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Educação formal e não-formal
Fonte: TRILLA, J.; GHANEM, E.; ARANTES, V.A.; Educação Formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008, p
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O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL.
Coombs (1975, p. 27) argumenta que: Educação Formal: Compreende “o ‘sistema educacional’ altamente institucionalizado , cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado que vai dos primeiros anos da escola primária até os últimos da universidade.”
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COOMBS, 1975, p.27. Educação não-formal: É definido por...
“...toda atividade organizada, sistemática, educativa, realizada fora do marco do sistema oficial para facilitar determinados tipos de aprendizagem a subgrupos específicos da população, tanto adultos como infantis”
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COOMBS, 1975, p.27. Educação informal é definida por...
“Um processo, que dura a vida inteira, em que pessoas adquirem e acumulam conhecimentos, habilidades, atitudes e modos de discernimento por meio das experiências diárias e de sua relação com o meio.”
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UNIVERSO: EDUCAÇÃO
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Exemplos... Ler um romance por puro prazer.
Estudar um livro didático ou para realizar uma avaliação. Relações familiares, amizades e literatura infantil.
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Caracterização: Intencionalidade; Caráter metódico ou sistemático; Critério de diferenciação e de especificidade do processo educativo
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Caracterização da Ed. Informal
O processo de educação informal ocorre indiferenciada e subordinadamente a outros processos sociais, quando está indissociavelmente mesclado a outras realidades culturais [...] carece de contorno nítido. Ex. Educação parental.
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Critério metodológico
Educação Formal: escolar, institucionalizada, regrada, hierarquizado,... Educação não-formal: não escolar, rompe com a definição espacial e temporal da escola;
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Trânsito... EDUCAÇÃO: Não-formal torna-se formal.
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