A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE CRIATIVIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE CRIATIVIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE CRIATIVIDADE

2 OFICINA DE CRIATIVIDADE E O SAP
Oficina de Criatividade é uma modalidade que está inserida no Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP). Características do SAP: Atendimento emergencial, breve e focalizado na demanda do momento.

3 O QUE É E COMO FAZÊ-LA? Oficina de criatividade é: uma modalidade de atendimento psicológico que busca através das experiências pessoais ou coletivas, utilizando-se de recursos expressivos, explorar os materiais e recursos psíquicos dos participantes tendo a finalidade de proporcionar o crescimento e a evolução da experiência vivida por este sujeito. Finalidades: Facilitar, motivar e amplificar a participação de grupos; espaço de elaboração para experiência pessoal e coletiva.

4 O QUE É E COMO FAZÊ-LA? Práticas: um espaço onde é possível a representação e expressão da arte e a elaboração de produtos eficazes e criativos. O oficineiro: Pessoa que coordena e organiza o trabalho. Este não deve-se colocar como especialista, mas como facilitador, como aquele que ouve empaticamente. Planejamento: É a construção dos grupos; escolha do tema que seja o mais adequado às necessidades deste grupo; determinação dos recursos e divulgação.

5 LOCAL E TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA
O ambiente dos encontros: ambiente deve ser amplo, ventilado e confortável; O oficineiro estabelece os requisitos mais adequados para sua realização. Estrutura da Oficina é composta de três etapas: Aquecimento, realização do trabalho e fechamento.

6 RECURSOS E MATERIAIS O oficineiro necessita planejar as atividades que serão realizadas bem como os materiais que serão utilizados para a descoberta e ampliação da criatividade.

7 A OFICINA DE CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Foi implantada uma oficina de criatividade a pedido dos professores de uma escola pública do ensino fundamental.

8 MOTIVOS DA OFICINA DE CRIATIVIDADE
Desgastes e desesperos dos profissionais frente as salas superlotados Alunos indisciplinados. A sensação de impotência destes educadores.

9 QUEIXAS DA ESCOLA Os alunos desmotivados e displicentes.
Professores exauridos e desmotivados.

10 DIFERENÇA ENTRE PROFESSOR E EDUCADOR
PROFESSOR: é um profissional reprodutista, despojado de crítica, ensinando o aluno apenas reproduzir o que ouve e vê. EDUCADOR: se preocupa com a construção do conhecimento; ensina o aluno a pensar e refletir por si mesmo.

11 O PENSAMENTO PRÁTICO CONHECIMENTO DA AÇÃO: remete ao conhecimento sobre aquele assunto, à capacidade de “saber fazer” aplicada àquela situação prática.

12 O PENSAMENTO PRÁTICO REFLEXÃO NA AÇÃO: remete à capacidade de refletir livremente sobre uma dada situação prática. RELEXÃO SOBRE A AÇÃO: remete uma segunda reflexão que o indivíduo realiza de forma crítica sobre a própria ação formulada durante o conceito anterior.

13 Um educador com capacidade reflexiva desenvolvida e a par da importância de suas vivências e das de seus alunos no processo educativo, torna-se capaz de estimular crianças a serem reflexivas, críticas e autônomas, formando uma geração consciente e capaz.

14 PROCESSO DE IDENTIDADE DOS PROFESSORES
ADESÃO: estão sempre aderindo a princípios e valores. AÇÃO: escolhe as melhores maneiras de agir, as decisões se baseiam no foro profissional e no foro pessoal. AUTOCONSCIÊNCIA: para ele, tudo se decide no processo de reflexão que o professor leva em consideração sobre a sua própria ação.

15 COMO PODEMOS ESTIMULAR OS EDUCADORES JÁ FORMADOS E ABATIDOS?
Um dos recursos é a Oficina de Criatividade.

16 A PROPOSTA DA OFICINA DE CRIATIVIDADE
É de promover a sensibilização, o crescimento e o autoconhecimento de seus participantes, através de um contato profundo consigo mesmo e com o outro, dando-lhes a oportunidade de tomar conhecimento de sua interioridade, vivências e de seu modo de ser-no-mundo.

17 OFICINA DE CRIATIVIDADE
Oficina de criatividade utiliza-se tanto de atividades com recursos expressivos direcionadas a um problema, quanto da interação do grupo na forma de discussões. A oficina de criatividade distingue-se da psicoterapia, como forma de atendimento, pois, na oficina não cabe ao psicólogo fazer interpretações dos conteúdos que emergem no indivíduo ou no grupo.

18 OFICINA DE CRIATIVIDADE
A escolha de recursos expressivos nas atividades de Oficina de Criatividade deve-se a possibilidade que as pessoas encontram de expressar afetos, sentimentos e vivências usando meios artísticos. A colagem, pintura, modelagem, o canto, a dança e a poesia dão ao indivíduo a oportunidade de comunicar algo de um modo diferente do convencional.

19 OFICINA DE CRIATIVIDADE
A decisão sobre as atividades cabe ao psicólogo(s) responsáveis pela oficina, a partir da demandas e em conjunto com participantes ou a instituição da qual estes fazem parte. A Oficina pretende atuar como um espaço onde o educador sinta-se capaz, respeitado e seguro para se expressar.

20 AS OFICINAS REALIZADAS NA ESCOLA
MÉDIA 25 PROFESSORES: foram divididos em dois grupos menores. Os responsáveis destes grupos foram estagiários do curso de Psicologia. RESISTÊNCIA DO GRUPO: algumas professoras, não prestavam atenção na atividade, conversavam e riam.

21 MOMENTOS PRINCIPAIS Conhecimento do grupo: aquecimento dos participante e tomada de contato com os problemas. Reação: foi marcada por movimentos mais passionais e agressivos. Reflexão: A própria aparência do grupo havia se transformado. Pessoas mais engajadas, mais despertas e dispostas a enfrentar conflitos de forma madura e assertiva.

22 UMA OFICINA DE CRIATIVIDADE QUE OBJETIVA A INCLUSÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS EM TODO UM CENÁRIO DE APRENDIZADO ATESTA O SENTIMENTO GENUÍNO DE QUE SE PODE MUDAR PARADIGMAS, MESMO QUE A LONGO PRAZO.

23 FIM


Carregar ppt "OFICINA DE CRIATIVIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google