A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 29 DE MAIO DE 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 29 DE MAIO DE 2015."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 29 DE MAIO DE 2015

2 ISCTE-IUL EM N ÚMEROS | 2014/2015 ~ 9000 estudantes ~ 450 docentes (364 doutores T.I. – 90%) ~ 370 investigadores (afetos a I&D a 100%) ~ 230 não docentes Estudantes de Licenciatura47% Estudantes em formação pós-graduada53% Estudantes de Doutoramento700 17% Estudantes internacionais + 70 nacionalidades | 1

3 ISCTE-IUL EM N ÚMEROS | 2014/2015 16 Licenciaturas 50 Mestrados 39 Pós-graduação 22 Doutoramentos 18 cursos oferecidos em inglês + de 200 disciplinas oferecidas em inglês 17 cursos com duplo grau + 350 Acordos Internacionais | 2 55% ou 59% de Autonomia Financeira face ao Estado

4 ISCTE-IUL C AMPUS | 3

5 E STRUTURA |E SCOLAS E D EPARTAMENTOS Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP)  Sociologia  Ciência Politica e Políticas Públicas  Métodos de Pesquisa Social  História Escola de Ciências Sociais e Humanidades (ECSH)  Antropologia  Economia Política  Psicologia Social e das Organizações | 4

6 E STRUTURA |E SCOLAS E D EPARTAMENTOS ISCTE Business School (IBS)  Finanças  Economia  Contabilidade  Marketing, Operações e Gestão Geral  Métodos Quantitativos para a Gestão e Economia  Recursos Humanos e Comportamento Organizacional Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA)  Arquitetura e Urbanismo  Ciências e Tecnologias da Informação  Matemática | 5

7 ESTRUTURA | UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  AUDAX – IUL | Entrepreneurship & Innovation [www.audax.iscte.pt]  INDEG – IUL | ISCTE Executive Education [ www.indeg-iul.pt]  IPPS – IUL | Instituto para as Políticas Públicas e Sociais [www.ipps.iscte-iul.pt] No ISCTE-IUL existem 8 unidades de investigação reconhecidas e avaliadas pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). Possui 4 entidades participadas que se dedicam à transferência de conhecimento para a sociedade: | 6  BGI| Building Global Innovators (Aceleradora) [http://buildingglobalinnovators.eu/]

8 2009 | E STATUTO DA C ARREIRA D OCENTE U NIVERSITÁRIA ( ECDU ) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL Início nas universidades públicas | 7  Cada universidade tem que criar um sistema próprio de Avaliação de Desempenho dos Docentes, no mínimo trienal.

9 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO  Contratação por tempo indeterminado dos Professores Auxiliares;  Alterações do posicionamento remuneratório;  Duas avaliações negativas (2 triénios); fundamento para despedimento/processo de averiguações. 2010 | ISCTE-IUL elabora regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes. | 8

10 PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES  UNIVERSALIDADE: todos os docentes  OBRIGATORIEDADE  TRANSPARÊNCIA  IMPARCIALIDADE | 9

11 PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES PRATICABILIDADE:  Indicadores objetivos  Sem júri de avaliadores  Monitorização contínua (auto + gabinete técnico) | 10

12  ENSINO  INVESTIGAÇÃO  GESTÃO UNIVERSITÁRIA  TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES |11

13 COMPONENTES DO PERFIL A 1840h B 1840h C 1840h D 1840h ENSINO 630 -1214 (34 % -66 %) 0 -736 (0 % -40 %) 0 -1214 (0 % -66 %) 0 -920 (0 % -50 %) INVESTIGAÇÃO 0 -902 (0 % -49 %) 920 -1840 (50 % -100 %) 0 -368 (0 % -20 %) GESTÃO UNIVERSITÁRIA 0 -1214 (0 % -66 %) 0 -607 (0 % -33 %) 0 -1840 (0 % -100 %) 0 -607 (0 % -33 %) EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 0 -607 (0 % -33 %) 0 -1840 (0 % -100 %) P ERFIS DO D ESEMPENHO DOS D OCENTES – 1840 H ORAS A NUAIS | 12

14 E XEMPLO DE P ERFIS DE D ESEMPENHO ENSINO INVESTIGAÇÃ O GESTÃO UNIVERSITÁRIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PERFIL A - JOÃO 50%39%6%5% PERFIL B - PAULA 39%61%1%0% PERFIL C - RUI11%23%66%0% PERFIL D - VÍTOR 22%0%28%50% | 13

15  A definição do objetivo geral consiste na fixação de uma pontuação mínima a ser atingido no triénio por cada docente.  É estabelecido pelo Reitor tendo em atenção os planos estratégicos e as linhas de orientação aprovados pelo Conselho Geral.  Para o triénio 2010/2013 o objetivo era de 270 pontos. OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES | 14

16  NÍVEIS DE DESEMPENHO OBJETIVO PARA TRIÉNIO 2010/2013 | 270 pontos Classificação Pontuação Inadequado Até 90% do objetivo SuficienteEntre 91% e 99% Bom Entre 100% e 129% Muito BomEntre 130% e 169% ExcelenteIgual ou superior a 170% OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES | 15

17 LECIONAÇÃO  Disponibilização no sistema de informação de: FUC; planos de aula de cada disciplina; plano de trabalho autónomo, etc.  Horas de aula por semana  Atividades de inovação pedagógica (disponibilização na Intranet de ficha sistemática/relatório de prática pedagógica inovadora) ORIENTAÇÃO de mestrado  Realizadas dentro do prazo regulamentar MATERIAIS PEDAGÓGICOS  Livros, manuais; produtos multimédia, etc. E NSINO | E XEMPLO DE I NDICADORES | 16

18 PUBLICAÇÕES  Artigos em revistas indexadas  Autoria de livro com avaliação científica (com ISBN)  Capítulo de livro com avaliação científica (com ISBN) (Cada departamento ajustou as pontuações das publicações) PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS CIENTÍFICOS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO INVESTIGAÇÃO | EXEMPLO DE INDICADORES | 17

19 DESEMPENHO DE CARGOS, FUNÇÕES OU ATIVIDADES EQUIVALENTES  Órgãos de Governo e de Coordenação Central  Escolas e departamento  Unidades de Investigação  Os responsáveis destes cargos têm uma pontuação igual à média da avaliação dos docentes da sua unidade, no tempo afeto ao cargo.  No caso do Reitor aplica-se a média geral. GESTÃO UNIVERSITÁRIA | EXEMPLO DE INDICADORES | 18

20 DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PARA A SOCIEDADE  Coordenação de eventos; publicações de difusão geral para a sociedade PRODUTOS  Patentes, fórmulas, modelos, projetos etc. TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO | EXEMPLO DE INDICADORES | 19

21 INVESTIGAÇÃO | TOTAL DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (Nº) | 20

22 INVESTIGAÇÃO | TOTAL DE PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS E SCOPUS) (Nº) | 21

23 INVESTIGAÇÃO | QUALIDADE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS E SCOPUS) (Nº) | 22

24 EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA 2014-2016 AUMENTAR A QUALIDADE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS/SCOPUS):  Q 1 = 80 pontos  Q2 = 60 pontos  Q3 = 30 pontos CITAÇÕES REGISTADAS NO WOS/SCOPUS = 2 pontos por citação. | 23

25 EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA 2014-2016 TETO DAS PONDERAÇÕES EM CADA VERTENTE:  Nenhuma das quatro componentes pode contribuir com mais de 150% do valor do objetivo.  Para poder obter a classificação de Excelente tem: Publicar 2 artigos em Q1 ou Q2 no triénio; Monitorização pedagógica: Pontuação pelos alunos não pode ser inferior ao ponto médio da escala em nenhuma disciplina que lecione no triénio. | 24

26 EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Para a alteração remuneratória é necessário obter pelo menos:  1 Excelente + 1 Muito Bom em dois triénios seguidos | 25

27 PLATAFORMAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO  I-meritus (interna)  www.ciencia.iul (pública) www.ciencia.iul Obrigado | 26


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 29 DE MAIO DE 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google