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Impossível viver sem ela.

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Apresentação em tema: "Impossível viver sem ela."— Transcrição da apresentação:

1 Impossível viver sem ela.
Engenharia Química Impossível viver sem ela.

2 Entendendo a Engenharia Química
A Engenharia Química é uma área do conhecimento que envolve, como principal atividade, o desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos, em escala comercial, a custos adequados.  Por essa razão, acaba por se fazer presente em praticamente todas as áreas: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, automobilística, plásticos, borrachas, meio-ambiente, entre outras. A principal característica da área é a sua abrangência, caracterizada pelo universo de indústrias e processos industriais, pelos setores de atuação e pelas atividades e funções desempenhadas: engenheiro de produto, engenheiro de processo, setor de pesquisa e desenvolvimento, área comercial e área administrativa. O profissional formado em Engenharia Química é capaz de projetar, supervisionar, elaborar e coordenar experimentos e interpretar resultados; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a ordem de grandeza e significância de resultados numéricos; e, ainda, obter uma progressiva autonomia intelectual.

3 Definição da Engenharia Química.
Têm existido ao longo do tempo muitas definições para a Engenharia Química. Numa perspectiva Histórica pode dizer-se que a Engenharia Química se constituiu como um ramo autônomo da Engenharia no final do Século XIX. De fato, foi em 1988 que surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, o primeiro curso de Engenharia Química independente dos restantes ramos da Engenharia. No essencial, a Engenharia Química trata da transformação de matérias-primas em produtos de valor acrescentado que contribuem para a nossa qualidade de vida.

4 Moléculas Engenharia Química Produtos
Em linguagem simples podemos dizer que: “A Engenharia Química põe as Moléculas a trabalhar para nós” e, como tal, “O Progresso conta com os Produtos da Engenharia Química”:  Moléculas Engenharia Química Produtos

5 Novas fronteiras da Engenharia química.
Nos seus primórdios, e durante grande parte do Século XX, a Engenharia Química esteve muito ligada ao desenvolvimento da Industria Petroquímica. Contudo, a Engenharia Química assumiu-se sempre como uma ciência que soube trabalhar na fronteira com as outras ciências e engenharias, sem perder a sua identidade assente nos pilares da Termodinâmica, Fenômenos de Transferência e Reação Química, os quais necessitam, obviamente, das bases científicas da Matemática, Física e Química.

6 Nos finais do Século XX foi unanimemente reconhecido, pela comunidade dos Engenheiros Químicos, que a Engenharia Química possuía em si capacidades para atuar em domínios tradicionalmente não identificados com a Engenharia Química, em resposta às tendências de evolução e modificações profundas a nível social e econômico e, conseqüentemente, no tecido industrial. Ao tripé de Ciências Básicas em que a Engenharia Química assentava os seus fundamentos, juntou-se então, a partir de certa altura, a Biologia.

7 A Engenharia Química pode então passar a definir-se no século XXI, como a ciência dos Processos que permitem a transformação Química, Biológica e Física, da matéria ou energia, em produtos necessários ao nosso bem-estar.

8 O curso. Física, química e matemática estão presentes no currículo durante todo o curso, que tem duração média de cinco anos. Com os recentes avanços da biotecnologia, os conhecimentos de biologia vêm sendo incorporados ao currículo. A partir do terceiro ano, essas disciplinas passam a ser aplicadas a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química. As aulas em laboratório, inclusive no de informática, ocupam parte significativa da carga horária e são fundamentais para o estudante se familiarizar com os equipamentos industriais e se preparar para enfrentar problemas reais de uma fábrica. Algumas escolas oferecem formação específica em certas áreas, como meio ambiente ou celulose e papel. 

9 O que você pode fazer: Desenvolvimento  Criar produtos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação.  Meio ambiente  Definir normas e métodos de preservação ambiental. Reciclar e tratar resíduos industriais.  Processo industrial  Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.  Projetos  Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais

10 Mercado de trabalho. Nos últimos anos, os investimentos das indústrias, sobretudo as voltadas para exportação, abriram vagas para o engenheiro químico.“A criação de matérias-primas mais resistentes, leves, compactas e baratas, aumenta a competitividade das indústrias e torna o profissional uma peça estratégica nas corporações, já que ele participa desses desenvolvimentos”, diz Kamal Mattar, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos. Os setores petroquímico, de papel e celulose, alimentício e farmacêutico têm uma demanda acentuada pelo graduado. As empresas de reciclagem e as indústrias que se preocupam com o reaproveitamento de materiais também oferecem oportunidades a quem atua na área de meio ambiente. 

11 Resultado: Cerca de 45% dos formados vão trabalhar para grandes firmas fabricantes de produtos químicos, petroquímicos, polpa e papel, plásticos, têxteis e outros materiais. Outros 35% vão trabalhar em agências governamentais e firmas de consultoria e projeto (muitas delas especializadas em legislação ambiental e controle da poluição) Outros 10% voltam à universidade para fazer um outro curso, em uma área diferente, como medicina, direito ou administração.

12 Cerca de 10% passaram diretamente para a pós-graduação em engenharia química. Os candidatos ao mestrado aprofundarão o seu conhecimento nas áreas tradicionais da engenharia química (termodinâmica, projeto e análise de reatores químicos, dinâmica dos fluidos, transferência de calor e massa, e controle e projeto de processos químicos), e em cerca de dois anos a maior parte deles defenderá a sua tese e conseguirá trabalho fazendo projetos de processos, sistemas de controle ou desenvolvimento de produtos. Os candidatos ao doutorado aprofundarão ainda mais o seu conhecimento, desenvolvendo novos projetos de pesquisa, e em quatro ou cinco anos a maior parte deles defenderá a sua tese e irá para pesquisa e desenvolvimento industrial ou para o corpo docente de urna universidade.

13 Típico Engenheiro Químico

14 Grupo: Ilua Mendes Thiago Sacramento Marcus Dórea Jaciane Rangel
Letícia Uehara Renato Bastos


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