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IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
MATEMÁTICA 6º ANO

2 IV ENCONTRO Desenvolver a prática dos docentes no envolvimento das habilidades de pensamento exigidas no processo da produção de texto matemático a fim de incentivar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de textos matemáticos (o que eu aprendi...)

3

4 NARRATIVAS

5 Clássicos: Malba Tahan, Lewis Carroll e Monteiro Lobato
Algumas Narrativas

6 Matemático francês pouco conhecido na história da Matemática, mas que contribuiu muito para o desenvolvimento da "matemática moderna" que estudamos hoje em dia Galois escreveu cinco trabalhos pequenos e três memórias. No total, sua obra matemática tem 60 páginas. Em vida, apenas os artigos curtos foram publicados. Depois de sua morte, a mãe repassou para um amigo do jovem, Auguste Chevalier, vários manuscritos e três cartas. Duas eram sobre política, mas uma continha o resumo das memórias que ele havia escrito e foi publicada na revista Revue Encyclopédique, em setembro de Apenas em 1846 todos os trabalhos foram publicados no Journal de Mathématiques Pures et Appliquées.

7 “Galois foi genial e fez uma verdadeira revolução conceitual”, diz o matemático Ubiratan D’Ambrosio, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudioso do tema. “A originalidade maior foi fazer uma abstração pura. Ele considera um conjunto de objetos, não faz referência à natureza deles e define uma lei de composição, semelhante a uma tabuada, para esses objetos. Fala de suas propriedades e assim introduz o conceito de grupo”, explica. Com o tempo, essa teoria deu origem a conceitos ligados a estruturas abstratas, como corpos, anéis e outras. “Uma nova álgebra emergiu da teoria de grupos”, afirma D’Ambrosio.

8 A narrativa não é só contar história é problematizar e fazer com que o aluno pense como se fosse parte integrante da história.

9 A matemática, encarada assim, aparece-nos como um organismo vivo, impregnado de condição humana (...) aparece-nos, enfim, como um grande capítulo da vida humana social. Caraça, B. Conceitos Fundamentais da Matemática

10 MATHEMA – Raciocínio ou pensamento “MATEMÁTICA É A ARTE DE RACIOCINAR”
Epistemologicamente: M A T H E M A + T H I C A MATHEMA – Raciocínio ou pensamento THICA – Técnica ou arte Logo: “MATEMÁTICA É A ARTE DE RACIOCINAR”

11 Competências e Habilidades

12 Números Relações Geometria p. 39

13 NÚMEROS GEOMETRIA RELAÇÕES Equivalência/ ordem
Simbolização / operações NÚMEROS GEOMETRIA Percepção / concepção Construção / representação Medidas /aproximações Proporcionalidade / interdependência RELAÇÕES

14 Quais são as competências pessoais?
São 3 pares de competências que constituem 3 eixos norteadores da ação educacional Eixo EXPRESSÃO / COMPREENSÃO A leitura de um texto, de uma tabela, de um gráfico até a compreensão de fenômenos históricos, sociais, econômicos, naturais, bem como a produção de registros, de trabalhos orais e/ou escritos, elaboração de resumos, de sínteses e de mapas.

15 Eixo ARGUMENTAÇÃO / DECISÃO
Construção de acordos e a capacidade de elaboração de sínteses de leituras e de argumentações, tendo em vista a tomada de decisões, a proposição e a realização de ações efetivas, justificativas de procedimentos, demonstrações. Ir além dos diagnósticos e intervir na realidade de modo responsável e solidário.

16 Eixo CONTEXTUALIZAÇÃO e ABSTRAÇÃO
Capacidade de contextualização dos conteúdos estudados na escola, de enraizamento, na realidade imediata, nos universos de significações - sobretudo no mundo do trabalho. De imaginar situações fictícias, de projetar situações ainda não existentes.

17 Algumas Ideias principais da Matemática
Equivalência Ordem Proporcionalidade Medida Aproximação

18 Resolução de problema: um caminho essencial para aprender Matemática
Célia Carolino Pires

19 Socialização

20 Resolução de Problemas
A Resolução de problemas possibilita o desenvolvimento de capacidades, tais como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como intuição, dedução e estimativa.

21 Quais são as informações apresentadas? Quais os dados que temos?
Qual a pergunta a ser respondida? Como pode ser encontrada a solução? Como podemos saber se a solução está correta?

22 Resolva cada situação apresentada
Resolva cada situação apresentada. Antes de resolvê-las, para cada uma, responda:

23 FRAÇÃO EM AÇÃO

24 O que eu aprendi ...

25


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