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Processos e Desafios na Gestão em/de Cursos a Distância”

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Apresentação em tema: "Processos e Desafios na Gestão em/de Cursos a Distância”"— Transcrição da apresentação:

1 Processos e Desafios na Gestão em/de Cursos a Distância”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SOCIOECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO: OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO Processos e Desafios na Gestão em/de Cursos a Distância” Professor Oreste Preti

2 PROCESSOS E DESAFIOS NA GESTÃO EM/DE CURSOS “a DISTÂNCIA”
ORESTE PRETI UFMT

3 1 ATUAL CENÁRIO DA EaD 2 EaD como SISTEMA 3 PROCESSOS DE GESTÃO
4 DESAFIOS

4 1 ATUAL CENÁRIO

5 - A partir da década de 1970 Open Univ. DEMANDA ECONÔMICA
POR QUE EaD nas IES? - A partir da década de 1970 Open Univ. DEMANDA ECONÔMICA No Brasil, início de 2000 DEMANDA SOCIAL

6 ENSINO SUPERIOR EM CRISE
A incapacidade de atender os excluídos academicamente; Sala de aula “vazia” – estudantes presentes, mas com a atenção focada “fora da sala”, “conectados” em outras “salas”; AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CHEIAS DE POTENCIALIDADES O MODELO DE UNIVERSIDADE QUE PRODUZ CONHECIMENTO E DISSEMINA PARA POUCOS JÁ NÃO SE SUSTENTA

7 SOLUÇÕES ADOTADAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

8 Um terço do crescimento de 3,3 milhões de matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 foi registrado nos cursos de educação a distância. O número saltou de em 2003 para em Desse total, quase 1 milhão (86,6%) está matriculado em instituições particulares. A UAB de 5 mil matrículas em 2007 pulou para mais de 160 mil em 2014 (em mais de 600 polos). QUAIS OS RESULTADOS?  “massificação” – baixa “produtividade”? Racionalidade instrumental?

9 A Universidade precisa se reinventar: NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Integrando valores humanos e tecnológicos; MODIFICAR O CONCEITO DE “SALA DE AULA”, DE “PRESENÇA” Preparando professores e estudantes para EaD, para o uso das NTICs PROCESSOS DE GESTÃO

10 – Instituições bimodais –
INSTITUCIONALIZAR A – EaD – Instituições bimodais – ? Presencial a Distância Possibilidade de materializar o direito à educação em todos os níveis Possibilidade reduzida sobretudo no ensino superior NTIC / NTD

11 Saberes e práticas disseminadas Modelos e concepções diferenciadas
“SEMIPRESENCIAL” VIRTUAL TELEAULA VIDEOAULA WEB (Moodle, Blackboard, AulaNet,Claroline, Teleduc, Brightspace) e-LEARNING b-LEARNING Educação Aberta e EaD

12 - Perfil dos estudantes: trabalhadores acima dos 25 anos;
HOUVE EXPANSÃO - Maioria das matrículas em três cursos (Pedagogia, Administração, Serviço Social); - Perfil dos estudantes: trabalhadores acima dos 25 anos; - Residentes em áreas urbanas QUALIDADE? ENAD – resultados positivos, mas quem são os estudantes que chegam até o final do curso? ABANDONO – 30 a 40% em média (Condições de infraestrutura e o aspecto didático-pedagógicos/desmotivação – além de outros) INSTITUCIONALIZAÇÃO – NAS IPES

13 2 EaD COMO SISTEMA COMPLEXO E APRENDENTE

14 Sistemas que integram equipes multi/interdisciplinares e várias mídias;
Planejamento coletivo/colaborativo Busca de “territórios negociáveis” A ideia de inclusão (social, territorial, etc.)

15 É preciso considerar: ELEMENTOS DO CONTEXTO
FATORES GEOGRÁFICOS/POLÍTICOS/CULTURAIS/EDUCATIVOS/SOCIAIS/ECONÔMICOS/ TÉCNICOS/ TECNOLÓGICOS/INSTITUCIONAIS. FUNÇÕES PEDAGÓGICAS E “NÃO PEDAGÓGICAS” dos profissionais que participam desse sistema.

16 ORGANIZAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA e
A EaD exige ORGANIZAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA e MEDIATIZAÇÃO TECNOLÓGICA que garantam as condições necessárias para a efetivação do ato educativo EM EaD QUEM ENSINA É A INSTITUIÇÃO (D. Keegan 1986).

17 Comunidade de aprendizagem
INSTITUIÇÃO Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): computadores, internet, vídeos e teleconferências, web, TV, telefone, correio, rádio, material impresso, multimídia, etc. EQUIPES DE COORDENAÇÃO E MULTIDISCIPLINAR ESTUDANTES Professores INTERAÇÃO ESTUDANTES Comunidade de aprendizagem

18 ESTUDANTES ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÃO Infraestrutura
Laboratórios Salas atendimento Internet Biblioteca Avaliação Processos Docentes Discentes Material Didático Impresso Multimídia Autoria Atendimento Professores “Tutores” Coordenadores Equipe Gestão EaD ESPAÇOS DE ATENDI MENTO (presencial/ Virtual) INSTITUIÇÃO Polo/ centro Corpo Social Professores Coordenadores (de pólo e IES) Tutores com adequada qualificação ESTUDANTES Equipe multidisciplinar

19 Equipe Coord. Professores Tutores Autores Quanto ao ESTUDANTE, apoio:
Departamento Curso EQUIPES MULTIDISCIPLINARES Equipe Coord. Professores Tutores Autores Quanto ao SISTEMA Concepção do curso Planejamento Acompanhamento Gestão do sistema Avaliação Pesquisa Quanto ao ESTUDANTE, apoio: Pedagógico Cognitivo Metacognitivo Afetivo Motivacional Social Quanto aos ATORES funções Didática Orientadora Avaliadora

20 Como fazer uma “educação de qualidade” utilizando como recurso as estratégias didáticas e os meios tecnológicos disponíveis, adequados e efetivos?

21 3 PROCESSOS DE GESTÃO

22 AUTÔNOMO (como as Open Universities) MISTO - SETOR EaD CENTRALIZADO
Diferentes sistemas: AUTÔNOMO (como as Open Universities) MISTO - SETOR EaD CENTRALIZADO - DEPARTAMENTO oferece o mesmo curso presencial e a distância Em REDE

23 GESTOR de CURSO/Programa
GESTOR de EaD na INSTITUIÇÃO (sistema) GESTOR de NÚCLEOS/CENTROS EaD GESTOR de CURSO/Programa GESTOR de POLO GESTOR de (Produção de Material Didático, da Tutoria, da Avaliação, etc.)

24 Pesquisas realizadas ao longo de 50 anos na EaD:
Não há diferenças significativas entre diferentes tecnologias de ensino em relação ao rendimento dos estudantes; AS DIFERENÇAS ESTARIAM nos custos, na conveniência e, sobretudo, NA PROPOSTA PEDAGÓGICA e na INTERAÇÃO.

25 Gestor - coordenador de curso – IPES
ATUAÇÃO em diferentes níveis/campos Institucional Legal – acadêmico Financeiro Didático-Pedagógico Técnico-administrativo

26 PRÓ-REITORIAS COORDENAÇÃODE CURSO UNIDADE ACADÊMICA Núcleo EaD - Pedagógica Administrativa APOIO Administrativo Tecnológico Formação EaD A U T O R E S PROFESSORES ESTUDANTES TUTORES PRESENCIAIS TUTORES a DISTÂNCIA Gestor do Polo Equipe técnico-administrativa

27 ATORES / INTERVENIENTES
Professores Autores Tutores Equipe Multidisciplinar ESTUDANTES COLEGIADO

28 “CONCLUSÃO” DO PERCURSO
ESTUDANTES ACOLHIDA Orientações Entrega do material Capacitação EaD PROCESSO APRENDIZAGEM - processos e estratégias de ensino - a distância - presencial - material Impresso (módulos, livros Revistas, Dicionários) - CD-rom, DVD, videos... - Atividades previstas no material didático - Verificações de aprendizagem (avaliação formal presencial) - Seminários, Oficinas, Debates, Laboratórios, Trabalhos de campo e monográficos - Mediatizada pelo computador: AVA (forum, chat) - Videoconferência, Webconferência, telefone, correio, celular Docência Tutoria Material Didático Equipe Multidisciplinar Equipe de apoio Avaliação Comunicação SUPERAÇÃO DAS ETAPAS Mudança de atitudes Novas habilidades Impacto na instituição e na sociedade PRÁTICA TRANSFORMADA TRANSFORMADORA “CONCLUSÃO” DO PERCURSO

29 Processo de Ensino-Aprendizagem
Visão sistêmica Recursos humanos Recursos tecnológics Recursos financeiros Modelo Pedagógico EaD Subsistemas Visão multifacetada PDI Processo de Ensino-Aprendizagem Projeto pedagógico

30 Identificar e compreender os subsistemas
Tutoria Docência Material Didático Avaliação Formação Identificar e compreender os subsistemas EaD

31 Promover a Cultura Organizacional e o trabalho colaborativo
Lidar com os desafios de EaD/on-line Identificar as Competências necessárias Identificar os Subsistemas de apoio à aprendizagem Conhecer o modelo Pedagógico e de EaD

32 Habilidades/Competências Profissionais Desejadas
Habilidades cognitivas e analíticas; Habilidades comportamentais e de ação (capacidade de gerir grupos heterogêneos – relações humanas e “liderança”); Habilidade de manter o fluxo de comunicação e de informação; Domínio sobre o contexto de EaD e suas características.

33 Habilidades Técnicas Desejadas Ser usuário e habitante da Web;
Ter participado de curso on-line de EaD; Ter experiência prévia como mediador de grupo virtual; Ter equipamento técnico atualizado; Ter boa conexão com a Web; Domínio técnico – AVA.

34 Estratégias MONITORAMENTO AVALIAÇÃO AVA REUNIÕES PERIÓDICAS
QUESTIONÁRIOS (estudantes/tutores/docentes) SEMINÁRIO SEMESTRAL

35 4 DESAFIOS

36 4.1 – Motivar e envolver os intervenientes 4.2 – Processos de gestão
 trabalho colaborativo 4.3 – Processos comunicacionais 4.4 – Docência on-line – Uso dos recursos tecnológicos – interação e feedback – Monitoramento e avaliação 4.5 – Estimular a criatividade e a crítica 4.6 – Produção do material didático

37 a equipe/os intervenientes
4.1 MOTIVAR E ENVOLVER a equipe/os intervenientes Na Instituição, certo “ceticismo” em relação à EaD; Na equipe: - resistência ao uso das NTICs; - sobrecarga de trabalho; - tempo maior de trabalho didático na EaD; - pouco incentivo; - baixas expectativas. “Muitos acham que os estudantes de hoje são ruins, mas são as escolas que estão atrasadas para acompanhá-los” Paulo Blikstein: engenheiro/USP, professor Univ. Stanford, vencedor do EUA Early Career Award 2011 (Jovens cientistas)

38 DISCUTIR A PROPOSTA DO CURSO E O MODELO DE EAD;
DEFINIR FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DEFINIR O TEMPO PARA CADA TAREFA CONHECER OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ENVOLVIDOS CAPACITAR PARA O USO PEDAGÓGICO DO AMBIENTE VIRTUAL DO CURSO

39 4.2 – PROCESSOS DE GESTÃO TRABALHO COLABORATIVO Clima organizacional;
Entrosamento da equipe; Trabalho articulado; Trabalho por metas; Gestão do tempo SEGUIR DECISÕES TOMADAS NO COLETIVO

40 4.3 – PROCESSOS COMUNICACIONAIS
Partilhar a informação Reagir à informação Contribuir Interagir Seguir o fluxo.

41 4.4 - DOCÊNCIA ON-LINE Uso dos recursos tecnológicos
Aprendizagem colaborativa e cooperativa; Foco na autonomia. - INTERAÇÃO E FEEDBACK CONTÍNUO QUALIFICAR OS PROCESSOS DE ENSINAR

42 ESTUDANTES APRESENTAM UM BOM DESEMPENHO QUANDO PERCEBEM ELEVADA PRESENÇA DE ENSINO (ORIENTAÇÃO DIRETIVA E FACILITADA, PRÁTICAS EFICAZES DE DESIGN INSTRUCIONAL) HÁ CORRELAÇÃO ENTRE O ABANDONO DOS ESTUDANTES E A DEMORA NA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

43 4.5 – ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CRÍTICA!
Evitar a cópia de “modelos” de outras instituições! FAVORECER A IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS, DE PRÁTICAS INOVADORAS QUE INCREMENTEM A APRENDIZAGEM

44 4.6 – PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Planejamento Revisão científica Redação comunicacional Texto didático Produção compartilhada Cumprir prazos estabelecidos

45 GESTÃO COLEGIADA/COMPARTILHADA
Processos centrados no gestor ou na “equipe”? GESTÃO COLEGIADA/COMPARTILHADA Processo de acompanhamento/ avaliação e formação continuada (antes/durante/depois)

46 Enfim.... alguns PRINCÍPIOS
Elaborados por Artur W. Chickering e Zelda F. Gamson (1987) sob demanda do Board of The American Association for Higher Education (AAHE). (Citado por Sarah Guri-Rosenblit, 2009) Meta-análise de 50 anos de conhecimento e experiência acumulada nas universidades Servem de parâmetro para avaliação das universidades nos EUA e outros países

47 A – ESTIMULAR O CONTATO ESTUDANTE-CORPO DOCENTE B – ESTIMULAR A COOPERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES C – ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ATIVA D – OFERECER IMEDIATO FEEDBACK

48 E – ENFATIZAR O TEMPO PARA AS TAREFAS
F – COMUNICAR ALTAS EXPECTATIVAS G – RESPEITAR A DIVERSIDADE DE TALENTOS E AS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER

49 NÃO FAZ SENTIDO FALAR EM EDUCAÇÃO “a DISTÂNCIA” EDUCAÇÃO EXIGE PROXIMIDADE/PRESENÇA! O QUE FAZEMOS É EDUCAÇÃO! O QUE REALIZAMOS NA INSTITUIÇÃO É O PROCESSO DE ENSINAR, DE EDUCAR, DE DE FORMAR, DE QUALIFICAR E DE CAPACITAR... INDEPENDENTEMENTE DOS MEIOS TECNOLÓGICOS E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS.....

50 Obrigado !


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