A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro.
Pré- Vestibular:Verbo Estudantil Feira de Santana-BA:29/10/09

2 Conceito: É a parte da química que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou a mudanças no estado físico de uma substância. A quantidade de calor liberada ou absorvida durante uma reação química é normalmente indicada em calorias.

3 Ainda costuma-se expressar a quantidade de calor em quilocalorias que é 1000 vezes maior que a caloria. 1 kcal= 103 cal A quantidade de calor também pode ser expressa em JOULE(J) ou QUILOJOULES(KJ): 1kJ=1000J e cal=4,18 J.

4 ENTALPIA – CALOR DE REAÇÃO
Variações de entalpia ou calor de reação(∆H) é a quantidade de calor liberada ou absorvida durante uma reação química à pressão constante, matematicamente definida como: ∆Hreação= H produto - Hreagente Essa variação fornece o calor absorvido ou desprendido em uma reação.

5 REAÇÕES ENDOTÉRMICAS E EXOTÉRMICAS
Os processos que absorvem energia são denominados ENDOTÉRMICOS e, os que liberam energia são denominados EXOTÉRMICOS. Assim, nas reações endotérmicas,como há absorção de calor, a entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes e consequentemente o ∆H será positivo.

6 Já nas reações exotérmicas há desprendimento de calor, logo a entalpia dos produtos é menor que a dos reagentes e o ∆H será negativo.

7 REAÇÕES ENDO REAÇÕES EXO ABSORVEM CALOR DO MEIO.
OS PRODUTOS TEM ENTALPIA MAIOR QUE OS REAGENTES. ∆H > 0 DESPRENDEM CALOR PARA O MEIO. OS PRODUTOS TEM ENTALPIA MENOR QUE OS REAGENTES. ∆H < 0

8 ENTALPIA PADRÃO/ FATORES QUE INFLUENCIAM O ∆H.
É praticamente impossível medir a entalpia absoluta de uma substância.Convencionou-se então que: Toda substância simples no estado padrão e na sua forma alotrópica mais estável(mais comum) tem entalpia (Hº) igual a zero. Além da pressão e temperatura, ainda influenciam o cálculo do ∆h de uma reação:

9 Estado FíSICO Uma mesma substância, em estados físicos diferentes, apresenta entalpias diferentes. SÓLIDO - LÍQUIDO - GASOSO Aumento da entalpia.

10 ESTADO ALOTRÓPICO Quando o elemento apresenta o fenômeno da alotropia, como regra geral o alótropo mais estável( mais comum) tem entalpia zero no estado padrão. Os outros alótropos terão padrão maior que zero. A grafite é mais estável que o diamante. O O2 é mais estável que o O3.

11 Tipos de Entalpia : CALOR OU ENTALPIA DE FORMAÇÃO (∆Hf ): é a quantidade de calor envolvida na reação de formação de um mol da substância a partir de substâncias simples, no estado padrão. H2(g) + S(s) + 2 O2(g) → H2SO4 ; ∆H= -811,3 KJ

12 CALOR OU ENTALPIA DE COMBUSTÃO: é a quantidade de calor desenvolvida na combustão completa de um mol de substância,estando todos os participantes no estado padrão. CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(l) ; ∆H=-889,5 KJ

13 Cálculos de ∆H ATRAVÉS DAS ENTALPIAS DE FORMAÇÃO ∆H = Hp - Hr
C6H6 +15/2 O2 →6 CO2 + 3 H2O 11,7 kcal/mol ,1kcal/mol -68,3kcal/mol

14 Lei de hess A lei de Hess é usada para calcular o ∆H de uma reação que se realiza em várias etapas. A variação de entalpia de uma transformação só depende dos estados inicial e final do sistema, seja a transformação realizada em uma única etapa ou em várias etapas sucessivas.

15 Determine o ∆H da reação:
∆H= ∆H1 + ∆H2 Determine o ∆H da reação: CS2 + 3 O2 → CO2 + 2SO2

16 Energia de ligação É a energia necessária para quebrar um mol de ligações,entre átomos , no estado gasoso, a 25ºC e 1 atm. Para que ocorra a quebra de ligações é necessária a absorção de energia, logo, o processo é endo. Quando ocorre a formação de ligações haverá liberação de energia, logo, o processo é exo.


Carregar ppt "TERMOQUÍMICA Profª: Patrícia Regina de S. Carneiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google