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CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015.

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1 CONTRADIÇÕES NO INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB ANTES E PÓS-SiSU Paulo Hideo Nakamura MAIO/2015

2 Objetivos Traçar o perfil dos ingressos nos cursos de graduação presenciais da UFPB, pelo PSS (Processo Seletivo Seriado) e pelo SISU; Comparar os perfis dos estudantes ingressos pelos dois processos seletivos; Discutir os resultados no que diz respeito à inclusão e democratização do acesso ao ensino superior.

3 CATEGORIAS: inclusão, democratização do acesso e equidade Inclusão: Ainscow (2009), Torres (2009), Santos (2005), Bourdieu; Wacquant (1998). Democratização: Bobbio (1998), Oliveira; Catani; Azevedo (2008), Cury (2008), Ristoff (2008). Equidade: Ferreira (2012), Felicetti; Morosini (2009), Torres (2012), Nogueira, C.; Nogueira, M. (2002), Nogueira, C. (2004), Bourdieu (1998).

4 A UFPB Universidade Federal da Paraíba - Lei nº. 3.835 (13/12/1960) 4 Campi – João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape/RioTinto 15 Centros de Ensino 135 cursos de graduação (7 a distância) 32.130 estudantes de graduação 3.338 estudantes de pós-graduação 2.672 professores 3.783 servidores técnico-administrativos

5 Acesso Vestibular tradicional: até 1999 Processo Seletivo Seriado: 2000 a 2010 Processo Seletivo Seriado + Sisu: 2011 a 2013 Sisu: a partir de 2014 Políticas afirmativas em 2011: cotas social + racial Egressos do EM público e pelo menos 3 anos do EF em escola pública Preto/pardo, indígena (IBGE) e deficiente 2013: Lei nº 12.711, de 29/08/2012 e Decreto nº 7.824, de 11/10/ 2012

6 Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 por faixa etária (%)

7 Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 por tipo de estabelecimento de ensino fundamental cursado (%)

8 Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 por tipo de estabelecimento de ensino médio cursado (%)

9 Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 por nível de instrução do pai (%)

10 Ingressantes pelo PSS no período de 2005 a 2013 e SISU 2014 por nível de instrução da mãe (%)

11 Ingressantes pelo PSS no período de 2005 a 2013 e SISU 2014 por renda em salários mínimos (%)

12 Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 e tem acesso à internet (%) Ingressantes pelo PSS no período de 2004 a 2013 e SISU 2014 e tem computador em casa (%)

13 Análise de agrupamentos PSS – 2013 e SISU - 2013

14

15 Predominam Egressos de escolas privadas Mãe: superior incompleto Pai: médio completo Renda familiar de 4 salários mínimos 93% possuem computador 89,4% tem acesso à internet Ingressantes em 2013 na UFPB por processo seletivo e grupo Predominam Egressos de escolas públicas Mãe: fundamental completo Pai: fundamental incompleto Renda familiar de 1,5 salários mínimos 66,1% possuem computador 67,4% tem acesso à internet

16 VARIÁVELPSSSisu Sexo Idade Quadro comparativo do perfil de ingressos pelo PSS e Sisu

17 VARIÁVELPSSSisu Tipo de escola do ensino fundamental cursado Tipo de escola do ensino médio cursado

18 VARIÁVEL Possui computador em casa Tem acesso à internet

19 VARIÁVELPSSSisu Nível de instrução do pai Nível de instrução da mãe

20 Residentes na Paraíba VARIÁVELPSSSisu Renda familiar

21 Conclusões PSS promoveu a inclusão de maneira gradual e consistente no período de 2004 a 2013. o manutenção das normas gerais por longo período de tempo o elaboração de provas respeitando a legislação em vigor e a aplicação de provas em diversos municípios do estado o Modalidade de ingresso por reserva de vagas em 2011 e 2012 o Lei nº 12.711, de 29/08/2012 e Decreto nº 7.824, de 11/10/ 2012 A UFPB e a inclusão e democratização do acesso o aumentos expressivos do número de vagas o modalidade de ingresso por reserva de vagas

22 Sisu ENEM, um exame nacional sistema fechado e externo à instituição incentiva a mobilidade o instituições com maior projeção no cenário educacional tendem a melhorar o Estudantes de outras regiões X estudantes locais privilegia estratos mais favorecidos da população Contradiz o que é propagado como seleção democrática e inclusiva.

23 Recomendações coletar e a analisar sistematicamente estes dados com a finalidade de acompanhar o perfil dos ingressantes aos cursos de graduação da UFPB elaboração de novas políticas públicas acompanhamento da vida acadêmica do aluno ingressante pelo Sisu programa de permanência e sucesso na formação dos alunos com maior vulnerabilidade social

24 OBRIGADO! Por uma educação e um mundo “onde caibam todos os mundos”. (BITTAR, 2011).


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