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CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.

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1 CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke

2  Sendo as organizações sistemas abertos, a mudança é um processo crucial para sua sobrevivência.  A mudança ocorre continuamente.  Resistência à mudanças.

3  Novas organizações: A busca pela estabilidade foi substituída pelo movimento contínuo. Indivíduos devem ter maior autonomia em relação às empresas. Teoria crítica: Precarização das relações de trabalho?

4  Estudos sobre mudança organizacionais:  Antes de 1950, focavam a figura do gerente; organizações como sistemas fechados.  Após 1950, Teoria dos Sistemas e Teoria Contingencial enfatizam a influência do meio – organizações como sistemas abertos.

5  Mudança social: Passagem de uma situação para outra; Supõe uma modificação de valores, atitudes e condutas; É contextualizada (protagonizada por determinados sujeitos em determinado tempo e espaço); Implica desaprender e aprender. A mudança organizacional está inserida no complexo e contínuo processo de mudança social.

6  Causas: Busca pela adaptação ao meio ambiente externo, melhoria (ou manutenção) dos resultados e maior flexibilidade nas operações.  Implicações: Modificação no espaço físico, tecnologias, equipamentos, estrutura, procedimentos administrativos, e principalmente condutas, atitudes e valores.

7  Processo de mudança: Gradativo; Envolvendo análise interna e externa; Levando em conta os subsistemas envolvidos; Considerando tipo, tamanho, localização e particularidades da organização. Mudança organizacional e inovação (tecnológica ou administrativa).

8  Tipos de mudança: Variam em relação à intensidade, origem e velocidade. Intensidade: evolutiva (reforma) ou estratégica (revolucionária); Origem: reativa (estímulo externo) ou proativa (antecipa pressões futuras); Velocidade: gradativa ou rápida. *Tipos ideais.

9  Resistências à mudança: Seres humanos: promotores e destinatários da mudança; Motivos de resistência: falha na percepção ou incapacidade de mudar. Toda mudança importante será recebida com maior ou menor grau de resistência. O grau de resistência está ligado a três fatores: poder do setor envolvido, cultura organizacional e tamanho da mudança.

10  Barreiras às mudanças: Enfoque excessivo em custos; não-percepção dos benefícios; falta de coordenação e cooperação; incerteza; temor a perdas, etc.  Três caminhos para promover as mudanças necessárias: Processo educativo; Adoção de regras mais rígidas; Endomarketing.

11  Toda mudança é um processo político, que envolve relações de poder;  Rompe com as rotinas estabelecidas;  Implica riscos, que são vistos de formas diferentes;  O prolongamento da mudança é inevitável;  O verdadeiro objetivo é o comportamento das pessoas;  Priorizar mudanças de resultados visíveis, e de impactos positivos;

12  Aprimorar comunicação interna (diminuir boatos);  Equipe de trabalho específica;  Organização do processo de mudança;  Envolvimento de toda a organização;  Planejamento claro: quais recursos ficam comprometidos?;  Toda mudança deve ser avaliada.

13  Referências bibliográficas:  DIAS, Reinaldo. Sociologia das Organizações. SP: Atlas, 2008.  ROBBINS, Stephen. Administração: mudanças e perspectivas. SP: Saraiva, 2002.


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