A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C ULTURA. A NÁLISE C ROSS - CULTURAL  Motivações relevantes  Padrões de comportamentos característicos  Valores relevantes para o produto  Modelos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C ULTURA. A NÁLISE C ROSS - CULTURAL  Motivações relevantes  Padrões de comportamentos característicos  Valores relevantes para o produto  Modelos."— Transcrição da apresentação:

1 C ULTURA

2

3

4 A NÁLISE C ROSS - CULTURAL  Motivações relevantes  Padrões de comportamentos característicos  Valores relevantes para o produto  Modelos de tomada de decisão  Métodos de promoção apreciados  Canais de distribuição adequados

5 B RASIL X EUA

6

7 Objetivo Investigar os diferentes sistemas de valores nacionais e a forma como eles interagem com os sistemas de valores organizacionais Amostra 160 mil funcionários da IBM localizados em 60 países ao redor do mundo Dimensão Aspecto da cultura que pode ser relativamente mensurado através de outras culturas D IMENSÕES C ULTURAIS DE H OFSTEDE

8 Distância de Poder (Power Distance) - PDI Indica o grau em que os membros de uma sociedade aceitam diferenças de poder e status entre si Quando existe um baixo grau de distância de poder, as pessoas possuem participação sólida e direta na determinação da política nacional e organizacional, em contraste, quando as normas e os valores favorecem um alto grau de distância de poder existe uma direção autoritária e autocrática PDI IDV MAS UAI LTO

9 D IMENSÕES C ULTURAIS DE H OFSTEDE Individualismo (Individualism) - IDV Em sociedades individualistas, espera-se que todo mundo cuide de si próprio e de sua família imediata. No seu oposto (coletivismo) as pessoas, desde o nascimento, são integradas fortemente em grupos e famílias, nos quais os indivíduos se protegem mutuamente em troca de lealdade inquestionável No processo de vendas em culturas individualistas, as partes querem chegar ao ponto rapidamente, enquanto que em culturas coletivistas é necessário primeiramente construir um relacionamento e confiança entre as partes. Esta diferença se reflete nos diferentes papéis de publicidade: a persuasão (individualista) em vez de criação de confiança (coletivista) PDI IDV MAS UAI LTO

10 D IMENSÕES C ULTURAIS DE H OFSTEDE Masculinidade (Masculinity) - MAS Os valores dominantes em uma sociedade masculina são realização e sucesso; os valores dominantes em uma sociedade feminina são cuidar dos outros e qualidade de vida Nas sociedades masculinas, desempenho e realizações são importantes e devem ser demonstrado; assim, marcas de status ou produtos, tais como joias são importantes para mostrar sucesso. Em sociedades femininas, homens passam mais tempo em compras para o lar. Diferenciação de papéis: pequena nas sociedades femininas, grande nas sociedades masculinas PDI IDV MAS UAI LTO

11 D IMENSÕES C ULTURAIS DE H OFSTEDE Aversão à incerteza (Uncertainty Avoidance Index) - UAI Medida em que as pessoas se sentem ameaçadas pela incerteza e ambiguidade e tentam evitar essas situações. Nas culturas de forte aversão à incerteza, há uma necessidade de regras e formalidade para estruturar a vida. Isso se traduz em busca da verdade e uma crença em especialistas. Pessoas de alta aversão à incerteza são menos abertos à mudança e à inovação do que pessoas de culturas com evitar baixa aversão à incerteza. Isso explica as diferenças na adoção de inovações. PDI IDV MAS UAI LTO

12 D IMENSÕES C ULTURAIS DE H OFSTEDE Orientação de longo prazo (Long-Term Orientation) - LTO Medida em que uma sociedade apresenta uma perspectiva de futuro pragmática ao invés de um ponto de vista histórico convencional ou de curto prazo Valores: orientação de longo prazo: perseverança, ordenação das relações por status, frugalidade, e senso de vergonha; busca da paz de espírito orientação de curto prazo: estabilidade pessoal e respeito pela tradição; busca da felicidade. Orientação de longo prazo implica investimento no futuro. Um exemplo é a relação entre orientação de longo prazo e penetração da banda larga. Banda larga pede grandes investimentos por parte das empresas ou governos. PDI IDV MAS UAI LTO

13 B RASIL

14 E STADOS U NIDOS

15 A LEMANHA

16 C HINA

17 Í NDIA

18 S UÉCIA

19 T URQUIA

20 B RASIL X E STADOS U NIDOS X T URQUIA

21


Carregar ppt "C ULTURA. A NÁLISE C ROSS - CULTURAL  Motivações relevantes  Padrões de comportamentos característicos  Valores relevantes para o produto  Modelos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google