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ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.

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1 ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO

2 ESTRUTURA DE MERCADO DEFINIÇÃO DE MERCADO
É uma forma de intercâmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, pondo em contato compradores e vendedores; A DETERMINAÇÃO DO PREÇO E DA PRODUÇÃO, DEPENDE DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE MERCADO.

3 ESTRUTURA DE MERCADO Concorrência Perfeita; Monopólio; Oligopólio;
Concorrência Monopolista; Monopsônio; Oligopsônio; Monopólio Bilateral.

4 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
É um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio;

5 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas: Mercado atomizado – composto de grande número de empresas, como se fossem “átomos”; Produtos homogêneos – não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

6 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
O mercado determina o preço, e cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir; A empresa em regime de concorrência perfeita só fixa a quantidade a ser vendida, pois o preço está fixado pelo mercado

7 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
O mercado determina o preço, e cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir; Se a firma ofertar o produto a um preço abaixo do preço dos concorrentes, a firma venderá toda a sua produção e não afetará o preço de equilíbrio de mercado; E se ofertar o seu produto acima do preço de mercado, nada venderá;

8 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
Nesse mercado os agentes devem competir pela eficiência em custos, pois não poderão concorrer pela diferenciação de produtos (que permitiria discriminar preços). As empresas de um mercado possuem a mesma tecnologia, a curto prazo, porém as instalações fixas das diferentes empresas serão diferentes, de forma que os custos e os lucros também serão diferentes;

9 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
Não existe barreiras – A entrada e a saída de firmas no mercado são livres; Transparência do mercado – Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. SÃO CONHECIDAS POR TODOS OS PARTICIPANTES DO MERCADO.

10 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
Hortifruti

11 MONOPÓLIO Existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro; Não há concorrência, nem produto substituto; O vendedor determina o preço; Os consumidores se submetem ás condições imposta pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto;

12 MONOPÓLIO O mercado monopolista controla a quantidade produzida e o preço; No mercado monopolista, a firma é única, a entrada de novas firmas alteraria a estrutura do mercado; O monopólio somente se mantém se a firma conseguir impedir a entrada de outras firmas;

13 MONOPÓLIO Diversos fatores podem concorrer para a manutenção do monopólio, representando barreiras ao acesso de novas firmas, dentre as quais destacamos: a dimensão reduzida do mercado; a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes; o controle das fontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto;

14 MONOPÓLIO Em razão dessas vantagens, o monopólio pode apresentar lucro maior que outros setores; Nesse sentido, é interessante distinguir lucro normal e lucro extraordinário: Lucro normal - inclui a remuneração do empresário e o seu custo de oportunidade; Lucro extraordinário - situação do monopólio que permite ao monopolista auferir um lucro acima do lucro normal;

15 MONOPÓLIO CAUSAS QUE EXPLICAM A APARIÇÃO DO MONOPÓLIO O controle de um fator produtivo por uma empresa ou o domínio das fontes mas importantes de matéria-prima; A concessão de uma patente. Ex. Medicamentos. O controle estatal origina os monopólios estatais. Ex. Os serviços de correios, energia, petróleo, ferrovia, etc

16 MONOPÓLIO TIPOS DE MONOPÓLIO Monopólio puro ou natural – ocorre quando o mercado, por suas próprias características, exige elevado volume de capital; As empresas já instaladas operam com elevada economia de escala e custos unitários bastante baixos, o que possibilita a cobrança de preços relativamente baixos por seu produto, o que acaba sendo uma grande barreira para entrada de novos concorrentes.

17 MONOPÓLIO Patentes - a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes; A onerosidade da pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

18 MONOPÓLIO Patentes proteção oferecida por leis governamentais;
Os direitos do inventor - assim como todos os decorrentes da propriedade industrial e intelectual, são conhecidos como Direitos de Monopólio; O Monopólio Legal ocorre quando o governo concede a uma empresa um direito exclusivo para ela operar, por meio de licença e concessões que permitem que uma única firma produza um determinado produto.

19 MONOPÓLIO Controle de matérias-primas básicas – O controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio; O monopólio institucional ou estatal - em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional. Ex.: Petróleo.

20 Monopólio da Microsoft
EXEMPLOS DE MONOPÓLIO Monopólio da Microsoft

21 OLIGOPÓLIO Oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de (grandes) empresas que dominam a oferta de mercado; O oligopólio pode ter duas, três, dez ou mais empresas, dependendo da natureza da indústria; As firmas levam em consideração e tem reações quanto às decisões de preço e produção de outras, ou seja a variação do PREÇO depende da concorrência.

22 OLIGOPÓLIO Oligopólio pode ser puro ou diferenciado. Ele será considerado puro caso os concorrentes ofereçam um produto homogêneo (substitutos perfeitos entre si); Oligopólio puros podem ser encontrados nos serviços das empresas aéreas, industrias de alumínio, de fósforo, aço, geladeira, etc. Oligopólio diferenciado – verifica-se na indústria automobilística e de cigarros, cujos produtos, embora semelhantes, não são idênticos (o carro Vectra é diferente do Gol e o cigarro Marlboro é diferente do free).

23 OLIGOPÓLIO As barreiras podem ser Naturais ou Artificiais.
Existência de dificuldades para entrar neste mercado Da mesma forma que no monopólio, existem barreiras que, impede a entrada e saída de novas firmas no mercado; As barreiras podem ser Naturais ou Artificiais.

24 ESTRUTURA DE MERCADO CONCORRÊNCIA PURA MONOPÓLIO OLIGOPOLIO
Peq qtdade Grandes Empresas ESTRUTURA Muitos Vendedores Muitos Compradores Único Vendedor Não tem similar Homogeneo PRODUTO Iguais Mercado Demanda x Oferta Concorrência PREÇO Vendedor Livre acesso Difícil Difícil ACESSO

25 São exemplos de oligopólios:

26 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
Concorrência monopolista é uma estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em situação intermediária entre as duas formas de organização de mercado. Cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos próximos; As firmas podem agir como monopolistas, mas o preço de seus concorrentes limita tal poder; As firmas tentam manter ou aumentar sua porção de mercado através de uma "guerra de publicidade”.

27 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
A DIFERENCIAÇÃO DOS PRODUTOS SE DÁ DE VÁRIOS MODOS: Qualidade, marca (griffe), padrão de acabamento; Assistência técnica e atendimento pós venda; Manutenção e Embalagem.

28 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
Exemplos:. Lojas de confeccões; Restaurantes; Sabonetes (diferentes marcas); Produtos de limpeza e higiene pessoal.

29 EXEMPLOS DE CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
Mercado de automóveis Mercado de revistas Mercado de perfumes Mercado de Televisores

30 CARTEL Estrutura caracterizada por uma organização formal ou informal de poucos vendedores dentro de determinado setor, que determina a política de preços para todas as empresas que o compõem. Cartel é uma união de firmas OLIGOPOLISTAS com o fim de evitar competição e maximizar lucro no nível de cada firma;

31 CARTEL O cartel é crime contra a ordem econômica previsto no art. 4º da Lei n.º 8.137, de 27 de dezembro de 1990. Trata-se da formação de acordo, convênio, ajuste ou aliança entre ofertantes, visando à fixação de preços ou quantidades vendidas ou produzidas, prevista no inciso II, "a" do dispositivo em questão. FALAMOS DE CRIME PESSOAL, CUJA SANÇÃO CONSISTE EM PENA DE RECLUSÃO OU MULTA.

32 CARTEL O cartel é, também, crime concorrencial e, portanto, infração econômico-penal. O art. 21 da Lei n.º 8.884, de 11 de junho de 1.994, trata-se: Fixação de preço e condições de venda de bens e prestação de serviços em acordo com concorrente; Obtenção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes; Divisão de mercados de serviços ou produtos; Combinar previamente preços ou vantagens em concorrência pública.

33 TRUSTE Truste é a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência; Truste são grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.

34 TRUSTE TRUSTE: Configura como uma imposição sobre os concorrentes de menor expressão. As maiores obrigam as menores a adotarem políticas de preços semelhantes, caso contrário, baixam seus preços além dos custos forçando a quebra dos concorrentes.

35 TRUSTE Existem dois tipos de trustes:
Trustes Verticais são aqueles que visam controlar de forma seqüencial a produção de determinado gênero industrial desde a matéria-prima até o produto acabado, sendo que as empresas podem ser de diversos ramos; Trustes Horizontais são constituídos por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Com o truste, há o controle maior da economia em um determinado ramo; Ex:. Siderurgia - extração até distribuição para se eliminar os custos de produção.

36 HOLDING Holding é uma espécie de empresa criada com a finalidade de dirigir outras empresas de atividade produtiva. Holding corresponde à formação de uma sociedade, no qual, se adquire ações de forma majoritária de um grupo de empresas; O fato de possuir a maioria das ações condiciona a obtenção maior do poder, então passa a gerir todas as suas subordinadas. Exemplo de holding: Itaú, Grupo Votorantin, Pão de Açúcar.

37 MONOPSÔNIO No mercado monopsônio existe um único comprador e muitos vendedores; A empresa compradora impõe um preço de compra do produto ou serviço; Ex. Fumo, Leite etc. Se desejar aumentar a oferta do produto ou serviço a empresa compradora eleva o preço de compra.

38 OLIGOPSÔNIO Os compradores conseguem impor um preço de compra dos produtos aos produtores. Tal preço de compra não deve desestimular os produtores, mas não é de magnitude que compense os compradores a executarem ele próprios a produção. Exemplo: caso da relação entre a Sadia, Chapecó e Perdigão com os produtores de frango em Santa Catarina e em outras cidades brasileiras onde estão instaladas.

39 MONOPOLIO BILATERAL Ocorre quando um monopolista, na compra do fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator. A determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos; Exemplo: Só a empresa A monopolista porque só compra esse tipo de aço que é produzido pela siderúrgica B, e a siderúrgica B é monopolista porque só vende esse tipo de aço.

40 DUMPING Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.

41 BIBLIOGRAFIA TROSTER, Roberto Luis e MOCHÓN, Francisco. Introdução à Economia. São Paulo. Makron Books do Brasil Editora Ltda ROSSETTI, J.- “Introdução à Economia”. São Paulo: Atlas, 20a ed., 2003. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. São Paulo. Atlas VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de e GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.


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