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PublicouJoão Pereira de Paiva Alterado mais de 8 anos atrás
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BENEFÍCIOS DA TÉCNICA DE MEDITAÇÃO PASSIVA EM ALUNOS DO CURSINHO POPULAR MAFALDA (SP) ALANA ALESSI DA CUNHA¹ FLÁVIA ALVES RIBEIRO MONCLÙS ROMANEK² VIVIANE SILVA³ MARCIA K. KOIKE 4 1 GRADUANDA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID), 2 DOUTORANDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (IAMSPE), 3 MESTRANDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (IAMSPE), 4 PROFESSORA/ORIENTADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE-IASMPE
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INTRODUÇÃO A sobrecarga cognitiva pode interferir no cotidiano escolar ocasionando problemas no aprendizado (Bicudo, Mori, 2003). Trabalhos têm evidenciado que a meditação é uma técnica robusta o suficiente para promover alterações na atividade neurológica (Moore e Malinowsky, 2009). Em período preparatório para admissão universitária ou “pré- vestibular” há necessidade de elaboração de estratégias que gerenciem a o estresse e a ansiedade, otimizando a melhoria no desempenho.
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OBJETIVO Avaliar a repercussão da técnica de meditação sobre os níveis de estresse e ansiedade de alunos advindos de comunidade carente da região leste de São Paulo e que frequentam o Cursinho Popular Mafalda.
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MATERIAIS E MÉTODOS Participaram do estudo um total de 30 jovens, com idade média 18.8±4.6 anos (média±desvio padrão), sendo 77% do sexo feminino. Todos responderam o questionário inicial (n=30) e somente 7 alunos participaram do programa todo e responderam o questionário final. Após a aplicação dos inventários, a intervenção de meditação teve 10 encontros, quinzenalmente, com duração aproximada de 30 minutos. A técnica de meditação em três tempos seguiu os critérios de definição operacional de meditação. O Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) é utilizado para medir os sintomas comuns da ansiedade. O BAI lista 21 sintomas com quatro alternativas cada um, com nível crescente de ansiedade. A seguinte classificação foi utilizada: 0 a 9 – mínima; 10 a 16 – leve; 17 a 29 – moderada; e 30 a 63 – grave. Para avaliação do estresse foi aplicado o ISSL.
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RESULTADOS Figura 1 – À direita, nível de ansiedade do grupo com todos os alunos avaliados (n=30), antes do protocolo. À esquerda, nível inicial e final de ansiedade do grupo de alunos que foram participantes de todo curso de gerenciamento de estresse com meditação (n=7).
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RESULTADOS Figura 2 – À direita, nível de estresse do grupo com todos os alunos avaliados (n=30), antes do protocolo. À esquerda, nível inicial e final de estresse do grupo de alunos que foram participantes de todo curso de gerenciamento de estresse com meditação (n=7).
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Há um nível moderado de ansiedade e estresse em alunos do cursinho. A meditação proporcionou benefícios àqueles que completaram o protocolo. CONCLUSÃO
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REFERÊNCIAS 1 - Associação Brasilia de Psicopedagogia. (2003) 95-102. 2 - Conscious Cogn. 2009 Mar;18(1):176-86.
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