A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”"— Transcrição da apresentação:

1 Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”

2 Quando o Ministério da Educação recomenda manuais e lhes exalta o carácter pedagógico e adequado, será de esperar que os conteúdos e as actividades sugeridas estejam sincronizados com as idades a que se destinam. Vamos aqui mostrar que, afinal, também em relação a este tema os pais não podem estar descansados:

3 Certamente conhece crianças com 10-11 anos... Se não forem os seus filhos, serão sobrinhos, filhos dos seus amigos, etc... Imagine fazer as seguintes actividades com alguns deles. Mas cuidado! Não experimente!

4 Todas as citações são do livro “Para me conhecer. Para te conhecer”, editado pela APF e recomendado na página 123 das Linhas Orientadoras nos seguintes termos «A obra constitui (…) um bom recurso para professores e outros profissionais».

5 Na página 134 é proposta uma actividade onde as crianças têm que descrever de forma delicada e indelicada as seguintes situações: “Queres descrever as partes sexuais de um homem “Queres descrever as partes sexuais de um homem Queres descrever as partes sexuais de uma mulher Queres descrever as partes sexuais de uma mulher Queres descrever uma actividade sexual” Queres descrever uma actividade sexual”

6 Já na página 182, num capítulo intitulado “Que tem o amor a ver com isto?” vem: “As pessoas têm relações sexuais por muitas razões. Vê se consegues acrescentar algumas ao nosso brainstorm: - Prazer - Poder - Dor - Para ter filhos - Para se sentirem bem consigo próprias - Para impressionar os outros - Por pressão dos amigos - Por pressão social - Curiosidade - Normas culturais - Pressão dos meios de comunicação social - Concretização de fantasias - Como expressão de amor

7 Será que as nossas crianças de 10-11 anos deverão aprender na escola que uma das razões por que as pessoas têm relações sexuais é a DOR? Já agora... Será que existe alguma idade em que se deva aprender isto na escola?

8 Veja ainda esta actividade (páginas 220 e 225): Colocam-se duas folhas de papel em extremos opostos duma sala, onde numa se lê “Verdadeiro” e na outra “Falso”. “O professor chama a atenção para uma linha imaginária que vai de um extremo ao outro. O professor lê em voz alta uma frase. É pedido às crianças que se coloquem num ponto da linha, de acordo com o que elas pensam sobre a frase: se é verdadeira ou falsa. O professor salienta que elas não têm que se colocar num extremo ou noutro. Podem ficar algures no meio.

9 Eis algumas das frases que o professor lê: A masturbação pode ser prejudicial para ti A masturbação pode ser prejudicial para ti Os homens estão mais interessados na actividade sexual do que as mulheres Os homens estão mais interessados na actividade sexual do que as mulheres Não há nada de errado em interessarmo-nos por alguém do mesmo sexo Não há nada de errado em interessarmo-nos por alguém do mesmo sexo A quantidade de fluido produzido durante a actividade sexual é muito reduzida A quantidade de fluido produzido durante a actividade sexual é muito reduzida

10 Acha que estas questões estão adequadas para crianças de 10-11 anos? Mais, sabia que de acordo com as Linhas Orientadoras do ME, um professor não deve atribuir certos e errados nestas matérias? Isto não é educar para a sexualidade, mas sim promover a promiscuidade!

11 Mostramos-lhe ainda algumas áreas que o livro considera que o professor poderá desejar abranger, sugeridas no Glossário (págs 232 e 233):

12 “Preliminares” “É uma palavra normalmente utilizada para descrever a actividade sexual anterior à penetração. Pode envolver beijar, lamber e tocar partes do corpo, de forma a excitar sexualmente o companheiro. (...)”

13 “Tamanho” “O corpo de cada pessoa é individualizado. As pessoas preocupam-se com o tamanho e a forma. Por exemplo, nas mulheres o tamanho do peito é muitas vezes uma preocupação e os homens preocupam-se frequentemente com o tamanho do pénis e com terem ou não prepúcio. (...)”

14 Relembramos-lhe que este livro se destina a crianças no 1º e 2º ciclos. Estamos a falar de crianças entre os 6 e os 11 anos! Se calhar... até estamos a falar dos seus filhos...

15 Acabou de ver mais alguns exemplos do que o Ministério da Educação e a APF pretendem que seja a única proposta de Educação Sexual nas escolas. E ainda por cima, obrigatório! E, no entanto, nem a CONFAP protege os interesses dos pais pois afirma que tem “absoluta confiança no sistema educativo e nos seus responsáveis”

16 Concorda que a APF continue a ser o interlocutor privilegiado do Estado sobre sexualidade? Concorda que a APF continue a ser o interlocutor privilegiado do Estado sobre sexualidade? Aceita que os seus filhos sejam educados por professores formados pela APF? Aceita que os seus filhos sejam educados por professores formados pela APF? Concorda que o Ministério da Educação recomende esta bibliografia? Concorda que o Ministério da Educação recomende esta bibliografia? Acha que a CONFAP deve continuar a apoiar a APF, através de vários protocolos celebrados com esta associação? Acha que a CONFAP deve continuar a apoiar a APF, através de vários protocolos celebrados com esta associação? Concorda que a APF tenha o estatuto de “entidade de interesse público”? Concorda que a APF tenha o estatuto de “entidade de interesse público”? Depois de tudo isto, o leitor compare o que a APF tem escrito com aquilo que tem dito que defende.

17 Caso não concorde, divulgue esta apresentação e ajude milhares de pais a lutar pelo seu direito inalienável de educar os seus filhos, contra a hegemonia da APF, fortemente apoiada pelos Ministérios da Educação e da Saúde, e da CONFAP, órgão de cúpula das Associações de Pais. Assine a petição do MOVE MOVE – Movimento de Pais http://www.move.com.pt


Carregar ppt "Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google