A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

2 O ato de comunicação é um ato social que supõe uma extensa rede de trocas; durante uma interação social, podemos distinguir as seguintes unidades: unidades lingüísticas ou verbais = são as palavras, as frases

3 unidades paralinguísticos = são os elementos vocais, como entonação e modulação da voz, cuja objetivo é dar força e relevância à comunicação como um todo e a qualidade da articulação, cuja função é garantir uma boa pronúncia das palavras, uma emissão clara. A voz do emissor revela a sua saúde física e condição emocional; alegria, melancolia, indiferença, tensão, insegurança, por exemplo, podem ser identificados através da voz. A boa dicção é em grande parte responsável pela compreensão da mensagem. Essas características paralingüísticos influenciam enormemente a maneira pela qual somos percebidos pelos outros.

4 unidades não lingüísticas ou não verbais
são as características gerais da expressão de um indivíduo, que expressam suas atitudes, intenções e emoções. São representadas por gestos, movimentos, postura, distâncias, expressões da face e “trejeitos” do corpo.

5 unidades extralinguísticas
são elementos não verbais e não vocais, como aparência, vestimenta, características dos acessórios usados, utilização de recursos audiovisuais (no caso de uma apresentação). Numa situação de apresentação em público, as unidades paralinguísticos, não lingüísticas e extralinguísticas representam 80% de toda a mensagem.

6 Dessa forma, quando falamos em comunicação não-verbal, estamos nos referindo a signos que reforçam a comunicação verbal, permitindo a expressão de intenções, facilitando a transmissão da mensagem, enfim, marcando nossa presença social. Portanto, podemos afirmar: HÁ SIGNIFICADO SEM PALAVRAS.

7 O CORPO EM MOVIMENTO- CINÉSICA
O termo cinésica social é uma disciplina que descreve os movimentos do corpo e suas funções no contexto das interações sociais, referindo-se, portanto, à emissão e recepção de “mensagens silenciosas”.

8 FLUXO intensidade – está relacionada ao grau de contração realizada e indica o nível de tensão do emissor; amplitude – refere-se à extensão do movimento realizado e é dá indícios sobre algumas características pessoais do emissor, como por exemplo: timidez (movimentos limitados), descontração (movimentos “normais”) ou excesso de desinibição ( movimentos muito amplos). rapidez – tem relação com o tempo de realização de um gesto, indicando o nível de auto- controle do emissor. Por exemplo: movimentos rápidos podem indicar nervosismo, movimentos lentos podem indicar despreparo, insegurança, movimentos ágeis podem indicar segurança e domínio .

9 Processos de aprendizagem
aprendizagem formal = é o que nós chamamos de “bons modos” e nos dá parâmetros para usarmos nosso corpo socialmente. Certamente essas noções de “certo” e “errado” são influenciadas pelo grupo cultural ao qual a pessoa pertence.

10 aprendizagem informal
compreende aqueles padrões de comportamentos aprendidos através da imitação e da observação, marcados fortemente por aspectos culturais.

11 aprendizagem técnica compreende um conjunto de técnicas que proporcionam um melhor desempenho em situações de exposição em público.


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google