A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ºParte – Kitesurf 2ºParte – Surf 3ºParte - Bodybord 4º parte – Pesca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ºParte – Kitesurf 2ºParte – Surf 3ºParte - Bodybord 4º parte – Pesca."— Transcrição da apresentação:

1

2 1ºParte – Kitesurf 2ºParte – Surf 3ºParte - Bodybord 4º parte – Pesca

3

4 É uma mistura de windsurf com ski, wakeboard, surf, voo livre. O atleta desliza sobre a água numa prancha ou um wakeboard, puxado pelo kite. É um que não agride a natureza, pois é a interacção do atleta com o vento e a superfície da água. O Kitesurf é um desporto novíssimo e que vem sendo praticado por muitos velejadores de windsurf. Em São Paulo, na represa de Guarapiranga, há praticantes desde 1998. No mundo é um desporto que vem ganhando terreno, já existem algumas revistas especializadas no mundo como a Kiteboarding. As primeiras tentativas de usar o kite como vela foram no final da década de 70.Em um recente campeonato na França foi registado um salto com sete segundos de duração e há registos em vídeo de feras como Robby Naish, lenda viva no Windsurf, saltando a mais de 20 metros de altura com sua pipa. Um equipamento de Kite é composto basicamente de duas partes: a pipa e a prancha. A pipa é construída do mesmo material dos pára-quedas e possui o mesmo princípio de algumas pipas na qual podemos controlar sua trajectória. A prancha pode ser uma de surf com alças, um wakeboard ou a uma mistura das duas.

5

6 O Surf é um dos vários desportos relacionados com o mar e também considerado dos melhores desportos radicais do mundo. A habilidade dos que praticam esta modalidade é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos que tentam executar, acompanhando, uma onda do mar sobre uma prancha, á medida que a onda se desloca para a costa da praia. Não se sabe exactamente em que século se formou/deu origem o surf mas, contudo, sabe-se que esta prática, deste desporto radical já em desde os povos Polinésios. Estes que povoaram praticamente todas as ilhas do Oceano Pacífico, além do litoral pacífico das Américas. Os primeiros relatos do surf dizem que foi no Havai pelo rei polinésio Tahíto. Outros relatos informam-nos que muito antes desses tempos os peruanos já andavam em cima de uma espécie de canoa preparada com uma vara, para deslizar sobre as ondas. O primeiro relato concreto deste desporto foi feito por um navegador chamado James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaie viu os primeiros surfistas em acção. Inicialmente utilizavam-se pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas, as pranchas eram fabricadas pelos próprios surfistas que acreditavam que ao fabricar a sua própria prancha se transmitia boas energias nela e ao praticar o desporto se libertavam das energias negativas, porém os primeiros praticantes desse desporto acreditavam que a sua prática deria na verdade um culto ao espírito do mar na sua cultura geral/original. Nessa época o navegador até gostou do desporto por se tratar de um desporto que dava algum relaxamento, mas as igrejas protestantes não aceitavam a prática deste desporto radical. O reconhecimento mundial do Surf veio com o campeão olímpico de natação e pai do Surf mundial, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo inteiro, com isso o arquipélago e os desportos passaram a ser reconhecidos internacionalmente. A Austrália é o país com o maior número de campeões mundiais. A organização do campeonato mundial é responsabilidade da ASP Associação de Surfistas Profissionais. O actual campeão mundial é o norte- americano Kelly Slater, que soma 10 campeonatos e é o surfista com mais títulos do circuito mundial.

7

8 O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havai como paipo-board. No fundo é um bodyboard mais erudito fabricado de madeira. O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para apanhar ondas, pelo menos que esteja registado, mas é algo que surge como senso comum se pensarmos que é a forma mais obvia de andar nas ondas, e uma evolução natural ao bodysurf. Mais tarde os reis havaianos, e apenas eles construiram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf. O resto da história é sobejamente conhecida, o bodyboard rapidamente ganhou milhares de praticantes, dentro e fora do mundo "surf", por ser um meio mais seguro, divertido e acessível, mas teve um crescimento tal que chegou a assustar a já estabelecida na altura indústria do surfwear, que através de um boicote geral criou a primeira crise da história do bodyboard. Foi durante esta crise que se deram os primeiros passos para o estabelecimento de marcas 100% bodyboard. A nível desportivo a performance do bodyboard chegou a píncaros nunca sonhados por Tom Morey, que apenas tinha planejado um desporto mais acessível a todos, em conformidade com o espírito paipo. No entanto as possibilidades desta prancha revelaram-se imensas, chegando a ser o desporto nr. 1. No que toca a desempenhos nas ondas mais perigosas do planeta. Nos picos mais desafiantes do planeta como pipeline, teahupoo, sharkisland, el fronton ou cyclops os limites foram e são ditados pelo que os bodyboarders conseguem fazer.

9

10 Pesca é a extracção de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como alimentação, a recreação(pesca recreativa ou pesca desportiva), a ornamentação(captura de espécies ornamentais), ou para industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde - como o "famoso" óleo de fígado de peixe (especialmente o óleo de fígado de bacalhau).Esta definição engloba o conceito de aquacultura em que as espécies capturadas são primeiro criadas em instalações apropriadas, como tanques, gaiolas ou viveiros. As principais espécies exploradas pelas pescas no mundo pertencem aos grupos dos peixes, dos crustáceos e dos moluscos. No entanto, são também cultivados e capturados pelo homem várias espécies de crocodilos, batráquios(principalmente rãs), mamíferos marinhos (principalmente baleias) e algas.

11 Frederico Barbosa Nº7 Fabio Costa Nº6 Diogo Alves Nº3 Matheus Brito Nº13


Carregar ppt "1ºParte – Kitesurf 2ºParte – Surf 3ºParte - Bodybord 4º parte – Pesca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google