema de Análise de Mercados Sislog – Simular Logistico SAR – Sistema de Análise Rodoviária SIMOV – Sistema de Viabilidade e Monitoramento de Linhas Rodoviárias PREV FRETES: Sistema de Análise e Projeção de Fretes no Transporte de Derivados de Petróleo.

18 Referência VALENTE, Amir Mattar; NOVAES, Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIEIRA, Heitor. Gerenciamento de transporte e Frotas. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.


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