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Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia

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Apresentação em tema: "Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia Professor: Emerson Galvani Verão/outono de 2015

2 Sorteio dos alunos inscritos. Apresentação do Programa da disciplina
* Sorteio dos alunos inscritos * Apresentação do Programa da disciplina * Algumas referências bibliográficas para a disciplina * Um pouco do campo * Avaliação inicial

3 Trilha Caminhos do Mar (PESM)
No Data Atividades Local -- 25 de fevereiro Semana de integração dos calouros (consultar programação junto a Comissão de Ensino) Não haverá aulas 1 04 de março Apresentação do programa , informes gerais e Avaliação inicial. Sala de informática 2 11 de março Trabalhando com gráficos e tabelas no Excel. Definição dos grupos/temas. 3 18 de março Trabalhando com banco de dados com recursos de tabela dinâmica. 4 25 de março Aula de apresentação do Parque Estadual da Serra do MAR (PESM) – aspectos do Meio Físico e Socioeconômico 01 de abril Recesso acadêmico 5 08 de abril Preparação para o trabalho de campo. Programação dos sensores (XV EGAL 2015). Informes e acertos finais. 15 de abril Primeiro Campo (Saída Quarta-feira às 07h da manhã do Departamento de Geografia – Retorno às 20h). (horário de chegada aproximada, pois depende da dinâmica e agilidade dos grupos assim como do trânsito) Trilha Caminhos do Mar (PESM) 6 22 de abril Pesquisa bibliográfica. Fonte de dados climáticos. 7 29 de abril Elaborando mapa base com uso do R2v 8 06 de maio Representação espacial de dados. 13 de maio Segundo Campo (Saída Quarta-feira às 07h da manhã do Departamento de Geografia – Retorno às 20h). (horário de chegada aproximada, pois depende da dinâmica e agilidade dos grupos assim como do trânsito) 9 20 de maio Montagem do banco de dados. Primeiras análises e espacialização dos dados – Parte I. Elaboração do trabalho final – trabalho em grupo. 10 27 de maio Análises dos dados e espacialização dos dados – Parte II. Elaboração do trabalho final – trabalho em grupo. 11 03 de junho Elaboração do trabalho final – trabalho em grupo. 12 10 de junho Não haverá aulas – laboratório estará disponível para os grupos trabalharem com auxílio dos monitores. 13 17 de junho Apresentação dos trabalhos 24 de junho Entrega final dos Relatórios 01 de julho Prazo final para cadastro das notas no sistema. Sistema júpiter

4 Sobre os Trabalhos de campo:
Trabalho de campo 1: Primeiro Campo (Saída: Quarta-feira às 07h da manhã do dia 15 de abril – Departamento de Geografia – retorno as 20h). Atividade: Instalação dos sensores de temperatura e umidade relativa do ar em 08 pontos com características topoclimáticas distintas no PESM. Trabalho de campo 2: Segundo campo (Saída: Quarta-feira dia 13 de maio às 07h – Departamento de Geografia – e retorno 20h). O objetivo será a retirada dos instrumentos anteriormente instalados. Sobre os Grupos: A turma será dividida em oito grupos de quatro alunos. Ao final do curso cada grupo deverá entregar um relatório final com tema a ser definido para cada grupo. Os trabalhos deverão ser entregues também em formato digital, contendo todas as figuras, gráficos e mapas da versão impressa. Para o conteúdo da versão impressa do relatório será atribuído até 70% da nota. Os grupos deverão sentar-se sempre nos mesmos computadores. Os arquivos deverão sempre ter uma cópia de segurança e recomenda-se a aquisição de um pen drive de no mínimo 8 GB para o transporte e segurança dos dados.

5 Sobre a Apresentação dos trabalhos:
Cada grupo terá até 30 minutos para fazer a apresentação dos principais resultados do seu trabalho. Contarão com projetor multimídia. A apresentação complementará os outros 30% da avaliação da disciplina. É imprescindível a participação ativa de todos os integrantes do grupo durante o dia da apresentação. Àqueles que faltarem na apresentação, automaticamente, não somam esses 30% a média final. Obs: Para aqueles que cursaram Clima I há algum tempo e necessitem de uma atualização dos conceitos, os materiais de Clima I estão disponíveis na página de apoio docente do Departamento de Geografia.

6 PROPOSTA: AVALIAR O EFEITO DA ALTITUDE E DA COBERTURA VEGETAL NA TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR. Tema: Perfil topoclimático do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM – entre as altitudes de 740 m a 30 m ANMM.

7 Objetivos da atividade - Que o alunos: 1) Entendam as relações entre a variação da altitude e os atributos do clima – (temperatura e umidade relativa do ar em especial); 2) Desenvolvam a habilidade de uso dos instrumentos em condição de campo; 3) Produzam relatório técnico científico de acordo com o norma científica.

8 Escolha do local: 1) Que o local permita percorrer ao longo de um dia uma variação altimétrica significativa (neste caso aproximados 700 m de variação); 2) Ofereça segurança aos alunos; 3) Paisagem e beleza cênica como atrativos; 4) Próximo de São Paulo. 5) Custo reduzido.

9 Conheça o Parque Caminhos do Mar Localizado em uma unidade de conservação estadual, o Parque Caminhos do Mar oferece o roteiro ecocultural que percorre a pé a Estrada Velha de Santos (SP - 148) em meio a Mata Atlântica. Além do apelo ecoturístico, o passeio é um programa histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, alguns datados do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

10 É possível acessar o trajeto, de 9,2 km de extensão (ida e volta 18,4 km), tanto por São Bernardo do Campo - município do ABC Paulista - quanto por Cubatão, na Baixada Santista. Os monumentos históricos existentes na via são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Trechos da Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com pedras a ligar o litoral ao planalto paulista, inaugurado em 1792, também estão abertos ao público. Primeira rodovia na América Latina a receber pavimentação em concreto, a Estrada Velha aproveita o desenho da serra para traçar seu caminho até o litoral. Disponível em:

11 Recomendações:  Usar roupas e calçados confortáveis, repelente e chapéu/boné, protetor solar FPS 30, capa de chuva, agasalho e saquinho para lixo. Levar lanches e água. Proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Cada aluno será responsável pela sua alimentação e hidratação ao longo do percurso. Levar caderneta de campo para anotações.

12 Imagens da internet:

13 Horários: - saída do departamento de Geografia: 07h00min - Início da atividade no Parque: 09h00min - chegada em Cubatão: 16h00min - Chegada no Departamento de Geografia: 20h00min O ônibus nos deixará na entrada do parque e seguirá até Cubatão onde nos aguardará. Atenção: Atentem-se aos horários de funcionamento dos portões a USP. Acesse:

14 Pontos de observação Altitude (ANMM) Ponto 1 – Estacionamento do Parque (divisão dos grupos, distribuição dos equipamentos e instalação do ponto 1) – anotação das coordenadas, registro fotográfico e outras observações da paisagem. 710 m Ponto 2 707 m Ponto 3 600 m Ponto 4 500 m Ponto 5 400 m Ponto 6 300 m Ponto 7 200 m Ponto 8 100 m Ponto 9 – Instalação do último ponto de medida e início do retorno a São Paulo. 40 m EMA LCB - Clima Local – referência 737 m

15 Onde será o campo? Trilha Caminhos do Mar
O trabalho de campo poderá ter custo para os alunos. Isso dependerá da liberação de recursos da Universidade. O custo dos guias no valor de R$ 9,00 será custeado pelos alunos, pois não existe alínea financeira para esse tipo de atividade. Caso necessário o fretamento será particular.

16 Algumas fotos – mini-abrigo meteorológico

17 Colaboração de todos.

18 Algumas fotos

19 Algumas fotos

20 Algumas fotos

21 As edições anteriores do curso:. PESM núcleo Cunha (2003 e 2004);
As edições anteriores do curso: * PESM núcleo Cunha (2003 e 2004); * Pico da agulhas Negras (2005); * Pico da Bandeira (2009); * Pico da Bandeira (2011); * Pico da Bandeira (2013); * Relatórios que resultaram em artigos em eventos científicos; * Participação de todos os alunos é fundamental para a disciplina; * Muitas informações são compartilhadas.

22 Bibliografia inicial ARMANI, G. ; GALVANI, E
Bibliografia inicial ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria,   GALVANI, E., LIMA, N.G.B. Ocorrência de inversão térmica no perfil topoclimático do pico das Agulhas Negras, RJ. In: VII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, Rondonópolis - MT. Os Climas e a Produção do Espaço no Brasil. Rondonópolis - MT: Associação Brasileira de Climatologia e Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, v.1. GALVANI, E., LIMA.,N.G.B., FALCÃO, R. M. Ocorrência de inversão térmica no perfil topoclimático do Pico da Bandeira, Parque Nacional do Alto Caparaó, Brasil In: VI SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, II SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2010, Coimbra. Disponível em: (acesso em 10 de janeiro de 2015).   GALVANI, E; LIMA, N. G. B; SERAFINI JUNIOR, S.; ALVES, R.R. Avaliação da temperatura do ar no perfil topoclimático do Parque Estadual Intervales – SP, entre as altitudes de 150 a 950 metros. In: SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, Santa Maria. Anais...Santa Maria: UNIFRA e UFRS.   LIMA, N.G.B., GALVANI, E., FALCÃO, R. M. Análise da temperatura do ar no perfil topoclimático do Pico da Bandeira, Parque Nacional do Alto Caparaó, Brasil, entre as altitudes de 1106 m a 2892 m. In: VI SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, II SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 2010, Coimbra, Portugal. Disponível em: (acesso em 27 de fevereiro de 2013).

23 FUNDAÇÃO FLORESTAL – SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano de Manejo Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, Disponível em: . Acesso em: 10 de janeiro de   SERAFINI JUNIOR, S., GALVANI, E., LIMA, N.G.B, ALVES, R. R. Adequação da escala Climática para planos de manejos: o Parque Estadual de Intervales como estudo de caso. In: V Seminário Latino-Americano de Geografia Física e I Seminário Ibero Americano de Geografia Física, 2008, Santa Maria, RS. Aproximando experiências para a sustentabilidade de um ambiente globalizado.. Santa Maria, RS: Departamento de Geografia, UFSM, v.1. p.4276 –   GALVANI, E.; LIMA, N.G.B.; FALCÃO, R.M. A escala topoclimática nos estudos climáticos: o exemplo do perfil topográfico do Pico da Bandeira, Parque Nacional do Caparaó. In: Climatologia aplicada: resgate aos estudos de caso. Org. Galvani, E; LIMA, Nádia G. B. de. Curitiba: CRV. 2012, p. 177 – 191.   GALVANI, E.; ARMANI, G.; LIMA, N.G.B.; SERAFINI JUNIOR, S.; ALVES, R.R. Metodologia para espacialização de temperatura do ar baseado em levantamentos de perfil topoclimático e imagens SRTM: estudo de caso do Parque Estadual Intervales (PEI), SP. In: Climatologia aplicada: resgate aos estudos de caso. Org. Galvani, E; LIMA, Nádia G. B. de. Curitiba: CRV. 2012, p. 177 – 191  Os artigos estão disponíveis na pasta “Referências Bibliográficas” ou nos link indicados.

24 Avaliação Inicial (entregar hoje) 1) Qual sua expectativa em relação à disciplina em questão? 2) Quando cursou Climatologia I e II? Com quem cursou? 3) Tem disponibilidade para trabalho de campo durante a semana (um dia da semana)? 4) Você saberia fazer um gráfico de linhas ou barras no Excel com facilidade? Já trabalhou com o recurso tabela dinâmica no programa Você saberia construir um mapa de representação espacial de um elemento qualquer do clima com o uso de um software específico (SURFER ou ArcGis, por exemplo)? 5) Estaria apto (a) a fazer uma caminhada de oito horas de duração? 6) Como fazer para avaliar o total de chuva de um local que não tenha pluviômetros ou pluviógrafos contanto apenas com um recipiente de PVC (policloreto de vinila do inglês Polyvinyl chloride)?

25 7) Porque a cidade Santos apresenta média anual de 24,8 oC e São Paulo estando em latitude próxima apresenta média 20,0 oC? 8) Um estudo onde se avalia a temperatura e a umidade relativa do ar em diferentes pontos de uma cidade (Centro, periferia, parques, bairro industrial, etc) se enquadraria em um estudo em que escala climática? Comente? 9) Quando se avalia a temperatura do ar em pontos com altitudes diferentes (por exemplo, no perfil Paranapiacaba-Cubatão com desnível de 900 m) que controles climáticos influenciam na variação dos elementos do clima? Em que escala do clima se insere este estudo do perfil topoclimático? Comente. 10) Você sabe o que é um termógrafo? Para que serve e como funciona? (apenas alunos do noturno devem responder) 11) Saberia manusear um GPS em condição de campo? Sabe o que UTM? Converter UTM em Lat.Long (latitude e longitude)? OBS: essa avaliação serve apenas para que o professor conheça um pouco mais a turma e tente homogeneizar o caminhar da disciplina.

26 Bom semestre a todos e todas.


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