Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBernadete Gama Alencastre Alterado mais de 9 anos atrás
1
Coesão textual Referência, cadeia de referência, correferentes (anáfora ou termo anafórico, catáfora, correferência não anafórica), coesão lexical, frásica, interfrásica, estrutural, temporal-aspetual
2
sumário 1. Coesão referencial (gramatical)
1.1 correferência anafórica (citado no texto) 1.1.1 anáfora (nominal, pronominal, adverbial) 1.1.2 catáfora 1.1.3 elipse 1.2 correferência não anafórica (fora do texto) 2. Coesão lexical 2.1 repetição/reiteração 2.2 sinónimos/antónimos 2.3 hipónimos/hiperónimos/merónimos/holónimos 3. coesão frásica 4. coesão interfrásica 5. coesão temporo-aspetual 6. (coesão estrutural)
3
1. Coesão referencial referência, cadeia de referência, correferentes
A menina, que já andava morta de saudades, por se ver sem os seus filhos, (0) vestiu-se à pressa com a sua saia de guizos e (0) partiu para a corte. A rainha estava à espera dela e, assim que a viu, deixou-a entrar para um corredor e lançou-lhe as unhas, furiosa, para a afogar.
4
1.1 Anáfora Anáfora (ou termo anafórico) - palavra ou expressão cuja interpretação depende de outra palavra, expressão ou frase textualmente anterior. 1.1.1 nominal: «A casa que Os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida (...) Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma tímida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado (...)».
5
1.1 Anáfora 1.1.1 pronominal: «Em casa havia um tambor. Tinham-lho oferecido pelo Natal.» adverbial: «Ao longe, no alto mar, há ainda o exercício da pesca. Há lá homens. Não os vejo.» (Vergílio Ferreira, Até ao Fim)
6
catáfora e elipse 1.1.2 Catáfora:
«Todos os rapazes se tinham apaixonado por ela. Todos a amavam secretamente. A minha prima era lindíssima.» «Em casa havia um tambor. Tinham-lho oferecido pelo Natal. Mas o garoto não soubera regrar o entusiasmo...» 1.1.3 Elipse: «A gotinha de água era muito infeliz; porém, [] não estava só.».
7
1.2 Correferência não anafórica (contexto extratextual)
O Primeiro Ministro apresentou o orçamento. O Chefe do Governo enfrentou duras críticas. «Camões viveu no século XVI. O autor de Os Lusíadas é um dos maiores escritores portugueses.» «A minha prima ganhou um prémio. Sempre acreditei que a Liliana seria uma advogada de sucesso.»
8
2. Coesão lexical antonímia 2.1 Reiteração/repetição 2.2 Sinonímia
Algumas casas transmitem uma boa energia a quem as visita. Simone Quintas pergunta: ― O que é que você faz que se reflete na sua moradia?‖ antonímia Os dinossauros herbívoros cresceram, tornaram-se enormes, e os predadores carnívoros acompanharam o seu crescimento.
9
Coesão lexical 2.3 hiperonímia — a primeira expressão mantém com a segunda uma relação classe-elemento. Das aves existentes na Terra, o albatroz é a mais grandiosa. Nada mais é preciso para além de ossos, penas, músculos e vento.‖ hiponímia O brinco-de-princesa está na minha lista de flores perfeitas, junto com a flor do maracujá, a lanterninha-japonesa, a tulipa, a íris, a cala... É uma herbácea que pode ser plantada em vasos e jardineiras, e nestas condições, atinge até 2 m de altura.
10
Coesão lexical Holonímia
«A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida (...) Apesar deste fresco nome de vivenda campestre, o Ramalhete, sombrio casarão de paredes severas, com um renque de estreitas varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma tímida fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado (...)».
11
Coesão textual 3. coesão frásica 4. coesão interfrásica
5. coesão temporo-aspetual
12
Coesão textual 6. Coesão Estrutural (paralelismo estrutural): sintático, lexical, fónico, semântico) Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta (...) é vinho, é espuma, é fermento. é tela, é cor. é pincel. (A. Gedeão, Pedra Filosofal)
13
Aplicação Correferência anafórica
1. Tudo começou com um ovo de chocolate que trazia dentro um caracol de brinde. Montou-o, colocou-o no vidro do carro passando a transportá-lo consigo. 2. O chefe espiritual tibetano saudou hoje a proposta da China de retomar o diálogo para ajudar a resolver a crise no Tibete, mas sublinhou que quer "discussões sérias" com Pequim. "Ainda não recebi informações pormenorizadas (sobre este diálogo), mas de maneira geral é bom falar", declarou o líder quando regressava de uma viagem de duas semanas aos Estados Unidos, a Dharamsala, no norte da Índia, onde vive no exílio.
14
Aplicação 3. O brinco-de-princesa está na minha lista de flores perfeitas, junto com a flor do maracujá, a lanterninha-japonesa, a tulipa, a íris, a cala... A flor pendente parece delicada, mas a mistura de roxo e vermelho é viva e moderna. Esta herbácea pode ser plantada em vasos e jardineiras, e nestas condições, atinge até 2 m de altura.
15
Aplicação Correferência anafórica
4. «Ao longe, no alto mar, há ainda o exercício da pesca. Há lá homens. Não os vejo.» (Vergílio Ferreira, Até ao Fim) 5. Em casa havia um tambor. Tinham-lho oferecido pelo Natal.» 6. «Quando cheguei a casa, o meu filho tinha saído.» 7. «A guerra não poupa velhos, mulheres e crianças. Todos sofrem.» 8. «A Maria foi ao cinema e a Sofia, sua prima, também.» 9. «A residência dos Caetano transpira bom gosto. A decoração é luxuosíssima.»
16
Aplicação Anáfora não correferencial
10. A polícia de Denver, nos Estados Unidos da América, deteve quatro pessoas suspeitas de quererem matar Barack Obama. (…) A informação foi transmitida por uma cadeia de televisão norte-americana, depois de um dos indivíduos confessar às autoridades que pretendiam atingir a tiro o candidato à presidência. 11. As autoridades proibiram o consumo de água dos poços em três localidades vizinhas e a rega de cereais a partir dos dois rios. A proibição estendeu-se aos banhos, desportos aquáticos e à pesca.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.