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INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 4

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Apresentação em tema: "INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 4"— Transcrição da apresentação:

1 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 4
RESPOSTAS GRAMÁTICA I – PROFA. MARIA LUIZA

2 1. (UNICAMP) No folheto intitulado "Saúde da mulher - orientações", distribuído em consultórios médicos, encontramos estas informações acerca de um produto que, aqui, chamaremos "P": A liberdade da mulher pode ficar comprometida quando surge em sua vida o risco de uma gravidez indesejada. Para estas situações, ela pode contar com P, um método de Contracepção de Emergência, ou pós-ato sexual, capaz de evitar a gestação com grande margem de segurança. O ginecologista poderá orientá-la sobre o uso correto desse método. [...] P é um método indolor, bastante prático e quase sem efeitos colaterais. Deve ser tomado num período de até 72 horas após o ato sexual desprotegido, sendo mais efetivo nas primeiras 48 horas. Age inibindo ou retardando a ovulação e torna o útero um ambiente impróprio para que o óvulo se implante. Dessa forma, não pode ser considerado um método abortivo, já que, quando atua, ainda não houve implantação do óvulo no útero. a) A posição assumida no texto se baseia em uma distinção entre (medicamento) contraceptivo e (medicamento) abortivo. Explique o que vem a ser aborto para os fabricantes de P. Para os fabricantes de P., “aborto é a eliminação do óvulo após sua implantação no útero”. b) A partir do trecho transcrito, pode-se dizer que o folheto toma posição numa polêmica que tem um aspecto ético-religioso e um aspecto científico. Qual é a questão ético-religiosa da polêmica? Qual é a questão científica? A questão ético-religiosa diz respeito ao direito (ou não) de suprimir a vida humana; a questão científica diz respeito à definição do momento a partir do qual há vida humana.

3 2. Alternativa D 3. Alternativa A 4. Alternativa E 5. Alternativa E 6. Alternativa B 7. Alternativa E 8. Alternativa A 9. Alternativa B 10. Alternativa B

4 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 5
RESPOSTAS

5 1. (UNICAMP)

6 2. Alternativa C http://www. insper. edu
2. Alternativa C anteriores/ 3. Alternativa A 4. Alternativa E 5. Alternativa C 6. Alternativa B 7. Alternativa E puccampinas/provas-e-gabaritos/2013/ 8. Alternativa C 9. Alternativa C 601_2_comentada.pdf 10. Alternativa C

7 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MÓDULO 6
RESPOSTAS

8 transitivo direto e intransitivo
1. (FUVEST) cao_fuvest_portugues_2013_f2.pdf Obs.: VIVENCIAR verbo transitivo direto viver (uma dada situação), deixando-se afetar profundamente por ela Ex.: quem já vivenciou a perda de um parente conhece a dor que estou sentindo VIVER intransitivo 1 ter vida, estar com vida transitivo direto e intransitivo 2 aproveitar (a vida) no que ela tem de melhor Ex.: este é um homem que sabe v. (a vida) (...) (Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 2009)

9 2. (UFPel-RS) Cada palavra tem sua forma própria, que envolve o uso correto de letras e sinais diacríticos (acento, trema, til etc...)Fonte comum de erro quanto a esse aspecto são as chamadas parônimas, palavras que têm formas semelhantes mas significados diferentes. Provavelmente por falha no processo de digitação, o texto abaixo, publicado em um jornal, apresenta um problema desse tipo. (03 escores) “A apresentação do projeto de lei que prevê a discriminação da maconha, isto é, a sua legalização, faz emergir na sociedade uma discussão necessária para que seja enfrentado com lucidez o problema da utilização de drogas no Brasil.” a) Que palavra foi empregada indevidamente? discriminação b) Que palavra deveria ter sido empregada? Descriminação (criminalização/descriminalização) c) Que passagem do texto nos leva a confirmar a inadequação? (...)a sua legalização

10 3. (UNICAMP) http://www. comvest. unicamp
3. (UNICAMP) portbioresp.pdf a) “media training” – marca de uso de palavras em língua estrangeira; “Corra que a Imprensa vem aí” - marca de título. b) No filme, o sentido de “correr” se estabelece por sua relação com “polícia” e implica “ficar longe da mesma”, “sair de perto”, “não se relacionar”, “evitá- la”. Por seu lado, na cartilha, o sentido de “correr” se estabelece por sua relação com “imprensa” e implica “correr” das armadilhas, isto é, “evitar falar mais do que o preciso”, “evitar falar com palavras comprometedoras”, já que não há a possibilidade de se ficar longe dela.

11 4. (Unicamp) http://www. comvest. unicamp
4. (Unicamp) tbioresp.pdf (Vunesp) dacao-casa 5. Alternativa B 6. Alternativa C 7. Alternativa B (ESPM) /resolucoes/resolucao_com_exp_espm_2014_sem1.pdf 8. Alternativa E 9. Alternativa C 10. Alternativa B 11. Alternativa D


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