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COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
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O ato de comunicação é um ato social que supõe uma extensa rede de trocas; durante uma interação social, podemos distinguir as seguintes unidades: unidades lingüísticas ou verbais = são as palavras, as frases
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unidades paralinguísticos = são os elementos vocais, como entonação e modulação da voz, cuja objetivo é dar força e relevância à comunicação como um todo e a qualidade da articulação, cuja função é garantir uma boa pronúncia das palavras, uma emissão clara. A voz do emissor revela a sua saúde física e condição emocional; alegria, melancolia, indiferença, tensão, insegurança, por exemplo, podem ser identificados através da voz. A boa dicção é em grande parte responsável pela compreensão da mensagem. Essas características paralingüísticos influenciam enormemente a maneira pela qual somos percebidos pelos outros.
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unidades não lingüísticas ou não verbais
são as características gerais da expressão de um indivíduo, que expressam suas atitudes, intenções e emoções. São representadas por gestos, movimentos, postura, distâncias, expressões da face e “trejeitos” do corpo.
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unidades extralinguísticas
são elementos não verbais e não vocais, como aparência, vestimenta, características dos acessórios usados, utilização de recursos audiovisuais (no caso de uma apresentação). Numa situação de apresentação em público, as unidades paralinguísticos, não lingüísticas e extralinguísticas representam 80% de toda a mensagem.
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Dessa forma, quando falamos em comunicação não-verbal, estamos nos referindo a signos que reforçam a comunicação verbal, permitindo a expressão de intenções, facilitando a transmissão da mensagem, enfim, marcando nossa presença social. Portanto, podemos afirmar: HÁ SIGNIFICADO SEM PALAVRAS.
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O CORPO EM MOVIMENTO- CINÉSICA
O termo cinésica social é uma disciplina que descreve os movimentos do corpo e suas funções no contexto das interações sociais, referindo-se, portanto, à emissão e recepção de “mensagens silenciosas”.
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FLUXO intensidade – está relacionada ao grau de contração realizada e indica o nível de tensão do emissor; amplitude – refere-se à extensão do movimento realizado e é dá indícios sobre algumas características pessoais do emissor, como por exemplo: timidez (movimentos limitados), descontração (movimentos “normais”) ou excesso de desinibição ( movimentos muito amplos). rapidez – tem relação com o tempo de realização de um gesto, indicando o nível de auto- controle do emissor. Por exemplo: movimentos rápidos podem indicar nervosismo, movimentos lentos podem indicar despreparo, insegurança, movimentos ágeis podem indicar segurança e domínio .
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Processos de aprendizagem
aprendizagem formal = é o que nós chamamos de “bons modos” e nos dá parâmetros para usarmos nosso corpo socialmente. Certamente essas noções de “certo” e “errado” são influenciadas pelo grupo cultural ao qual a pessoa pertence.
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aprendizagem informal
compreende aqueles padrões de comportamentos aprendidos através da imitação e da observação, marcados fortemente por aspectos culturais.
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aprendizagem técnica compreende um conjunto de técnicas que proporcionam um melhor desempenho em situações de exposição em público.
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