A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008."— Transcrição da apresentação:

1 INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008

2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Prof. Carlos Alexandre Netto Constatações: - Ingresso por meio de Concurso Vestibular e preenchimento de vagas decorrentes da evasão com ingresso extravestibular. - Os índices de evasão mais preocupantes ocorrem nas licenciaturas e nas engenharias (forte ação preventiva); -Alunos com poucos recursos financeiros para se manterem na Universidade. Soluções: - REUNI (prevê a expansão da rede, inclusão e conseqüente ampliação do acesso); - concentração das aulas em um único turno; - acompanhamento dos estudantes com dificuldades; - redução do preço das refeições no restaurante universitário; - ampliação da Casa do Estudante; - inclusão de ações afirmativas (sistema de cotas); - bolsas de iniciação científica e outras modalidades.

3 Universidade Tuiuti do Paraná – Profa. Carmen Luiza da Silva Constatações: - Expansão de IES torna o processo seletivo uma mera formalidade e dá a condição para que o aluno opte pelos atributos que a instituição oferece; -A permanência do aluno está diretamente relacionada com a satisfação das expectativas do aluno e a sua condição de manter-se na universidade. Soluções: - Processo Seletivo diferenciado; ingresso pelo PROUNI; - Projetos Pedagógicos atualizados e consistentes; corpo docente qualificado; projetos interdisciplinares que envolvam e incluam a extensão e a pesquisa no currículo; - bolsas de iniciação científica e de monitoria; - reforço a uma comunicação coerente entre o que é dito sobre a instituição e o que é praticado efetivamente.

4 Universidade Federal de Santa Maria – Prof. Jorge Luiz da Cunha Constatações: - Modalidades já existentes de ingresso: Processo Seletivo; Programa de Ingresso ao Ensino Superior – PEIES; reingresso/ingresso em vagas ociosas; - REUNI; - Emergência de inclusão social; - Emergência de uma nova pedagogia universitária. Sugestões: -Ações pedagógicas preventivas que considerem: a condição cultural e cognitiva dos estudantes; a competitividade no mundo do trabalho; a inclusão de novas tecnologias; o comprometimento do conhecimento com valores humanos; a redefinição do papel docente e das práticas de ensinar e aprender; a necessidade de discutir a pedagogia como campo do conhecimento.

5 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Profa. Solange Medina Ketzer Constatações: - Diversidade de processos seletivos: Concurso Vestibular; Processo Seletivo Complementar; ENEM/PROUNI. -As principais causas da evasão centram-se em problemas financeiros/viagens/saúde/trabalho/mudança de residência/incompatibilidade com horário/insatisfação com o curso. Sugestões: - qualificação da gestão da aula de graduação e dos projetos pedagógicos dos cursos; - intercâmbios nacionais e internacionais; - programas de apoio ao estudante ( Centro de Apoio Psicossocial e Centro Integrado de Apoio à Aprendizagem/ Programas de Nivelamento/ Bolsas de Iniciação Científica/ Estágios não- obrigatórios ( TECNOPUC, MCT, CEPAC).


Carregar ppt "INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google