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CINEMA NA ESCOLA.

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Apresentação em tema: "CINEMA NA ESCOLA."— Transcrição da apresentação:

1 CINEMA NA ESCOLA

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3 Cinema: ferramenta pedagógica
O Cinema é um complemento da Formação Cognitiva Afetiva e Moral dos alunos à medida que recorre à imagem ao visual ao elemento estético

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5 Uso do cinema e outras mídias
[...] possibilita a ligação positiva entre o visual e o simbólico, o visual e a palavra, o visual e o inteligível. [...] amplia por meio das imagens o que a fala produz. [...] mobiliza uma série de capacidades (sensibilidade e funções mentais superiores).

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7 Cinema como conteúdo - Sintetiza razão e emoção por meio de Movimentos
Imagens Sons possibilita o enriquecimento da aprendizagem amplia a idéia de realidade ajuda no desenvolvimento cognitivo

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9 Cinema e formação do aluno
Quando utilizado pedagogicamente o cinema atua na formação dos alunos, nos aspectos Cognitivo Físico Afetivo Estético Moral

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11 Se bem utilizado na escola, o cinema possibilita
Cinema – utilização Se bem utilizado na escola, o cinema possibilita - mudança na capacidade de ser e de agir diante do mundo, instrumentalizando as pessoas para pensar e agir em relação à sua própria vida, aos outros, às situações da vida cotidiana.

12 Um filme serve para Problematizar um tema Levantar problemas
Iniciar um curso Problematizar um tema Levantar problemas Finalizar um tópico do plano de ensino Colabora portanto, na sistematização e síntese do conteúdo

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14 Papel pedagógico do Cinema
A formação humana consiste em “ ajudar as pessoas a promover mudanças qualitativas no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem, ou seja, é atuar na capacidade de ser e agir das pessoas” (LIBÂNEO, 1999). Requer, portanto, intencionalidade. O educador precisa saber que tipo de sujeitos devem ser formados e para que tipo de sociedade.

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16 Cinema e mediações culturais
tem caráter intencional seu conteúdo escolar deve estar ligado ao currículo é portador de idéias, emoções, atitudes e habilidades são ferramentas pedagógicas são instrumentos de mediação cultural estabelece a relação do aluno com o conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores

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18 Filme e o caráter pedagógico
Todo filme tem caráter pedagógico Ele é feito para comunicar algo Toca as mentes e os corações das pessoas Há filmes que aparecem como educação formal, informal ou não-formais Mesmo quando o Diretor não tem como objetivo que o filme seja pedagógico, ele educa. A função do cinema é fazer sentir, fazer pensar.

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20 Cinema Deve fazer parte do projeto pedagógico curricular
Ser uma atividade sistemática Fazer parte dos eventos de rotina da escola Encaixar-se num horário Resultar numa relatório escrito Envolver diferentes atores escolares

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22 PROCEDIMENTOS PARA SE TRABALHAR COM FILMES
O QUE FAZER ANTES DA EXIBIÇÃO DURANTE A EXIBIÇÃO DEPOIS DA EXIBIÇÃO

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24 Antes da exibição - Informar somente aspectos gerais do dvd (autor, duração, prêmios...). Não interpretar antes da exibição, não pré-julgar (para que cada um possa fazer a sua leitura). - Checar o vídeo antes. Conhecê-lo. - Deixá-lo no ponto antes da exibição (se for fita) - Checar o som (volume), o canal de exibição (3 ou 4), o tracking (a regulagem de gravação)

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26 Anotar as cenas mais importantes.
Durante a exibição Anotar as cenas mais importantes. Se for necessário, parar para fazer um comentário breve, sem demorar muito nele

27 Depois da Exibição Propor alguns caminhos - entre muitos possíveis - para a análise do dvd (filme) em classe

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29 Por que cinema na sala de aula?

30 O filme está umbilicalmente ligado a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. - Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Daí a importância de aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. - Vídeo significa também uma forma de contar multilingüística (Significado e significante)

31 - O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos. - O vídeo explora também o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais, isto é um ver que está situado no presente, mas que o interliga não linearmente com o passado e com o futuro. - O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histórias.  

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33 O vídeo combina a comunicação sensorial-cinestésica, com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão. Combina, mas começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

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35 Educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar é ensinar a ver diferente. É educar o olhar. É decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espaço imagético. Cinéfilos e consumidores de imagens em geral são espectadores passivos. Na realidade, são consumidos pelas imagens. Aprender a ver cinema é realizar esse rito de passagem do espectador passivo para o espectador crítico

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37 O olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar. O cinema pode ser definido como uma educação informal, que necessita de uma metodologia para melhor aproveitamento na sala de aula. O cinema atua como um elemento de aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. E, ao mesmo tempo, problematiza para além da ciência da história o uso do cinema no campo da educação.

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39 Um filme feito para enfeitiçar pode nos despertar do sonho.

40 Outras sugestões de filmes
Duelo de Titãs Monstros S.A. O homem que fazia chover Como água para chocolate Revelações Machuca A dúvida O banheiro do Papa O homem que copiava

41 A Fuga das Galinhas - Batismo de Sangue - Patch Adams - Quero ser grande - Um Homem de família - Linha de passe - Ensaio sobre a cegueira - Má educação

42 A sala de aula já vem incorporando, vem sofrendo, a intervenção dos meios de comunicação de massa com a utilização de jornais, revistas, programas de televisão. Porém, é preciso ver que esses meios podem ser considerados como salas de aula, como espaços de transformação de consciência, de aquisição de conhecimentos; que eles dependem de uma pedagogia crítica, e que o sucesso dessa pedagogia crítica depende de como vamos ver e ouvir os produtos da indústria cultural.

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44 CONCLUSÃO O cinema na escola necessita de uma teoria consistente e aplicável. E que a tarefa de exibir filmes na escola, modificando a prática pedagógica do ensino e da aprendizagem, é um fato em processo e uma tarefa coletiva de educadores de todas as áreas de conhecimento. A educação tem papel primordial nesse processo.

45 Grato Dujardis - fevereiro 2009


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