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TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.

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1 TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner Estágio Cognitivo, associativo e autônomo. Modelo dos Três Estágios dos Sistemas Estágio novato, avançado e especializado. Modelo dos Dois Estágios de Gentile Estágio de regulação e fixação/diversificação

2 TEORIA MOTORA FITTS & POSNER (1997) entre outros, acreditam que a aprendizagem motora acontece em estágios ou etapas, onde o aprendiz passa por diferentes situações desde o primeiro contato com o novo movimento até dominá-lo completamente, levando em consideração o nível de atenção para realizar a atividade e o nível de gasto de energia. (RIBEIRO et al., 2000)

3 SEGUNDO FITTS & POSNER (1997)
Etapa Inicial Cognitiva Etapa Intermediária Associativa Etapa Final Automatismo (RIBEIRO et al., 2000)

4 Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner
Estágio cognitivo – compreensão da tarefa, estratégias utilizadas, exigia tenção. Otimização do desempenho. Estágio Associativo - melhor estratégia para a tarefa e começa a refinar a habilidade. Estágio autônomo - automatismo da habilidade e pelo baixo grau de atenção. Pode concentrar-se em uma tarefa secundária (por exemplo conversar com um amigo durante a execução da tarefa, ou economizar suas energias para evitar a fadiga).

5 MODELO DOS TRÊS ESTÁGIOS DOS SISTEMAS DE BERNSTEIN
O Sistema Motor é constituído por um grande número de Graus de Liberdade que precisam ser controladas para produzir ações motoras coordenadas. Este controle é baseado na idéia de que os centros superiores não controlam cada neurônio de forma individual, mas enviam informações para os centros inferiores e estes produzem combinações de movimentos de forma relativamente autônoma. (RIBEIRO et al., 2000)

6 Estágios dos sistemas Sugere que esse processo seja executado pela limitação ou pela combinação de articulações múltiplas, de forma que elas se movimentem em conjunto, e por meio da fixação dos ângulos de muitas das articulações envolvidas no movimento. Tais limitações são feitas à custa da eficiência e da flexibilidade, em resposta às demandas inconstantes da tarefa ou do ambiente. Ex: aprender a usar o martelo.

7 Estágios dos sistemas Estágio Inicial Estágio Intermediária
Novato Estágio Intermediária Avançado Estágio Final Especializado (RIBEIRO et al., 2000)

8 Estágios dos sistemas O novato, no qual o aprendiz simplifica o movimento para reduzir os graus de autonomia. O avançado, o aprendiz começa a liberar graus adicionais de autonomia, permitindo os movimentos de uma quantidade maior de articulações envolvidas na tarefa. O especializado, aprendeu a aproveitar a vantagem da mecânica do sistema músculo esquelético e o ambiente, bem como a otimizar a eficiência do movimento.

9 Modelo dos Dois Estágios de Gentile (1992)
A classificação é de acordo com objetivo do aprendiz em cada estágio.

10 Primeiro estágio O aprendiz apenas tem uma idéia das exigências do movimento (Gentile, 1987). O desenvolvimento de estratégias motoras adequadas para atingir o objetivo. Conhecimento das características ambientais que são essenciais para a organização do movimento.

11 No segundo estágio Denominado fixação/diversificação.
o objetivo é refinar o movimento. Desenvolver a capacidade tanto de adaptar o movimento às demandas inconstantes da tarefa e do ambiente como de executar a tarefa de forma consistente e eficiente. Os termos fixação e diversificação referem-se às exigências distintas de habilidades fechadas versus abertas.

12 A fixação/diversificação em habilidades motoras fechadas e abertas.
As habilidades fechadas apresentam variação ambiental mínima, portanto requerem um padrão consistente de movimento, com variação reduzida. A variabilidade do movimento diminui com a prática. Por outro lado, as habilidades abertas são caracterizadas por condições ambientais inconstantes, portanto requerem a diversificação do movimento.


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