A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicas Gerais sobre a Monografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicas Gerais sobre a Monografia"— Transcrição da apresentação:

1 Dicas Gerais sobre a Monografia
Edilberto Camalionte Dicas Gerais sobre a Monografia

2 O que é a monografia? É um trabalho de pesquisa científica, ou seja, uma produção do conhecimento, baseado em dados extraídos de pesquisas: Autores consagrados e reconhecidos Mercado de atuação da empresa ou serviço escolhido para análise Pesquisa primária, realizada pelo grupo Avaliação baseada nos dados pesquisados

3 Sobre o que fazer? Pense necessariamente em:
Assuntos relacionado com o curso Tópicos que você tenha familiaridade Assuntos que sejam possíveis pesquisar Empresas que “abram” informações Pesquisas factíves Aspectos que efetivamente agreguem conhecimento

4 Qual a diferença entre pesquisa primária e secundária:
Pesquisa primária é aquela desenvolvida para atingir os objetivos específicos do trabalho Pesquisa secundária é aquela que aproveita pesquisas e teorias já feitas. Assim: Formular um questionário e pesquisar consumidores ou empresas é PESQUISA PRIMÁRIA Aproveitar pesquisas prontas ou teorias formuladas por autores é PESQUISA SECUNDÁRIA

5 Dicas práticas para o desenvolvimento do trabalho:

6 Primeira Etapa: Desenvolver o anteprojeto, que irá conter:
Objetivo geral do trabalho Objetivo específico Problema Hipóteses Justificativa

7 Exemplo: O Objetivo Geral do trabalho é avaliar o mercado de cursos de pós graduação da cidade de São Paulo para identificar a relação entre os cursos oferecidos e cursos pretendidos na área de gestão de empresas e inteligência de mercado O Objetivo Específico é saber qual o comportamento do consumidor de cursos de pós graduação para entender o que é fundamental na escolha de um curso

8 Exemplo: O problema a ser pesquisado relaciona-se ao fato de que há inúmeros aspectos relevantes na oferta do curso, mas poucos são percebidos pelos consumidores. Afinal, quais são os aspectos que realmente importam na escolha de um curso? Em outras palavras, o problema será sempre o assunto que chama a atenção e provoca a necessidade para desenvolver o estudo

9 Exemplo: Hipóteses do trabalho (SEMPRE UMA AFIRMAÇÃO)
O produto educacional apresentado é o mais importante item de escolha do curso O preço de um curso reflete a percepção que o consumidor tem da marca da instituição de ensino O ponto de venda é um aspecto de baixa importância na decisão de escolha de um curso, ficando abaixo do produto e da marca A marca da instituição é fundamental para a escolha do curso, mas não é mais importante que o produto a ser escolhido O corpo docente não é relevante no processo de escolha do curso, mas é fundamental para que o aluno possa indicar a instituição para outras pessoas

10 Exemplo: Justificativa do trabalho: desenvolveremos este trabalho porque trabalhamos em uma instituição de ensino e queremos saber com mais profundidade para que, com os resultados obtidos nas pesquisas, possamos fazer ofertas mais eficientes dos cursos no futuro.

11 Segunda parte: Desenvolver o capítulo 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Autores conhecidos, em LIVROS Mínimo de 3 por assunto Não vale wikipédia Não vale internet Escrever de forma IMPESSOAL Intercalar explicações dos autores com seus conceitos Prestar total atenção nas instruções formais

12 Terceira parte: Escrever o capítulo 2 – MERCADO E EMPRESA (OU SEGMENTO) Descrever de forma objetiva o segmento em que atua a empresa em estudo (se for o caso), sempre RELACIONANDO AO TEMA Cuidado com a promessa da empresa de que irá ajudar com as informações! Cite sempre as fontes de informação, exatamente como no capítulo 1 O site pode ser uma referência, mas não pode ser cópia, nem a única fonte

13 Quarta parte: Escrever o capítulo 3 – PESQUISA
A pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa Erro mais comum: a pesquisa não responde aos objetivos nem hipóteses A Amostra deve obedecer aos padrões de uma monografia Outro grande erro: o tempo para colher os dados e tabular é sub-estimado Na parte introdutória do capítulo, deve ser explicada a metodologia da pesquisa Nesta parte devem ser apresentados os dados, e não sua análise

14 Quinta parte: Escrever o capítulo 4 – DISCUSSÃO DOS DADOS
Nesta parte, fiquem a vontade para escrever tudo o que puderam concluir sobre o cruzamento das três pesquisas. Não é a conclusão do trabalho, mas devem fazer uma crítica sobre tudo o que conseguiram colher de dados relevantes sobre tudo o que pesquisaram. Criticar é fazer um levantamento dos pontos fortes E fracos, e não apenas de um dos dois. ATENÇÃO!! ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO TRABALHO!!!

15 Introdução e Conclusão
Introdução e conclusão não são capítulos! Na introdução: Faça um texto em que o leitor saiba em poucas palavras o que o trabalho vai apresentar Escreva com todas as palavras quais são os objetivos do trabalho Escreva todas as hipóteses, em tópicos Faça uma breve descrição do que cada capítulo conterá Não escreva mais do que 3 páginas

16 Introdução e Conclusão
Na conclusão: Escreva as principais limitações sobre as conclusões do seu trabalho Retome os objetivos e faça afirmações sobre o que foi possível comprovar Retome cada uma das hipóteses, comentando se foi ou não possível validar e porque Não escreva mais do que 3 páginas

17 Orientação dos trabalhos
Todos os trabalhos serão orientados pela profa. Janaina Alves Os autores deverão necessariamente cumprir o cronograma proposto para o seu desenvolvimento As monografias deverão ser entregues com o “check list” preenchido Haverão datas previamente combinadas para as orientações pessoais do trabalho

18 Erros mais freqüentes Cada capítulo tem uma linguagem diferente;
Paixão ao escrever impede que se façam críticas sobre o trabalho; Informações desnecessárias, “poluem” o trabalho. Só escreva o que realmente é necessário Utilização exclusiva de pesquisas secundárias; Os capítulos não tem ligação; Afirmações sem referência bibliográfica

19 Erros mais freqüentes As pesquisas não obtém as informações necessárias para os questionamentos do trabalho; O grupo não obtém as informações necessárias das empresas; O tema fica abrangente demais Tratar teoria em tópicos: o correto é explicar em parágrafos As conclusões são opinativas

20 Erros mais frequentes:
A abrangência é grande demais: “vamos estudar o comportamento do consumidor do Brasil quanto ao...” Fazer projeto e não monografia Descumprir o cronograma do trabalho


Carregar ppt "Dicas Gerais sobre a Monografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google