Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSílvia Costa Chaplin Alterado mais de 9 anos atrás
1
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA 29 DE MAIO DE 2015
2
ISCTE-IUL EM N ÚMEROS | 2014/2015 ~ 9000 estudantes ~ 450 docentes (364 doutores T.I. – 90%) ~ 370 investigadores (afetos a I&D a 100%) ~ 230 não docentes Estudantes de Licenciatura47% Estudantes em formação pós-graduada53% Estudantes de Doutoramento700 17% Estudantes internacionais + 70 nacionalidades | 1
3
ISCTE-IUL EM N ÚMEROS | 2014/2015 16 Licenciaturas 50 Mestrados 39 Pós-graduação 22 Doutoramentos 18 cursos oferecidos em inglês + de 200 disciplinas oferecidas em inglês 17 cursos com duplo grau + 350 Acordos Internacionais | 2 55% ou 59% de Autonomia Financeira face ao Estado
4
ISCTE-IUL C AMPUS | 3
5
E STRUTURA |E SCOLAS E D EPARTAMENTOS Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) Sociologia Ciência Politica e Políticas Públicas Métodos de Pesquisa Social História Escola de Ciências Sociais e Humanidades (ECSH) Antropologia Economia Política Psicologia Social e das Organizações | 4
6
E STRUTURA |E SCOLAS E D EPARTAMENTOS ISCTE Business School (IBS) Finanças Economia Contabilidade Marketing, Operações e Gestão Geral Métodos Quantitativos para a Gestão e Economia Recursos Humanos e Comportamento Organizacional Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA) Arquitetura e Urbanismo Ciências e Tecnologias da Informação Matemática | 5
7
ESTRUTURA | UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AUDAX – IUL | Entrepreneurship & Innovation [www.audax.iscte.pt] INDEG – IUL | ISCTE Executive Education [ www.indeg-iul.pt] IPPS – IUL | Instituto para as Políticas Públicas e Sociais [www.ipps.iscte-iul.pt] No ISCTE-IUL existem 8 unidades de investigação reconhecidas e avaliadas pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). Possui 4 entidades participadas que se dedicam à transferência de conhecimento para a sociedade: | 6 BGI| Building Global Innovators (Aceleradora) [http://buildingglobalinnovators.eu/]
8
2009 | E STATUTO DA C ARREIRA D OCENTE U NIVERSITÁRIA ( ECDU ) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL Início nas universidades públicas | 7 Cada universidade tem que criar um sistema próprio de Avaliação de Desempenho dos Docentes, no mínimo trienal.
9
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES NO ISCTE-IUL EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Contratação por tempo indeterminado dos Professores Auxiliares; Alterações do posicionamento remuneratório; Duas avaliações negativas (2 triénios); fundamento para despedimento/processo de averiguações. 2010 | ISCTE-IUL elabora regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes. | 8
10
PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES UNIVERSALIDADE: todos os docentes OBRIGATORIEDADE TRANSPARÊNCIA IMPARCIALIDADE | 9
11
PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES PRATICABILIDADE: Indicadores objetivos Sem júri de avaliadores Monitorização contínua (auto + gabinete técnico) | 10
12
ENSINO INVESTIGAÇÃO GESTÃO UNIVERSITÁRIA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES |11
13
COMPONENTES DO PERFIL A 1840h B 1840h C 1840h D 1840h ENSINO 630 -1214 (34 % -66 %) 0 -736 (0 % -40 %) 0 -1214 (0 % -66 %) 0 -920 (0 % -50 %) INVESTIGAÇÃO 0 -902 (0 % -49 %) 920 -1840 (50 % -100 %) 0 -368 (0 % -20 %) GESTÃO UNIVERSITÁRIA 0 -1214 (0 % -66 %) 0 -607 (0 % -33 %) 0 -1840 (0 % -100 %) 0 -607 (0 % -33 %) EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 0 -607 (0 % -33 %) 0 -1840 (0 % -100 %) P ERFIS DO D ESEMPENHO DOS D OCENTES – 1840 H ORAS A NUAIS | 12
14
E XEMPLO DE P ERFIS DE D ESEMPENHO ENSINO INVESTIGAÇÃ O GESTÃO UNIVERSITÁRIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PERFIL A - JOÃO 50%39%6%5% PERFIL B - PAULA 39%61%1%0% PERFIL C - RUI11%23%66%0% PERFIL D - VÍTOR 22%0%28%50% | 13
15
A definição do objetivo geral consiste na fixação de uma pontuação mínima a ser atingido no triénio por cada docente. É estabelecido pelo Reitor tendo em atenção os planos estratégicos e as linhas de orientação aprovados pelo Conselho Geral. Para o triénio 2010/2013 o objetivo era de 270 pontos. OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES | 14
16
NÍVEIS DE DESEMPENHO OBJETIVO PARA TRIÉNIO 2010/2013 | 270 pontos Classificação Pontuação Inadequado Até 90% do objetivo SuficienteEntre 91% e 99% Bom Entre 100% e 129% Muito BomEntre 130% e 169% ExcelenteIgual ou superior a 170% OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS DOCENTES | 15
17
LECIONAÇÃO Disponibilização no sistema de informação de: FUC; planos de aula de cada disciplina; plano de trabalho autónomo, etc. Horas de aula por semana Atividades de inovação pedagógica (disponibilização na Intranet de ficha sistemática/relatório de prática pedagógica inovadora) ORIENTAÇÃO de mestrado Realizadas dentro do prazo regulamentar MATERIAIS PEDAGÓGICOS Livros, manuais; produtos multimédia, etc. E NSINO | E XEMPLO DE I NDICADORES | 16
18
PUBLICAÇÕES Artigos em revistas indexadas Autoria de livro com avaliação científica (com ISBN) Capítulo de livro com avaliação científica (com ISBN) (Cada departamento ajustou as pontuações das publicações) PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS CIENTÍFICOS PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO INVESTIGAÇÃO | EXEMPLO DE INDICADORES | 17
19
DESEMPENHO DE CARGOS, FUNÇÕES OU ATIVIDADES EQUIVALENTES Órgãos de Governo e de Coordenação Central Escolas e departamento Unidades de Investigação Os responsáveis destes cargos têm uma pontuação igual à média da avaliação dos docentes da sua unidade, no tempo afeto ao cargo. No caso do Reitor aplica-se a média geral. GESTÃO UNIVERSITÁRIA | EXEMPLO DE INDICADORES | 18
20
DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PARA A SOCIEDADE Coordenação de eventos; publicações de difusão geral para a sociedade PRODUTOS Patentes, fórmulas, modelos, projetos etc. TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO | EXEMPLO DE INDICADORES | 19
21
INVESTIGAÇÃO | TOTAL DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (Nº) | 20
22
INVESTIGAÇÃO | TOTAL DE PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS E SCOPUS) (Nº) | 21
23
INVESTIGAÇÃO | QUALIDADE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS E SCOPUS) (Nº) | 22
24
EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA 2014-2016 AUMENTAR A QUALIDADE DAS PUBLICAÇÕES INDEXADAS (WOS/SCOPUS): Q 1 = 80 pontos Q2 = 60 pontos Q3 = 30 pontos CITAÇÕES REGISTADAS NO WOS/SCOPUS = 2 pontos por citação. | 23
25
EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA 2014-2016 TETO DAS PONDERAÇÕES EM CADA VERTENTE: Nenhuma das quatro componentes pode contribuir com mais de 150% do valor do objetivo. Para poder obter a classificação de Excelente tem: Publicar 2 artigos em Q1 ou Q2 no triénio; Monitorização pedagógica: Pontuação pelos alunos não pode ser inferior ao ponto médio da escala em nenhuma disciplina que lecione no triénio. | 24
26
EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Para a alteração remuneratória é necessário obter pelo menos: 1 Excelente + 1 Muito Bom em dois triénios seguidos | 25
27
PLATAFORMAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO I-meritus (interna) www.ciencia.iul (pública) www.ciencia.iul Obrigado | 26
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.