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A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A REALIDADE BRASILEIRA NO CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

2 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
O desconhecido mundo novo Como serão as organizações e as pessoas deste novo milênio? Estamos mesmo no “olho do furacão” A instabilidade vai ser a regra deste milênio

3 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
Tempos de mudanças: 5 anos em 1 Estamos vivendo uma nova lógica e as empresas bem sucedidas vão ter que lidar com ela “Empresas dispostas a empregar adequadamente a tecnologia e otimizar recursos e processos, além de uma comunicação criativa, deixarão para trás todas as demais.”

4 A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO
Busca da qualidade de vida Preservação do meio ambiente Valorização das pessoas Fim das fronteiras geopolíticas Comunicação e tecnologia ultrapassando a barreira dos negócios e da própria sociedade

5 QUAIS SÃO AS PALAVRAS DE ORDEM DAS EMPRESAS?
Resultados Qualidade Redução de despesas Competência / competitividade Responsabilidade social

6 OS 4 PILARES DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

7 MACROVISÃO DA ECONOMIA MACROVISÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL MACROVISÃO DA SOCIEDADE MACROVISÃO DO 3º SETOR

8 AS TRANSFORMAÇÕES DAS EMPRESAS Relevância aos processos
Década de 1980 Relevância aos processos Relevância à gestão e aos controles Década de 1990 Década de 2000 Relevância às pessoas

9 A SOCIEDADE RECONHECE NOVOS VALORES:
ÉTICA CIDADANIA PARTICIPAÇÃO

10 OS PRIMEIROS SINAIS

11 Os Consumidores estão mudando de atitude

12 Consumidor cobra mais responsabilidade social das empresas 20. 07
Consumidor cobra mais responsabilidade social das empresas  – Relatório do Akatu e do Instituto Ethos revela que os consumidores estão de olho nas empresas – e exigem delas práticas sociais e ambientais

13 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das Empresas
Seis em cada dez brasileiros gostariam que o governo criasse leis para obrigar as empresas a ter mais responsabilidade social. Cerca de 78% dos brasileiros têm interesse nas ações das empresas – percentual próximo ao de países de vanguarda no assunto, como Estados Unidos, Itália e Canadá.

14 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das Empresas
Segundo 88% dos entrevistados, a iniciativa privada tem o dever de participar na solução dos problemas sociais, como a criminalidade, a pobreza e a baixo índice de educação – em 2002, esse percentual era de 65%. Que 65% dos entrevistados no Brasil consideram bom o trabalho das empresas na sociedade.

15 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das Empresas
Apenas metade das pessoas acredita que as companhias comunicam com honestidade suas ações sociais e ambientais. Para aumentar o respeito por uma empresa, 62% dos entrevistados brasileiros apostam em parcerias com ONGs ou instituições de caridade.

16 Consumidor cobra mais Responsabilidade Social das empresas
Atento às ações de responsabilidade social das empresas, um terço dos brasileiros puniu – ou pensou em punir – empresas que tiveram uma conduta por eles considerada social ou ambientalmente equivocada. Deixar de comprar um produto ou falar mal de uma empresa ainda são atitudes praticadas por poucos brasileiros, aproximadamente 15%.

17 A EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR
O NOVO MOMENTO A EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR Aumento “assustador” do número de ONGs As novas organizações ligadas às empresas gerando exemplo através da responsabilidade social: Institutos Fundações Associações

18 A REDE SOCIAL A FILANTROPIA O GOVERNO NA AÇÃO SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL

19 OUTRO OLHAR

20 Efetivação de Direitos
Responsabilidade Social Necessidade Efetivação de Direitos Assistencialismo Sustentabilidade Compensação Autonomia Ajudar Respeitar

21 A RESPONSABILIDADE SOCIAL
É A EXPRESSÃO EFETIVA DAS MUDANÇAS DA SOCIEDADE MUNDIAL E BRASILEIRA

22 RESPONSABILIDADE SOCIAL:
É a forma ética, cidadã, transparente e responsável que a empresa desenvolve, estrategicamente, todas as suas ações, políticas, práticas, atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo.

23 RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Do ponto de vista do ambiente externo, com relação aos projetos sociais, eles devem ter metodologia, recursos disponíveis e atingirem resultados que levem ao bem comum e à inclusão social .

24 O compromisso com a RSE incorporado à gestão da Empresa está baseado no posicionamento:
Ações pontuais e compensatórias Incorporar valor Apenas adiar o problema Buscar autonomia Ações isoladas, desconectadas umas das outras Visar multi-institucionalidade Assistencialismo Enfocar a questão estrutural, sistêmica Doações Gerar trabalho e renda Somente financiar Conscientizar

25 MACROVISÃO ESTRATÉGICA SOCIAL CORPORATIVA
Código de Ética Associação Fundação Abrinq Admissão sem discriminação SA 8000 ISO 14001 Censo Funcional Indicadores de Desempenho Acompanhamento da implementação dos PAIs Pesquisa de satisfação e resultado Itens de melhorias dos Indicadores Sociais EIA/RIMA Modelo de participação voluntária dos empregados Balanço Social Descrição do Relatório Social Definição de metodologia e alianças estratégicas sociais PES PLANO ESTRATÉGICO SOCIAL SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS INVESTIMENTO $OCIAL ESTRATÉGICO IMPACTO NO AMBIENTE INTERNO Empregados Familiares Acionistas Conselho IMPACTO NO AMBIENTE EXTERNO Comunidade Clientes Fornecedores Entidades Sindicatos Prefeituras Municipais Órgãos Públicos Concorrentes VANTAGENS COMPETITIVAS Imagem Institucional Reconhecimento da Comunidade Respeito do Consumidor e dos stakeholders COMITÊ GESTOR RESPONSABILIDADE SOCIAL Programas Sociais e Ambientais Projetos - Âncora

26 (ONDAS DE REPERCUSÃO/ ATINGIMENTO SOCIAL)
RESPONSABILIDADE SOCIAL FAMILIARES DIRETOS E PARENTES EMPRESA EMPREGADOS COMUNIDADE SOCIEDADE (ONDAS DE REPERCUSÃO/ ATINGIMENTO SOCIAL)

27 A NOVA REALIDADE DO MERCADO:
EM UM AMBIENTE DE COMPETITIVIDADE, VENCE QUEM FOR CADA VEZ MAIS COMPETENTE

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29 Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo.
Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Responsabilidade Social Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define: pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade. Econômico Social Ambiental Sustentabilidade Sustentabilidade é a capacidade de continuidade no longo prazo. Fonte: “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development Fonte: Instituto Ethos Desenvolvimento Sustentável “Atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades”. Fonte: ONU, baseado em “The Bundtland Report” World Comission on Environment and Development, 1987

30 NOVO PARADIGMA: “CADEIA PRODUTIVA SOCIAL” (INSUMOS EXTERNOS)
Fornecedores 3º Setor Comunidades Público Interno Investidores EMPRESA Governos Imprensa Clientes Consumidores Credores

31 INSTRUMENTOS DE GESTÃO
ISO 26000 NBR 16001 RS MEIO AMBIENTE ISO 14001 SA 8000 COMUNIDADE FORNECEDORES OPERAÇÃO ISO 9001:2000 CONSUMIDORES

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33 ISE – ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Já, há alguns anos verificou-se uma tendência mundial dos investidores procurarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Tais aplicações consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

34 ISE – ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Essa demanda veio se fortalecendo ao longo do tempo e hoje é amplamente atendida por vários instrumentos financeiros no mercado internacional.

35 ISE – ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
No Brasil, essa tendência já teve início. Atentas a isso, a BOVESPA, em conjunto com a ABRAPP, ANBID, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis: o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.

36 ISE – ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

37 E como estimular a organização a pensar na sustentabilidade quando diante de um novo projeto ?
O quanto potencializa o desenvolvimento sustentável ? O quanto potencializa os resultados econômicos do negócio ? O quanto potencializa a gestão socialmente responsável ? SUSTENTABILIDADE

38 Exemplo: Identificando desafios e conectando a primeira camada da solução...
Poder Público Local Federação das Indústrias Indústrias Comuni-dades ONGs Atores de uma região Desafios para o desenvolvimento sustentável Desemprego Alto custo social (saúde, alimentação, saneamento) Uma possível solução sistêmica: PRIMEIRA CAMADA - PROJETO CADEIAS SUSTENTÁVEIS DE SUPRIMENTOS Disponibilização de locais físicos para constituição das cooperativas Apoio na formalização e legalização Imagem desgastada por não ser vista como representante de setor que retorna à localidade o desenvolvimento esperado Pesquisar as naturezas, volumes e preços de materiais e produtos de baixo valor agregado que podem ser produzidos e adquiridos localmente, pelas comunidades em regime de cooperativas Altos custos na aquisição de materiais e produtos advindos de localidades distantes do consumo local (frete). Privilegiar a aquisição de produtos locais, desde que mantidos ou melhorados os custos (em função da redução do custo do frete) Renda, saúde, violência, educação, ... Organizarem-se em regime de cooperativas, fortalecendo as técnicas produtivas e de gestão, visando o fornecimento de materiais, produtos, alimentos à indústria local. Dificuldade de ampliar as tecnologias sociais desenvolvidas em educação e meio-ambiente Aplicação das tecnologias sociais na organização e preparação das comunidades e cooperativas

39 Sustentabilidade & Projetos: A conexão aparente...
Desenvolvimento Instrumentos para a Sustentabilidade (GRI, Ethos, outros) Diálogos estruturados Revisão dos valores, princípios, missão Modelo de Referência para a sustentabilidade Avaliação Produtos & Serviços Processos Sistemas Políticas Estrutura Organizac. Visão e Missão Mercados Proposta de valor Princípios e Valores Adequações, Mudanças ou Transformações Diagnóstico Aplicação e acompanhamento Ciclo Contínuo Análise de aderência das práticas atuais ao modelo Ação Planejamento Definição dos Programas e Projetos para a sustentabilidade Revisão Revisão do Mapa Estratégico PROJETOS

40 ...e a conexão vivida pelas empresas na prática.
A expansão da consciência O ciclo de retro-alimentação do sistema Presidência Diretorias Colaboradores Terceiros Comunidades Imprensa Governo 3o SETOR ACIONISTA Sindicatos Valores Processos Cultura Mercados Produtos e Serviços Políticas Pessoas Estruturas Métricas Sistemas de gestão DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL As possibilidades de expansão dos conceitos e práticas O GIRAR DA RODA É MOVIDO POR PROJETOS E APRENDIZADO PERMANENTE SUSTENTABILIDADE COMO DIRETRIZ ESTRATÉGICA Os aprendizados, os dilemas Diretrizes desdobradas As experiências vividas da prática Ações planejadas

41 MARKETING SOCIAL e BALANÇO SOCIAL: COMUNICANDO OS NOVOS VALORES DAS
EMPRESAS

42 RELATÓRIO ANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS

43 RELATÓRIO ANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O Relatório de Responsabilidade Socioambiental tem por objetivo principal ser um instrumento de demonstração das políticas e ações específicas do setor, que evidencie sua contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade ambientalmente sustentável, socialmente justa e economicamente viável, mediante incorporação do conceito de um serviço socialmente responsável.

44 RELATÓRIO ANUAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
PRINCÍPIOS DIMENSÕES DO RELATÓRIO DIMENSÃO GERAL DIMENSÃO GOVERNANÇA CORPORATIVA DIMENSÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DIMENSÃO SOCIAL E SETORIAL DIMENSÃO AMBIENTAL

45 O DIA DE FAZER A DIFERENÇA
É o maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas do mundo, com a participação de mais de três milhões de voluntários. É um dia no ano em que o mundo se une para realizar ações sociais, quando comunidades ajudam comunidades e todos são convidados a participar em milhares de projetos em centenas de cidades.

46 O DIA DE FAZER A DIFERENÇA
Seu maior objetivo é INSPIRAR milhões de pessoas a dedicar um dia ao ano em uma grande mobilização conjunta através de milhares de ações sociais em todo Brasil... ...e, com isso, fortalecer as relações comunitárias, com maior envolvimento de empresas, escolas, ONGs e a comunidade em geral por uma sociedade melhor e mais participativa.

47 MAS SÓ SE A GENTE QUISER!”
“UM DIA O BRASIL VAI SER COMO A GENTE QUISER... MAS SÓ SE A GENTE QUISER!” LÍVIO GIOSA


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