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CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.

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1 CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE

2 No número anterior da Revista “ENRIQUECENDO” (2006), insistimos no fato de que o Professor da ES deve cumprir três grandes funções, deve ser um: (1) “Pastor”. (2) “Promotor”. (3) “Professor”. Nas atividades a serem realizadas semana após semana, em sua Classe, ele deve cumprir essas três funções.

3 O Professor é o “Pastor” da Classe dura 10 Min. aprox.
CONFRATERNIZAÇÃO O Professor é o “Pastor” da Classe dura 10 Min. aprox. Aqui é importante a ordem das atividades. Não é conveniente começar com a chamada dos alunos. É melhor começar de forma mais suave, por exemplo: Cumprimentar carinhosamente os alunos; dar atenção especial às visitas, perguntando de onde são, como chegaram, como se sentem, etc.

4 CONFRATERNIZAÇÃO Criar um clima de amizade fazendo perguntas tipo “quebra gelo”, para envolver a todos. Dar oportunidade aos que desejam partilhar. bênçãos, alegrias ou tristezas da semana. Fazer a Chamada e recolher as ofertas. Determinar quando, e quem visitará os ausentes. Convidar as visitas a participarem da Classe Bíblica, ou oferecer-lhes um Curso Bíblico. Fazer planos para visitá-las em seus lares. Planejar almoços com a Classe. Homenagear os aniversariantes.

5 O Professor é o “Promotor” – Testemunho dura aproximadamente 10 min.
PLANOS MISSIONÁRIOS O Professor é o “Promotor” – Testemunho dura aproximadamente 10 min. As Classes que não desenvolverem tal costume, tenderão a se tornar frias e egoístas. Preencher o Relatório Missionário contido no Cartão de Registro. Dar oportunidade aos membros de relatarem os testemunhos missionários da semana. Promover os planos missionários da Classe. Inspirar e treinar.

6 PLANOS MISSIONÁRIOS Distribuir materiais, tais como: Lição, estudos bíblicos, revistas e livros missionários. Incentivar os alunos a assistirem às reuniões dos Pequenos Grupos. Ter pedidos e orações intercessórias, especialmente pelos que estão estudando a Bíblia. Os dez minutos de testemunho ou missionários são feitos na Classe. Quando há um motivo especial, pode ser realizado em geral.

7 PLANOS MISSIONÁRIOS No primeiro Sábado, aproveitar parte do momento de testemunhos para promoção da Mordomia Cristã. Este momento sempre deve ser encerrado com uma oração especial que inclui: Pedir pelos “interessados”, pelos alunos ausentes, pelos planos missionários: da Classe, da igreja, da Missão ou Associação e pelo estudo da lição que virá em seguida.

8 O Professor é o “Professor” – dura aproximadamente 35 min.
ESTUDO DA BÍBLIA O Professor é o “Professor” – dura aproximadamente 35 min. Aqui o professor atua, propriamente dito, como “Professor”. Ele deve realizar pelo menos três coisas importantes em sua Classe: (1) Fazê-la Pensar. (2) Permitir sua Participação. (3) Ajudá-la a Praticar o aprendido.

9 ESTUDO DA BÍBLIA Motivar a Classe para o Estudo Diário da Lição. Não fazer um sermão do estudo da lição. Evitar a simples leitura e respostas às perguntas da lição. Criar um clima de diálogo onde professores e alunos participem. Usar recursos visuais para enriquecer a compreensão da lição. Ressaltar os principais objetivos.

10 ESTUDO DA BÍBLIA Mostrar como aplicá-los à vida diária dos alunos. Usar mais a Bíblia. Levar cada aluno a saber, sentir e responder para que o estudo se torne simples, prático e objetivo. Finalizar o estudo com um apelo. Este momento também pode ser concluído com uma oração, onde o que foi aprendido na lição deve ser ressaltado, agradecido, ou motivo de um pedido a Deus.


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