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Desenvolva cenários futuros © Christina Lehmann 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 11.

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1 Desenvolva cenários futuros © Christina Lehmann 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 11

2 11. Desenvolva cenários futuros2 Créditos e condições de uso Você é livre para compartilhar esta apresentação e adaptá-la para o seu uso sob as seguintes condições: Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelos autores (mas não de forma a sugerir que estes o apoiam, ou a maneira que você usa a obra). Você não pode utilizar esta obra para fins comerciais. Se você alterar, transformar ou ampliar esta obra, você deve remover o logo do Centre for Econics and Ecosystem Management, e você pode distribuir a obra resultante somente sob as mesmas ou semelhantes condições que este. © Centre for Econics and Ecosystem Management, 2014 O Centre for Econics and Ecosystem Management recomenda fortemente que esta apresentação seja dada por especialistas familiarizados com o processo da gestão adaptativa em geral (especialmente como desenvolvidos pelas Parcerias das Medidas de Conservação dos Padrões Abertos para as Práticas de Conservação), bem como o método MARISCO si. Esse material foi criado sob a liderança e responsabilidade de Prof. Dr. Pierre Ibisch e Dr. Peter Hobson, co-diretores do Centre for Econics and Ecosystem Management, o qual foi juntamente estabelecido por Eberswalde University for Sustainable Development e Writtle College. Compare: Ibisch, P.L. & P.R. Hobson (eds.) (2014): The MARISCO method: Adaptive MAnagement of vulnerability and RISk at COnservation sites. A guidebook for risk-robust, adaptive, and ecosystem-based conservation of biodiversity. Centre for Econics and Ecosystem Management, Eberswalde (ISBN 978-3- 00-043244-6). 195 pp. – A apresentação de PowerPoint foi criada por Jamie Call, Christina Lehmann e Pierre Ibisch, e traduzida para o português por Sara Silva de Oliveira. Os autores dos gráficos e fotografias são indicados nos slides correspondentes. Apoiado pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em nome de Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ).

3 311. Desenvolva cenários futuros

4 Objetivos de aprendizado Os participantes são aptos a explicar a racionalidade por trás do passo, e a motivar o time a pensar no futuro, através do suporte de aplicar ferramentas para desenvolver cenários futuros (como uma máquina do tempo, mudança empática de perspectiva, ferramentas do cenário de 180º, e ferramenta de exagero) a fim de incluir no planejamento os efeitos de riscos futuros para o sítio do projeto. 411. Desenvolva cenários futuros

5 ? Sumário O que significa o desenvolvimento de cenários futuros? Por que desenvolver cenários futuros? Como os futuros cenários são desenvolvidos? Dicas Práticas 511. Desenvolva cenários futuros

6 ? O que significa o desenvolvimento de cenários futuros? O reconhecimento de cenários futuros possíveis em relação a estresses/ ameaças/ fatores contribuintes → Tente abordar incertezas através da consideração de eventos futuros possíveis e opções de manejo adaptativo Considerando diferentes pontos de vista de outros participantes (com outras experiências) Criando estratégias de manejo proativo de acordo com possíveis cenários futuros em vez do soluções “superficiais” e paralisia relutante (ex. cientistas) 611. Desenvolva cenários futuros

7 ? Por que desenvolver cenários futuros? Para identificar possíveis riscos futuros ou impactos que podem mudar estresses/ ameaças/ fatores contribuintes e desenvolvimentos Para atingir a flexibilidade, a prontidão para compromissos e a tolerância entre os participantes Criar mais conhecimento sobre quais são os elementos mais cruciais que seguram os impactos mais fortes no objeto de biodiversidade, para atingir aqueles no desenvolvimento da estratégia Preparação para o passo 12  classificação concreta de elementos da criticalidade futura 711. Desenvolva cenários futuros

8 ? Como os futuros cenários são desenvolvidos? Os cenários futuros são difíceis de imaginar  ferramentas que superam o pensamento da rotina são úteis para remover pontos cegos  Máquina do Tempo  Mudança Empática de perspectiva  A ferramenta do cenário 180º  A ferramenta do exagero É mais fácil e mais eficiente de se trabalhar em pequenos “grupos divididos” Linha do tempo de uma geração humana (20 anos) enquanto a avaliação dos objetos de biodiversidade tem sido provada prática 811. Desenvolva cenários futuros

9 ? Máquina do Tempo O grupo é solicitado a “viajar no tempo” Liste eventos ou tendências relevantes 20 anos atrás o Ex. certas presidências, importantes encontros internacionais, números populacionais, existências de equipamentos de TI, internet, etc. Considere diferentes escalas espaciais (local, nacional, regional) Reflexão sobre duração de mudanças em 20 anos que virão. Desenvolva cenários futuros Ex. tipos de governo, estado da corrupção, cobertura florestal, avaliação de tecnologia 9 © Christina Lehmann 2015 11. Desenvolva cenários futuros

10 ? Mudança Empática de perspectiva Os grupos de interesse relevantes devem ser identificados Considerem perspectivas de outros atores relevantes para a área de manejo, cujas ações e planos podem representar riscos ou oportunidades  Amplos alcances de interesse possíveis. Forçar participantes para não somente terem suas próprias opiniões como “o primeiro e único” e em vez disso considerarem o ponto de vista de outra pessoa 10 © Christina Lehmann 2015 11. Desenvolva cenários futuros

11 ? Considere também completamente as visões opostas Imagine atividades de conservação como ameaças (ex. para objetos de desenvolvimento de infraestrutura) Estabeleça grupos a mais para perspectivas diferentes (melhor cenário: criar completamente o modelo conceitual pelos seus pontos de vista) o Ex: Perspectiva econômica Objetos de conservação = elementos das partes interessadas correspondentes que quer proteger ou desenvolver (ex: rodovias, minas, meios de subsistência, plantações) Estresses = elementos representam a redução de viabilidade desses objetos causados pelas ameaças e fatores contribuintes 11 Mudança Empática de perspectiva 11. Desenvolva cenários futuros

12 ? A ferramenta do cenário 180º Os elementos das situações atuais analisadas são virados o Os fatores contribuintes negativos/ ameaças/ estresses se tornam aspectos positivos e vice-versa Questões orientadoras para esse processo:  Em qual cenário você pode imaginar uma oportunidade tornando-se um fator contribuinte negativo ou vice-versa? 1211. Desenvolva cenários futuros

13 ? A ferramenta do exagero Inflação “artificial” de todos os elementos impactantes (estresses/ ameaças/ fatores contribuintes) Perguntas orientadoras Possíveis  O que poderia ser o pior/ melhor desenvolvimento de um fator/ ameaça/ estresse? 1311. Desenvolva cenários futuros

14 ? Dicas práticas Pensamento sobre e no futuro é incomum em certas culturas → Esteja preparado para ser confrontado com relutância Esse passo encoraja as pessoas a “contarem histórias” → Para salvar tempo, peça a eles para escreverem suas histórias simplificadas nos cartões, que são coladas em uma parede/ painel etc. 14 © Christina Lehmann 2014 11. Desenvolva cenários futuros


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