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Técnicas de Coleta de Dados

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Apresentação em tema: "Técnicas de Coleta de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Coleta de Dados

2 Técnicas de Coleta de Dados
Entrevistas Grupos de Focos Quastionários Brainstorming de necessidades Classificação de cartões Estudos de campo Investigação contextual

3 Entrevistas É uma conversa guiada (entrevistador e entrevistado) por um roteiro de perguntas ou tópicos. Objetivo Coletar informações detalhadas e profundas de usuários individuais.

4 Entrevistas Vantagens
Permite coletar muitas informações dos usuários individualmente. Flexível: permite fazer perguntas e se aprofundar mais do que questionários ou grupos de foco.

5 Entrevistas Perguntas Abertas Perguntas Fechadas
Tem natureza exploratória Sem restrição da resposta. Perguntas Fechadas Apresentam um conjunto predefinido de respostas.

6 Entrevistas São classificadas em: Estruturadas Não estruturada
É seguido um roteiro Geralmente são perguntas fechadas Não estruturada É feito perguntas de modo flexível Geralmente são perguntas abertas O único comprometimento é com o tópico Semiestruturada Roteiros com tópicos ou perguntas É seguido uma ordem cronológica das perguntas

7 Roteiro de Entrevista Experiência como professor (tempo – área – nível) Há quantos anos? Que área(s)? Que nível (graduação/ pós / extensão) Função (atividades – frequencia – satisfação) Quais as principais atividades? Quais as mais frequentes? E as menos frequentes? Quais mais gosta de realizar? Quais gosta menos? Por quê?

8 Estrutura de um entrevista
Apresentação O entrevistador se apresenta e explica o objetivo da entrevista. Aquecimento Perguntas de fácil resposta Principal O roteiro é explorado Desaquecimento Desfazer alguma tensão Conclusão Agradecimento

9 Entrevistas Esforço É necessário treinar os entrevistador (deve evitar de influenciar as respostas dos entrevistados) Fazer perguntas claras (sem termos técnicos) Leva tempo para entrevistar muitos usuários

10 Questionários É um formulário impresso ou on-line com perguntas que os participantes devem responder. Objetivo Coletar rapidamente dados (principalmente quantitativos) de muitos usuários

11 Questionários Vantagens
Permite coletar informações de muitos usuários Pode ser rápido e fácil analisar os dados Relativamente baratos É adequado quando temos uma boa noção das respostas mais prováveis e queremos conhecer a proporção de respostas.

12 Questionários Possuem perguntas abertas e fechadas.
Deve conter instruções de como responder cada pergunta.

13 Questionários Esforço
Avaliador deve ser experiente para evitar perguntas que induzam certas respostas Na WEB, requer pouco esforço de distribuição

14 Grupos de Foco É uma entrevista coletiva. Objetivo
Avaliar atitudes, opiniões e impressões dos usuários

15 Grupos de Foco Vantagens
Permite coletar informações de muitos usuários simultaneamente (em grupo)- múltiplos pontos de vista.. Discussão em grupo com freqüência dispara novas idéias.

16 Grupos de Foco Esforço Recrutar usuários suficientes pode requerer muitos recursos. Um moderador experiente é importante.

17 Brainstorming Fornece informações sobre o tipo de conteúdo e características que os usuários querem e desejam em um produto. Objetivo Coletar uma lista priorizada de necessidades e desejos percebidos dos usuários

18 Brainstorming Vantagens
Pode se preparar, conduzir e analisar dados da atividade em pouco tempo e com poucos recursos Uma sessão eficiente de brainstorming começa com uma pergunta que sumariza o objetivo de entender o que os usuários querem e precisam no produto.

19 Brainstorming Esforço Moderação em grupo requer esforço razoável
Recrutar usuários suficientes pode requerer muitos recursos Pouco esforço para conduzir e analisar dados

20 Classificação de Cartões
Objetivo Identificar como usuários agrupam informações ou objetos (para arquitetura da informação)

21 Classificação de Cartões
Vantagens Técnica simples de conduzir Se feita em grupo, permite coletar dados de vários usuários de uma vez Motiva a própria equipe a detalhar o produto em componentes

22 Classificação de Cartões
Esforço Esforço de detalhar informações e definições Baixo esforço de condução Esforço para análise depende de ferramenta, número de cartões e de participantes

23 Estudo de Campo e Investigação contextual
Objetivo Entender usuários, seu ambiente e suas tarefas em contexto

24 Estudo de Campo e Investigação contextual
Vantagem Permite descobrir o que se faz de fato (vs. O que se diz que se faz) Permite coletar muitos dados ricos Validade ecológica

25 Estudo de Campo e Investigação contextual
Esforço Nível de esforço mais alto para preparar as visitas, conduzir e analisar os dados

26 Grupos - Sistemas Gerenciador de Condomínio Pet Shop Virtual
Carlos Eduardo Gustavo ** Pablo ** Pet Shop Virtual Daniel Gerenciador de Condomínio Rickeslei Julio Cesar ** ????? André Julio Delivery de Pizza Bruna Fabricio Fernando Site Shopping Magda Michael ????? Graciano Flavio

27 Exercício Fazer um Brainstorming – lista priorizada de necessidades e desejos.


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